ASSESSORIA DE IMPRENSA NA CRISE
Quando uma empresa passa por um momento de crise sem nenhum tipo de preparo, ela pode colocar em risco sua imagem e seus resultados financeiros. Não saber lidar com conflitos pode reduzir vendas, afastar clientes ou intimidar investidores. É nesse momento que uma assessoria de imprensa na crise se faz necessário para ajudar sua empresa.
Para manter uma boa imagem e a credibilidade da empresa no mercado, é preciso estar bem preparado para gerenciar todos os tipos de conflito. Medidas tomadas no improviso, sem planejamento adequado, podem agravar as situações de crise, tornando seus efeitos irreversíveis – tanto para empresas quanto para a imagem de pessoas públicas.
Esses são apenas alguns dos motivos que justificam o investimento em uma assessoria de imprensa na crise ou mesmo uma assessoria que ofereça treinamentos para situações de emergência. Com uma equipe especializada, você ficará preparado para lidar com qualquer tipo de crise de imagem na empresa e ainda terá mecanismos para evitá-las. Além disso, uma assessoria de imprensa na crise vai traçar quais podem ser os riscos que sua marca pode vir a enfrentar um dia, por exemplo.
O gerenciamento de crise feito pela assessoria de imprensa atua em três frentes: prevenção, gerenciamento e análise. Desta forma, será menor a probabilidade da sua empresa enfrentar crises de imagem. Além disso, quando algum conflito surgir, os porta-vozes estarão preparados para resolvê-lo da melhor maneira possível.
Detalhamos para você como a assessoria de imprensa na crise atua em cada fase do gerenciamento de uma empresa. Assim, você poderá ter mais segurança de que o investimento trará resultados confiáveis.
Assessoria de imprensa: prevenindo uma crise de imagem
Consolidar a imagem de uma empresa na mídia e com o público é a melhor forma de evitar que possíveis conflitos abalem a credibilidade da companhia. Uma reputação sólida, construída por meio de decisões certeiras da equipe de comunicação, dificilmente é abalada por uma crise temporária.
Para que a sua empresa tenha uma marca forte, conhecida e respeitada, é preciso realizar um trabalho estratégico de comunicação, que envolve diversas etapas. Uma delas é manter um bom relacionamento com os veículos de comunicação.
A assessoria de imprensa na crise garante que o nome da empresa esteja presente em matérias de jornais, revistas, rádios e emissoras de televisão, aliados a assuntos relevantes, com informações de interesse público. É papel da equipe de comunicação criar pautas e sugerir assuntos sobre os quais os responsáveis pela empresa possam falar. Desta maneira, sua marca será lembrada com prestígio antes de qualquer tipo de informação negativa que possa ser divulgada.
É claro que, qualquer empresa está sujeita a passar por um momento de dificuldade, um abalo financeiro ou situações adversas do seu cotidiano. Mas, quando se tem uma imagem de credibilidade e uma reputação considerada pelos públicos, reverter uma situação de crise é mais fácil.
Outra estratégia adotada pela assessoria de imprensa na crise é o monitoramento da mídia. Esta medida é eficiente para saber que assuntos relevantes estão sendo discutidos na imprensa e quais deles têm ligação com a área de atuação de sua empresa. Assim, maiores são as chances da sua empresa ser uma fonte de informações para os jornais, por meio de sugestão de pautas.
Além de monitorar os assuntos mais comentados no momento, a assessoria de imprensa na crise também se utiliza do clipping (seleção de notícias) para verificar o que está sendo dito de negativo, positivo ou neutro sobre a área de atuação da empresa ou sobre a sua marca. Após análise, é possível dizer se alguma ação é necessária.
A ferramenta serve também para ver se foram realizadas menções positivas. É desta maneira que os resultados do trabalho da assessoria de imprensa na crise são mensurados e convertidos em um relatório para conhecimento da sua empresa.
Assessoria de imprensa: revertendo uma crise
Quando a imagem de uma empresa já é constantemente trabalhada pela equipe de comunicação e está consolidada, o processo de gerenciamento de crise mostra resultados mais eficientes. Desta forma, diversas estratégias já estarão traçadas e o que foi planejado será executado dentro de um prazo, evitando que o problema fique ainda maior.
Uma das maiores falhas cometidas por uma empresa em momento de crise é a demora ao se manifestar ou um manifesto feito de forma amadora. Quanto mais a empresa se omite, mais a versão dos fatos que a desfavorece ganha força e crédito. Por isso, uma assessoria de imprensa na crise é parte estratégica para uma marca.
Tão grave quanto se omitir, é enviar um porta-voz despreparado para falar com o público ou com a mídia. Qualquer frase que não for dita de forma precisa pode ser mal compreendida e intensificar a crise. Diante disso, a assessoria de imprensa na crise também será responsável por preparar porta-vozes ou identificar qual representante da sua empresa está mais preparado para falar publicamente em nome do negócio.
Dentre os maiores erros cometidos por porta-vozes no momento da entrevista, é possível citar o uso de termos técnicos, informações vagas e especulações. Se a fala do responsável pela empresa não for compreensiva e clara, esse poderá dar margem a interpretações desfavoráveis.
Por isso, é importante que profissionais da empresa se posicionem sobre o conflito com agilidade e precisão. Sendo assim, a assessoria de imprensa na crise oferece ao porta-voz um treinamento prévio, quando já se tem a comunicação como estratégia dentro da empresa, ou mesmo uma de emergência para lidar com o que está acontecendo do momento.
Para lidar com a mídia, a assessoria de imprensa na crise desenvolve ainda uma nota para os jornais, dependendo da gravidade do assunto, de modo a se manifestar oficialmente. De qualquer maneira, a transparência no fornecimento de informações é essencial para manter a confiabilidade perante a opinião pública.
Em geral, os momentos de crise requerem que a empresa ou personalidade pública admitam o erro e tragam ao discurso uma solução eficaz para o problema. No caso de um escândalo, é importante reforçar valores considerados éticos e morais e desculpar-se por falhas que foram cometidas e tornaram-se públicas.
O mais importante é ter uma equipe a postos para orientar os responsáveis sobre a melhor maneira de lidar com a crise. Apesar de haver erros mais comuns e estratégias mais eficazes, apenas profissionais de comunicação bem preparados podem definir qual a melhor tática de gerenciamento de crise de imagem para a sua empresa.
Na hora da crise, saber se relacionar com seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros é fundamental para a imagem da sua empresa, afinal, é preciso passar segurança das informações para quem vive a empresa, ou seja, os seus profissionais. Leia mais sobre como melhorar a comunicação interna do seu negócio: Clicando aqui
Assessoria de imprensa: análise após a crise
Dizer que é preciso aprender com os erros pode soar clichê, mas é fundamental na estratégia de comunicação de uma empresa. Após a crise de imagem ser administrada, é preciso avaliar toda a situação para destacar os acertos e repeti-los em outros casos, assim como para evitar cometer os mesmos equívocos. Além disso, analisar um momento de crise pode contribuir para evitar outro conflito semelhante envolvendo a sua marca.
Ao fim de um caso, a assessoria de imprensa na crise também continua monitorando os veículos de comunicação e o meio digital para checar o teor das menções do nome da empresa e assegurar-se de que nenhuma outra ação deve ser tomada a respeito do assunto que motivou a crise. Manter o monitoramento também contribui para que a sua empresa esteja sempre preparada para lidar com imprevistos, trabalhando a credibilidade e a força de uma imagem consolidada.
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