10 dicas para escrever o seu release

Saiba mais sobre uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas em assessoria de imprensa

Uma das principais ferramentas de divulgação na assessoria de imprensa, o release é peça  fundamental na estratégia de comunicação. É por meio dele que o jornalista recebe notícias, informações e dados sobre a sua empresa. Também chamado de Press release ou comunicado da imprensa, o material é feito e divulgado pela agência de assessoria de imprensa de determinada empresa, marca ou personalidade.

O maior objetivo de um release é apresentar à imprensa lançamentos,  novidades, eventos, produtos, serviços, entre outras informações, que ocorreram recentemente ou que vão ocorrer  no seu negócio, aumentando então a visibilidade da marca na mídia. Para que o material dê resultado é necessário pensar em um conteúdo de qualidade e que cumpra seu principal objetivo: levar informação a quem interessa.

Como fazer um release?

Como todo texto jornalístico, o release deve informar o leitor, portanto, é necessário que trate de conteúdos relevantes, principalmente para a mídia. Direto, claro e breve são as principais características desse estilo de material. Além disso, recomenda-se usar um título que indique ação, induza e instigue o jornalista a abrir o material que você deseja comunicar, assim como manter os cuidados básicos com gramática. Pense que, assim como o seu release, o jornalista também está recebendo outros, por isso, conteúdo de qualidade é fundamental.

Como já foi citado, o release é um material que será enviado à mídia e saber produzi-lo para quem vai receber é o primeiro passo. Por isso, confira algumas dicas abaixo e saiba o que não deve faltar no seu release:

  1.  Título que indique ação, seja chamativo e de preferência curto;
  2.  Linha fina, uma breve explicação resumida em até duas linhas do que se trata o texto a seguir;
  3.  Para facilitar sua construção de texto, responda as seguintes perguntas: O que, como, quando, onde, porque e quem. Com essas respostas você já terá uma boa linha de raciocínio pra escrever e informar ao jornalista. Isso é conhecido como “lide” e muito usual na assessoria de imprensa;
  4.  Evite frases e parágrafos muito compridos;
  5.  Evite adjetivos em excesso que exaltem só a qualidade da sua empresa, mas não exatamente o que ela está querendo informar;
  6.  Qual é a sua notícia? O que você quer informar? De que maneira? Pense em contar uma história que não dê oportunidade para interpretações ambíguas. Por isso, seja objetivo e claro nas informações;
  7.  Dê oportunidade de ser encontrado. Não esqueça de mencionar o site da sua marca, seu telefone de contato ou da sua assessoria de imprensa, além de e-mail e os principais canais de comunicação da sua empresa.
  8. Serviço. Se o seu material é sobre um evento, palestra, coletiva de imprensa ou feira, não esqueça de criar um box para serviço, onde você resumirá o que mais interessa: Nome do evento, local, data, horário, endereço e informações rápidas.
  9. Fotos, imagens e infográficos. Nada como disponibilizar para a imprensa um release completo. Uma foto do porta-voz da marca ou do produto só deixarão o material mais rico de informações para o jornalista. Caso haja um vídeo, você pode inserir o link no release também.
  10. Invista em formatos mais atrativos. Você pode usar só textos, mas também pode pensar em proporcionar uma experiência mais interessante ao jornalista. Aposte em galerias de imagens, convites para a imprensa conhecer as instalações da empresa, presskits, entre outros.

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