Métricas do Instagram: o que você deve avaliar
Avaliar as métricas do Instagram deve ser parte da sua rotina como social media ou profissional de marketing. Afinal, os dados que essas métricas apontam são essenciais para te ajudar a entender melhor o comportamento da sua audiência.
Informações como, melhores dias e horários para postagens, perfil do seu público, idade, gênero, posts mais relevantes e hashtags que mais convertem são valiosos para você planejar conteúdos que darão resultados expressivos.
Separamos algumas dicas sobre métricas do Instagram e você confere abaixo o que é importante prestar atenção:
O que são métricas do Instagram e relatórios?
Válido apenas para contas comerciais (business), os relatórios do Instagram estão disponíveis diariamente para que você consiga visualizar o sucesso das suas postagens e entender melhor como cada conteúdo ali postado está sendo “recebido” pelo seu público.
Para acessar, basta clicar em “informações” no seu perfil e acessar os dados que estarão disponíveis. Esses dados são muito úteis para te ajudar a produzir conteúdo mais interessante para seu público.
Principais métricas apresentadas
O Instagram traz mais de 15 métricas para você avaliar. Por isso, o ideal é que você saiba qual é seu objetivo na rede social, seja ele de autoridade, vendas, aumentar o conhecimento do público sobre sua marca, gerar tráfego para seu site ou blog, assim como gerar leads.
Com isso definido, ficará mais fácil para você interpretar as métricas do Instagram. Abaixo, confira mais detalhes das três principais métricas que a rede apresenta:
Atividade
Neste campo você encontrará dados sobre número de contas alcançadas nos últimos 7 dias (número total de vezes que qualquer uma das suas publicações foi vista), impressões dos seus posts (número total de vezes que sua publicação foi vista), assim como dados de interações (visitas ao perfil, cliques no site ou cliques em como chegar).
No gráfico de interações você conseguirá ver quais dicas da semana obteve mais resultados, ou seja, qual dia está convertendo mais público para suas postagens.
Essa é a principal métrica do Instagram se você está na rede gerar tráfego para seu site. Caso você acredite que precise melhorar neste quesito, é possível tomar algumas medidas, como:
– Melhorar sua biografia e explicar mais sobre o que sua empresa faz
– Call to Action podem ser mais usadas, podendo explorar melhor o story
– Utilizar melhor os recursos disponíveis na bio, como e-mail, telefone, endereço da empresa.
Conteúdo
Neste campo, você entenderá mais sobre o número total de publicações criadas durante os últimos 7 dias, assim como de stories e promoções também. Ao clicar em “ver tudo”, você terá acesso as publicações que tiverem mais alcance. Essas apresentarão um número em cima delas e isso se refere ao número de alcance atingido.
Você também consegue visualizar e filtrar dados, como: cliques no site, começaram a seguir a partir de qual publicação, comentários, compartilhamentos, envolvimento, visitas ao perfil, etc. Essa métrica traz informações de até 2 anos atrás.
Se na sua avaliação essa métrica precisa ser melhorada, talvez você possa investir em:
– Checar se sua persona está definida corretamente ou se é necessário revisar
– Rever seu conteúdo e pensar se ele está entregando valor. Conteúdos compartilháveis são boas sugestões para estimular a interação da sua audiência
– Observe os horários e verifique se não é necessário alterar isso por um tempo e explorar novos horários para testar o engajamento da sua audiência.
Público
Nesta aba, você terá informações sobre número de seguidores, passando pela quantidade que começou a te seguir e os que deixaram de seguir, obtendo dados sobre o crescimento do seu Instagram, além de saber mais sobre a localização da sua audiência, faixa etária, gênero, dias e horários que suas publicações mais convertem.
Nesta avaliação, você pode cruzar se a sua persona condiz com o que o Instagram está apresentando. Também é uma maneira de conhecer mais seu público para fazer uma campanha patrocinada.
Métricas para lives
Entre as métricas do Instagram estão os dados das lives realizadas. Essas métricas são simples e se dividem da seguinte forma:
Pessoas assistindo: é o número de pessoas que está acompanhando sua live em tempo real.
Pessoas que assistiram: é o número total de pessoas que acompanharam sua live durante um momento, mas não necessariamente a viram do começo ao fim.
Aqui tem mais sobre estratégias de lives para sua marca
Métricas para IGTV
O IGTV é a ferramenta de transmissão de vídeos do Instagram e suas métricas podem ser úteis para lhe dizer se sua audiência usa o IGTV e se vale a pena você continuar investindo nessa estratégia.
Basicamente você deve avaliar dados, como: visualizações, comentários, curtidas e retenção da sua audiência.
E se você tem dúvidas sobre métricas do Instagram, entre em contato pelo formulário abaixo: