10 dicas para escrever o seu release
Saiba mais sobre uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas em assessoria de imprensa
Uma das principais ferramentas de divulgação na assessoria de imprensa, o release é peça fundamental na estratégia de comunicação. É por meio dele que o jornalista recebe notícias, informações e dados sobre a sua empresa. Também chamado de Press release ou comunicado da imprensa, o material é feito e divulgado pela agência de assessoria de imprensa de determinada empresa, marca ou personalidade.
O maior objetivo de um release é apresentar à imprensa lançamentos, novidades, eventos, produtos, serviços, entre outras informações, que ocorreram recentemente ou que vão ocorrer no seu negócio, aumentando então a visibilidade da marca na mídia. Para que o material dê resultado é necessário pensar em um conteúdo de qualidade e que cumpra seu principal objetivo: levar informação a quem interessa.
Como fazer um release?
Como todo texto jornalístico, o release deve informar o leitor, portanto, é necessário que trate de conteúdos relevantes, principalmente para a mídia. Direto, claro e breve são as principais características desse estilo de material. Além disso, recomenda-se usar um título que indique ação, induza e instigue o jornalista a abrir o material que você deseja comunicar, assim como manter os cuidados básicos com gramática. Pense que, assim como o seu release, o jornalista também está recebendo outros, por isso, conteúdo de qualidade é fundamental.
Como já foi citado, o release é um material que será enviado à mídia e saber produzi-lo para quem vai receber é o primeiro passo. Por isso, confira algumas dicas abaixo e saiba o que não deve faltar no seu release:
- Título que indique ação, seja chamativo e de preferência curto;
- Linha fina, uma breve explicação resumida em até duas linhas do que se trata o texto a seguir;
- Para facilitar sua construção de texto, responda as seguintes perguntas: O que, como, quando, onde, porque e quem. Com essas respostas você já terá uma boa linha de raciocínio pra escrever e informar ao jornalista. Isso é conhecido como “lide” e muito usual na assessoria de imprensa;
- Evite frases e parágrafos muito compridos;
- Evite adjetivos em excesso que exaltem só a qualidade da sua empresa, mas não exatamente o que ela está querendo informar;
- Qual é a sua notícia? O que você quer informar? De que maneira? Pense em contar uma história que não dê oportunidade para interpretações ambíguas. Por isso, seja objetivo e claro nas informações;
- Dê oportunidade de ser encontrado. Não esqueça de mencionar o site da sua marca, seu telefone de contato ou da sua assessoria de imprensa, além de e-mail e os principais canais de comunicação da sua empresa.
- Serviço. Se o seu material é sobre um evento, palestra, coletiva de imprensa ou feira, não esqueça de criar um box para serviço, onde você resumirá o que mais interessa: Nome do evento, local, data, horário, endereço e informações rápidas.
- Fotos, imagens e infográficos. Nada como disponibilizar para a imprensa um release completo. Uma foto do porta-voz da marca ou do produto só deixarão o material mais rico de informações para o jornalista. Caso haja um vídeo, você pode inserir o link no release também.
- Invista em formatos mais atrativos. Você pode usar só textos, mas também pode pensar em proporcionar uma experiência mais interessante ao jornalista. Aposte em galerias de imagens, convites para a imprensa conhecer as instalações da empresa, presskits, entre outros.
Quer saber mais sobre releases? Confira mais 7 dicas para divulgar seu release neste link.
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