COMO A ASSESSORIA DE IMPRENSA IMPACTA A MÍDIA?
Sua empresa acabou de contratar uma assessoria de imprensa, mas você gostaria de saber com mais detalhes sobre como a assessoria de imprensa impacta a mídia e como cada veículo de comunicação funciona?
Emissoras de rádio e TV, blogs, sites, jornais e revistas têm uma dinâmica diferente de se trabalhar. Por isso, separamos as principais características de cada mídia e como a assessoria de imprensa consegue trabalhar em cada uma delas. Confira abaixo:
Sites
Em tempos de vida digital, ter uma matéria ou artigo publicado em um portal de notícia traz não só credibilidade para sua empresa, mas também ajuda no ranqueamento dos buscadores, pois muitas notícias podem vir acompanhadas de links para o site do seu negócio.
Para sua marca estar presente nos canais digitais, incluindo as redes sociais, a assessoria de imprensa deve produzir um release, artigo, galeria de imagens ou nota para a impressa online. Quanto mais qualidade seu material tiver, mais chances sua marca tem de ganhar repercussão nestes veículos. Por isso, tenha um conteúdo relevante, com boas imagens, legendas atrativas, etc.
A vantagem das mídias online também está na possiblidade de compartilhamento nas redes sociais, pois muitos veículos de imprensa possuem páginas de notícias no Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, entre outras redes. Desta forma, sua marca consegue atingir a notícia online e também as redes sociais.
Jornais
As mídias tradicionais estão sempre entre as preferências dos clientes de assessoria de imprensa. Como o mesmo nome diz – tradicionais – estar em um veículo de grande credibilidade pode representar muita notoriedade e reconhecimento público para uma marca.
Seja um jornal diário ou semanal, ter informações de interesse público, pesquisas e estudos bem embasados, além de um conteúdo realmente valioso são fundamentais para conquistar um espaço espontâneo em um jornal impresso. Com equipes de jornalistas cada vez mais enxutas, ter um conteúdo realmente importante pode ser mais assertivo na hora de abordar um jornalista de redação.
Revistas
Você já parou para observar a quantidade de revistas que há em uma banca de jornal? São muitas. E muitos também são seus segmentos. Por isso, ainda há um público fiel que consome revistas impressas, semanais ou mensais, atrás de um conteúdo mais abrangente e explicativo.
No entanto, conhecer a dinâmica de fechamento de matérias de uma revista é fundamental para não perder o prazo de envio das informações. Muitas vezes, a revista já está trabalhando sua edição para sair daqui 2 ou 3 meses, por isso, saber datas de fechamento e os tipos de pautas que estão em busca são dicas preciosas.
E não se esqueça, além das revistas que podem ser facilmente encontradas em banca, muitos outros títulos customizados devem ser considerados na hora de elaborar sua divulgação, pois entidades, associações e conselhos de classe possuem suas revistas segmentadas. Além disso, fotos em alta resolução são quase sempre solicitadas para complementar a matéria.
Blogs
Influenciadores digitais podem ser muito bem-vindos na hora de selecionar quem receberá a divulgação da sua empresa. Quando um blogueiro é especialista em um assunto, ele pode também ser um embaixador da sua marca. E por que não tentar? Fazer contato com o blogueiro, apresentar os diferenciais da sua marca ou mesmo enviar o seu produto pode ser o primeiro passo para investir no relacionamento com ele.
Saiba aqui como se relacionar com blogueiros
TV
Sonho de consumo de muito cliente de assessoria de imprensa, as emissoras de TV concentram uma grande quantidade de programas, mas a entrada neles exige muito trabalho. Isso acontece devido ao formato do programa, que precisa trazer informação, serviço e andar junto com o que seu público quer ver.
Além disso, sempre que pensar em TV pense na imagem que deve acompanhá-la, afinal, a TV funciona por meio da exibição de cenas e tê-las para ilustrar a matéria é obrigatório. Quando falamos de imagens, falamos de um cenário, um porta-voz, um personagem, além de situações que podem ser criadas, como uma receita que precisa ser feita na hora ou um passo a passo para demonstrar ao vivo.
O que muda na pauta de uma TV é que o produtor é quem será o seu ponto de contato. Embora tenha repórteres e pauteiros, a produção do programa é quem pensa na estrutura da matéria e o que ela precisará para ir ao ar. Lembre-se ainda que uma matéria de TV pode ser gravada em estúdio ou ser externa.
Rádio
Informações claras, precisas e objetivas. Na rádio, quando a participação é ao vivo, não há chances de uma segunda vez. Por isso, o entrevistado deve ser brifado pela assessoria de imprensa para facilitar sua desenvoltura na hora da entrevista.
Com programas diários e semanais, a dinâmica das rádios é rápida e as entrevistas podem ser gravadas por telefone, serem ao vivo por telefone ou presencial em estúdio. Sem muita formalidade, as entrevistas são mais leves e dinâmicas e tendem a abranger um público grande.
Se você quer ainda mais chances de emplacar uma pauta na rádio, você também pode gravar um podcast para enviar as emissoras e ter a chance de o material ser editado para entrar no ar.
Essas são as principais mídias que a assessoria de imprensa trabalha na hora de divulgar seu negócio e cada uma delas tem uma dinâmica na hora da comunicação. Por isso, abordagem adequada e conteúdo de qualidade são sempre boas estratégias para impactar cada uma delas.
Você gostaria de conferir mais detalhes e resultados de assessoria de imprensa em cada uma das mídias que citamos acima? Então, entre em contato com a gente!