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Confira 5 estratégias para sua marca se relacionamento com a mídia

Planejar, pensar na estratégia e colocá-la em prática faz parte de qualquer projeto de assessoria de imprensa para moda e importante para qualquer empresa que busca posicionamento de marca. No entanto, quando o ramo de atuação é moda, o relacionamento com a mídia ganha ainda mais vantagens por ter um apelo mais visual em que a imagem do produto traduz a estratégia da marca.

Em um segmento em que o apelo visual e a imagem são importantes, como  moda, beleza e cosmético, é vital definir as estratégias de abordagem e relacionamento com a mídia. Por essa razão, torna-se cada vez mais comum a busca por profissionais de assessoria de imprensa especializados em moda, visto que o segmento demanda cuidados específicos que, quando bem executados, fazem a diferença na hora da estratégia da marca. Mas, qual o papel da assessoria de imprensa no mercado de moda, beleza e cosmético?

Função da assessoria de imprensa

A função de um assessor de imprensa é criar relacionamento entre marca e formadores de opinião e, esses hoje, podem ser jornalistas, blogueiros e influenciadores. Para direcionar melhor uma marca, a assessoria de imprensa deve fazer, inicialmente, uma leitura do ambiente externo, prevendo e solucionando crises, além de elaborar um plano de comunicação em que apresente como atender os objetivos da marca.

No mercado da moda são muitos os meios de alcançar o público, incluindo veículos como revistas, portais, programas de televisão e até mesmo blogs e influenciadores. Cada tipo de mídia exige uma abordagem diferente e é neste ponto que as estratégias entram em ação. Abaixo, confira algumas estratégias que a assessoria de imprensa para moda pode explorar:

Presskits

O presskit é uma maneira de apresentar os produtos para jornalistas e formadores de opinião. A assessoria de imprensa junto com a marca vai elaborar um kit contendo os produtos com descrições, fotos, brindes e informações noticiosas para que a imprensa tenha acesso e possa conhecer com todos os detalhes.

Essa estratégia pode ser feita para:

– Lançamentos de produtos

– Participações da marca em feiras e eventos

– Participações da marca em workshops, treinamentos e visitas;

– Durante alguma coletiva de imprensa, em que haverá uma grande número de jornalistas interessados em mais detalhes;

– Para proporcionar ao jornalista uma experiência positiva com a marca, uma vez que o produto pode ser enviado direto para a redação.

No mercado da moda, os presskits abrem possibilidades de chamar atenção da mídia visualmente – seja pela funcionalidade ou ainda pela qualidade da informação recebida e experiência que gera. Especialmente quando falamos de influenciadores, os presskits abrem as portas para que um produto seja testado e até mesmo indicado, comentado e apresentado – um dos modelos de divulgação espontânea que mais chama atenção do consumidor final. Saiba mais sobre como criar um presskit de qualidade: https://goo.gl/HpgI7y

Modelos de presskit para envio à imprensa
Modelos de presskit para envio à imprensa

Empréstimos de produtos

Indicado até mesmo para mercados que não são de moda, beleza ou cosmético, os empréstimos de produtos podem ter objetivos amplos, desde uma produção fotográfica, um teste para um review ou ser apoio para uma cobertura jornalística, como acontece em segmentos esportivos e de tecnologia. É vantajoso para o jornalista ou influenciador, visto que há oportunidade de conhecer e explorar o produto, testá-lo, fazer imagens e vídeos, tornando a experiência multimídia.

Para a marca, torna-se vantajoso, pois a qualidade do produto é comprovada por um veículo confiável e de credibilidade para o público. Confira alguns exemplos de experiências como essa entre empréstimo de produto e a mídia, e o resultado final publicado pelo jornalista:

Revista Boa Forma

Produção de Moda entre Agência Contatto e Revista Boa Forma
Produção de Moda entre Agência Contatto e Revista Boa Forma para editorial de relógios.

Revista GQ

Produção de moda entre Agência Contatto e Revista GQ
Produção de moda entre Agência Contatto e Revista GQ para editorial de câmeras de ação

Relacionamento com blogueiros

Os blogs, em especial, vêm aumentando em quantidade ao longo dos anos e hoje representam uma parte considerável das informações disponíveis na internet. Por esse motivo, as estratégias de comunicação e marketing também devem ser bem pensadas de acordo com o perfil de cada marca para que o relacionamento seja natural e benéfico. Saiba mais como sua marca pode se relacionar com blogueiros: https://goo.gl/11cUUW

Produção de Moda

A assessoria de imprensa para moda pode manter em sua agência um acervo com produtos das marcas para facilitar a produção de moda nas revistas, portais e TVs. Com o fechamento das edições, as produções de moda acontecem rapidamente e, manter um acervo na assessoria de imprensa, é uma boa estratégia para atender a mídia dentro do prazo que a pauta exige.

Revista Corpo a Corpo

Editorial de moda com Revista Corpo a Corpo
Editorial de moda com Revista Corpo a Corpo

Galeria de fotos

Muito além do texto, a assessoria de imprensa pode abusar das produções de galerias de fotos para apresentar novos produtos ou mesmo elaborar pautas mais criativas, como passo a passo, guias e “como fazer” para potencializar o que a marca oferece. Com ideias criativas, a assessoria de imprensa torna-se uma estratégia fundamental para mercados de moda, beleza e cosméticos.

Se você deseja mais informações sobre assessoria de imprensa para moda, entre em contato com a gente e vamos conversar!

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