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Como o marketing de conteúdo pode ajudar sua empresa?

03 novembro, 2016

Conteúdo relevante e estratégico engaja clientes e gera valor entre marcas e consumidores; Saiba como sua empresa pode se beneficiar

 

Sete em cada 10 empresas já investem em marketing de conteúdo como estratégia de comunicação para engajar clientes e gerar mais valor para suas marcas. Esse é um dado da pesquisa Content Trends – Tendência do Marketing de Conteúdo 2016, que só confirma o potencial do Content Marketing para as marcas. Ainda segundo a pesquisa, para 2017, mais de 65% das empresas continuarão investindo na estratégia no próximo ano.

 

O marketing de conteúdo é um conjunto de ações em que a produção de conteúdo relevante e valioso é uma importante etapa para construir relacionamento com clientes, ampliar o valor da marca, ganhar autoridade no segmento, além de engajar consumidores e formar opiniões por meio de uma percepção mais positiva sobre a empresa.

 

Para que o marketing de conteúdo seja eficaz, a estratégia deve ser bem planejada e elaborada, além de conter formatos que possam atrair o consumidores, como: artigos, e-books, vídeos, pesquisas, infográficos, ilustrações, etc. Quando o assunto é conteúdo, é importante que a marca tenha uma visão ampla sobre o tema, não ficando restrita apenas ao texto, mas sim na qualidade da comunicação e no relacionamento com o cliente.

 

Para que o conteúdo seja realmente relevante, mais do mesmo pode não funcionar. Por isso, qualidade e profissionalismo de quem está produzindo são regras a serem seguidas para que o resultado tenha eficácia. Profissionais capacitados devem estar a frente da estratégia, pois conteúdos que não agregam ou que sejam mal produzidos não atenderão ao objetivo.

 

Dessa forma, agências de conteúdo e marcas devem atentar-se que o marketing de conteúdo requer budget e seleção criteriosa do profissional que irá cuidar dessa área dentro da empresa para que esse não fique sobrecarregado ao gerenciar muitas produções e, consequentemente, descuidar do principal: qualidade de conteúdo.

 

Com agências de comunicação cada vez mais completas, que trazem soluções de conteúdo atreladas a estratégias de marketing digital, o Content Marketing ganhou forma e, as marcas que já perceberam seu valor, possuem vantagem competitiva de seus concorrentes. Abaixo, saiba quais são os primeiros passos para iniciar um marketing de conteúdo:

 

Audiência

 

Quem é o público-alvo da marca? Ter essa informação clara é fundamental para desenvolver o conteúdo, linguagem, frequência, além de saber como é o comportamento desse consumidor.

Planejamento

 

Quais serão os assuntos que a audiência da sua empresa deseja ler, assistir ou ouvir? Nesse momento, o ideal é planejar conteúdos e definir a frequência que serão publicados e divulgados. Embora seja extenso, o planejamento é importante para garantir a efetividade do que será produzido.

 

Produção

 

É hora de colocar a mão na massa. Pesquisar, estudar, entrevistar, buscar referências e formatos de conteúdos. Sabendo quem é o público-alvo da marca fica mais fácil para definir o formato de conteúdo que será produzido com mais frequência de publicações. Aqui podem ser trabalhados diversos formatos, como vídeos, imagens, artigos, e-books, infográficos, vídeo-aulas, etc.

 

Distribuição           

 

Depois que o conteúdo está pronto, é hora de partir para divulgá-lo. Onde está o público-alvo da marca? Redes sociais, newsletters, campanhas digitais, entre outros, são bons formatos que podem atingir um público considerável na internet, gerar diálogos com a marca e ajudar a promovê-la.

 

Investir em marketing de conteúdo é pensar na referência que a empresa deseja criar para seus consumidores, além de influenciá-los em decisões e auxiliá-los em dúvidas e apresentar soluções. Para 2017, conheça o que o marketing de conteúdo pode fazer pela sua marca:

 

– Ampliar a notoriedade

– Aumentar a audiência no site da sua empresa

– Promover consumidores mais engajados

– Gerar mais interação com a marca

– Trazer novas soluções para os clientes

– Melhorar o pós-venda da empresa

– Estar mais presente no dia a dia dos consumidores.

Para saber mais sobre estratégias de comunicação, acesse nosso blog e confira todos os artigos sobre marketing de conteúdo, assessoria de imprensa e redes sociais.

 

Se você precisa de mais informações sobre marketing de conteúdo, entre em contato com a gente!