Assessoria de imprensa na microempresa
Confira os benefícios e como adotar a estratégia na sua empresa
Os micro e pequenos negócios já respondem por 40% da massa salarial brasileira e empregam 52% da mão de obra formal no país, segundo a pesquisa feita pelo SEBRAE em 2014. Isso nos mostra que a cada dia mais as MPEs estão ganhando espaço representativo no mercado nacional.
Dessa forma, os pequenos negócios precisam pensar na gestão da sua imagem, assim como promovê-la e gerenciá-la para a mídia e seus públicos. É neste ponto que a assessoria de imprensa tem um papel decisório na vida das MPEs, sendo a responsável pela comunicação da marca entre a empresa, jornalistas, formadores de opinião, blogueiros e influenciadores.
É através do trabalho da assessoria de imprensa que a sua marca pode vir a público por meio da divulgação de materiais, como: releases, notas, matérias, entrevistas, produção de presskits, etc. Ao decidir por uma assessoria de imprensa para o seu negócio, você também terá um suporte de comunicação que vai lhe ajudar a diagnosticar o que é notícia e o que pode ser de interesse da mídia.
Abaixo, confira as principais perguntas e respostas sobre assessoria de imprensa na microempresa:
Quando devo contratar uma assessoria de imprensa?
Você pode contratar uma assessoria de imprensa quando seu negócio estiver estruturado, ou seja, quando os acessos às informações sobre sua empresa já estiverem formatadas. Site, blog, redes sociais, um local para receber a imprensa, showroom ou outro formato que a mídia possa conhecer com mais detalhes.
Além da estrutura base, você também precisa se sentir preparado para as demandas que possam surgir, que vão desde as solicitações da sua agência de assessoria de imprensa por materiais de apoio às solicitações da mídia. Por isso, ao contratar uma assessoria de imprensa é preciso estar disponível.
Sou muito pequeno, será que tenho potencial para contratar uma assessoria de imprensa
Não importa o seu tamanho, mas o impacto que seu negócio pode causar na vida das pessoas, assim como o diferencial que possui no mercado, as soluções que traz e as inovações que provoca. Isso independe de tamanho. Se sua empresa possui características inovadoras, sem dúvida tem potencial para a estratégia de assessoria de imprensa.
Como funciona o trabalho de assessoria de imprensa na microempresa
O trabalho da assessoria de imprensa na microempresa não é diferente do realizado em um negócio médio. O que difere um bom trabalho é disponibilidade de gerar informação e se o seu negócio tem essa disponibilidade, a comunicação com o mercado sem dúvida fluirá melhor.
Todo trabalho passa por etapas e o da assessoria de imprensa começa com o briefing e planejamento de ações, produção de conteúdo, mapeamento dos veículos de comunicação que podem ser de interesse para sua empresa, além da divulgação, contato com jornalistas, etc. É válido ressaltar ainda que um media training é essencial para apresentar as rotinas de trabalho da agência e preparar os porta-vozes da sua empresa para conversarem com a mídia.
Quais serão as vantagens competitivas que teria para o meu negócio?
A assessoria de imprensa traz inúmeras vantagens competitivas para o seu negócio, como por exemplo: mais credibilidade; gerenciamento de crise; potencialização de lançamentos dos produtos ou serviços; transformação das oportunidades esporádicas em resultados recorrentes na mídia; munição extra para a força de vendas; valor agregado a marca; redução dos custos de marketing.
Ter uma assessoria de imprensa será caro para o meu negócio?
Não, quando você considerar os resultados que uma assessoria de imprensa pode lhe proporcionar verá que reputação, credibilidade, referência, além da gestão de imagem são estratégias que também podem trazer retornos comerciais favoráveis para o seu negócio. Embora a assessoria de imprensa não seja a ferramenta ideal e direcionada para lhe proporcionar aumento de vendas, ela é capaz de, indiretamente, influenciar positivamente nessa questão.
Quer saber mais sobre assessoria de imprensa para micro e pequenas empresas? Conheça o e-book sobre como a assessoria de imprensa pode ajudar os pequenos negócios.