Trouxemos 12 dicas de marketing digital para você aplicar na sua empresa, já que essa estratégia ganhou ainda mais evidência em 2020. A digitalização, as vendas online e a presença nas redes sociais aceleram essa necessidade cada vez mais.

 

Por isso, confira dicas de marketing digital para sua marca ganhar mais notoriedade no mercado, se aproximar do seu público ou gerar mais leads:

 

1) Defina sua persona

 

Quem é o seu cliente ideal? Quais hábitos ele tem? O que gosta? No que trabalha? Quais são seus hobbies?A definição da persona é diferente de saber sobre público-alvo.

Persona tem detalhes e é focada no comportamento do seu cliente, como o que pensa, estilo de vida, o que faz. Por isso, ter isso defino é essencial para produzir conteúdos eficazes.

 

 2) Tenha presença digital

 

Onde sua empresa quer estar? Site, blog, loja virtual? E como será feita essa divulgação? Redes sociais, Google Ads, e-mail marketing?

 

Defina onde será sua base e, então, quais serão os canais de distribuição dos seus conteúdos. Não esqueça que será fundamental ter consistência para construir sua presença digital.

 

3) Atualize seus canais

 

Site, blog, loja virtual e suas descrições: mantenha-os sempre atualizados. Como indicado no item 2, não basta apenas criar seus canais, mas mantê-los atualizados e ter consistência para que ele seja relevante é essencial.

 

Por isso, crie um calendário de conteúdo para atualização. Essa é uma das dicas de marketing digital que deve estar no seu planejamento.

 

4) Tenha um site responsivo

 

Na hora de pensar em um projeto para o site da sua marca, já o planeje sendo responsivo. Isso é, que seja amigável ao smartphone e funcione bem no mobile.

 

Para o Google, sites que foram projetados para funcionar bem no smartphone podem aparecer em melhores posições na hora que alguém faz uma busca. Sendo assim, a experiência do usuário vale muito nessas horas.

 

Faça com que o seu site se adapte a diversos tipos de telas e, com certeza, sua marca pode estar melhor posicionada no Google.

 

5) Produza conteúdo para seu blog

 

Se sua marca tem um blog, produzir conteúdo semanal é uma das dicas de marketing digital que você deve considerar fazer ou contar com ajuda de um redator.

 

Se entre os seus objetivos está melhorar seu posicionamento orgânico, a produção mínima de dois a três posts semanais pode ajudar. Isso, atrelado a palavras-chaves corretas, pode colaborar para o seu negócio aparecer nas primeiras posições do Google.

 

Claro que, para isso acontecer é necessário avaliar o seu segmento, frequência de conteúdo e configurações técnicas do seu site.

 

 

Como fazer marketing de conteúdo?

 

6) Faça SEO

 

Como mencionado acima, o SEO é uma estratégia que pode ajudar o Google a ranquear melhor o seu site na busca orgânica. Por isso, quando falamos de SEO falamos de ajustes técnicos no site e na produção de conteúdo otimizado.

 

No site é preciso checar se as configurações estão corretas, como URLs, tags, distribuição de links, otimização de imagens, etc. Já para os textos, é preciso definir os conteúdos “âncoras” e os que serão complementares para links internos.

 

Como começar no marketing digital? Ideal se você está iniciando nesta jornada

 

7) Esteja presente nas redes sociais

 

Se sua marca é B2C estar nas redes sociais é mais uma das dicas de marketing digital essenciais, pois se relacionar com seu cliente o ajudará a ganhar credibilidade.

 

Escolher as redes sociais que sua marca estará presente também é fundamental, uma vez que nem sempre é possível dar conta de produzir conteúdo de qualidade para todas elas.

 

Marcas B2B também podem estar nas redes sociais, principalmente se o tipo de negócio puder utilizar o Linkedin para se relacionar.

 

 

Por que fazer estar nas redes sociais é importante?

8) Google Ads

 

Se entre os seus objetivos está o de vender, campanhas de links patrocinados fazem parte de um plano de marketing e trazem resultados em curto prazo.

 

Para isso, você precisará de uma verba de campanha para realizá-la e assim criar o seu conjunto de anúncios. A vantagem de uma campanha de Google ADS é que ela atinge diretamente quem está procurando pelo o que o seu negócio vende, ou seja, a decisão de compra já está praticamente tomada.

 

9) E-mail marketing

 

Se você tem uma base de contatos ou um e-commerce, por exemplo, se relacionar com essa base é uma forma de tentar converter quem já acessou o seu site ou já é cliente da sua loja.

 

Um criativo bem feito, um título chamativo e uma campanha estruturada podem ajudar sua marca a reter clientes ou convencê-los a voltar para o seu site ou e-commerce.

 

Além disso, você também pode fazer uma newsletter selecionando os conteúdos ou promoções mais valiosas da sua marca.

 

10) Promova seus conteúdos

 

Depois que seu blog está atualizado e sua frequência de conteúdo está fluindo, é hora de pensar em promover seus conteúdos. Você pode fazer isso e patrocinar seus posts nas redes sociais.

 

Dentre as dicas de marketing digital essa também é uma das mais importantes, pois há diversas empresas criando conteúdo na internet. Por isso, ao promover um conteúdo você atingirá mais pessoas e aparecerá mais.

 

Lembre-se de segmentar seu público na hora de promover um conteúdo, afinal, entre as vantagens do marketing digital é a de conseguir falar justamente com quem sua marca deseja.

 

11) Entenda de Google Analytics

 

Site no ar, conteúdo feito, presença em redes sociais: está tudo pronto, mas você deve conhecer as métricas que o Google Analytics traz sobre o seu negócio.

 

Essa ferramenta é capaz de apontar como o consumidor se comporta no seu site, qual página é a mais acessada, qual a taxa de rejeição do site, sua velocidade, além de trazer dados de visitantes em tempo real, o que é mais buscado, por quais canais as pessoas acessam o seu site, etc.

 

Ao dominar essa ferramenta, você com certeza direcionará esforços para soluções de marketing digital que mais podem dar certo para sua marca.

 

12) Entenda de Google Search Console

 

Assim como o Google Analytics, o Search Console é tão importante quanto. A ferramenta te traz dados sobre a performance do seu site e aponta páginas com erros, qual posição está o seu site na busca orgânica, quais palavras-chaves ativam o seu site, páginas mais visitadas, etc.

 

É uma ferramenta essencial para quem trabalha com técnicas de SEO e as acompanham para checar sua eficácia.

 

Se você tem alguma dúvida sobre marketing digital ou quer saber mais sobre o assunto, entre em contato pelo formulário abaixo:

 

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