PASSO A PASSO DA ASSESSORIA DE IMPRENSA
Você já ouviu falar sobre passo a passo da assessoria de imprensa, mas ainda tem dúvidas de como ela pode lhe ajudar na prática? Então, você veio ao conteúdo certo.
Queremos lhe explicar tudo sobre o que é uma assessoria de imprensa. Por que ela é tão importante para a sua marca e como pode ajudar seu negócio. E, principalmente, quais são as etapas deste trabalho tão fundamental para que a estratégia de seu negócio dê certo!
Acompanhe com a gente!
Afinal, o que é assessoria de imprensa?
Engana-se quem acha que a assessoria de imprensa irá fazer o seu negócio vender mais. De forma paralela até pode ser que isso ocorra, no entanto, a missão de uma assessoria de imprensa é criar relacionamento entre a sua marca e o seu público, além de divulgá-lo na mídia, trazer reputação, credibilidade, visibilidade e notoriedade no mercado.
Claro, que, a consequência de aumento de vendas pode acontecer, mas lembre-se que o trabalho da assessoria de imprensa é para promover seu negócio na mídia espontânea e torná-lo referência, gerando reputação positiva.
Então, para que a sua estratégia dê certo, nós precisamos saber quem é o público-alvo que sua marca deseja conversar, além dos seus objetivos. Dessa forma, será possível executar uma boa estratégia de assessoria de imprensa.
Antes de iniciar essa estratégia de assessoria de imprensa é preciso sempre se perguntar:
- Quem é meu público alvo?
- Quais são os interesses dele?
- Como a minha marca pode transmitir valor à essas pessoas?
Tendo essas perguntas respondidas assertivamente, podemos seguir em um planejamento adequado.
Passo a passo da assessoria de impressa
Ao iniciar um trabalho de assessoria de imprensa, alguns passos são fundamentais para que o objetivo seja atingido.
Para que você entenda melhor como funciona esse processo, criamos o passo-à-passo abaixo. Veja:
- Tudo começa na identificação da mensagem que a marca quer transmitir ao seu público. Chamamos isso de key messages. Esta mensagem precisa transmitir a identidade e um objetivo claro de comunicação;
- O segundo passo é identificar quem é o melhor porta voz para transmitir essa mensagem. Quem passará o conteúdo (no caso de ser uma pessoa), precisa ser identificada como um espelho, uma figura que o público admire ou possa vir a admirar.
- Aqui, cabe a identificação do melhor veículo de comunicação, analisando os canais onde há maior índice de identificação de seu público. Se você conseguir identificar o público ideal e os veículos certos, as chances de conquistar o objetivo almejado são mais altas.
- O quarto passo baseia-se na definição de como a informação será dada. É preciso identificar a forma mais estratégica de abordar, os melhores gatilhos e, até mesmo, o tipo de linguagem utilizada;
- O quinto passo é um dos mais desafiadores: Identificar as melhores abordagens de pautas. O que é interessante ao seu público que, ao mesmo tempo, irá gerar valor para a sua marca? E mais, precisa ser também interessante para os veículos de comunicação dos quais você tem interesse em publicar;
- E por fim, com tudo definido, é hora de colocar a estratégia para funcionar, sempre atento às reações que o público irá ter, quais serão os retornos e a imagem que passará.
É importante ressaltar que a assessoria de imprensa precisar estar presente em todas as etapas do processo, apresentando aos clientes soluções rápidas para qualquer desafio que possa ocorrer pelo caminho.
Essa é nossa missão: garantir que sua marca sempre esteja engajada entre seu público e tenha reconhecimento, sendo vista como algo de “valor”.
Quer saber mais sobre assessoria de imprensa? Nosso blog traz informações semanais sobre o assunto. Acompanhe!
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