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17 agosto, 2022

Assessoria de imprensa: Um guia para sua marca ser relevante

17 agosto, 2022

Assessoria de imprensa é importante para qualquer empresa que deseja ser reconhecida e ter autoridade no mercado de atuação. Neste artigo, veja a seguir o que é, como funciona, quais são os benefícios e como a assessoria pode ajudar na reputação da sua marca.

 

Atualmente, se manter bem posicionado no mercado e cultivar uma boa imagem é algo essencial para qualquer empresa  que deseja ser bem vista. É importante ressaltar ainda que o mercado está cada vez mais competitivo e exige estratégias de posicionamento constantes. 

 

Desse modo, possuir uma estratégia de comunicação e ter recorrência na mídia é estar alguns passos à frente da concorrência. Mas, nem sempre as empresas sabem como se posicionar sozinhas, no tempo adequado e utilizando os canais mais recomendados, ou seja, é importante contar com o know how de uma equipe. 

 

Leia mais: Assessoria de imprensa cultural: Entenda como funciona

 

Para te ajudar nessa jornada, entenda como funciona a assessoria de imprensa, quais benefícios ela pode oferecer à sua marca e como é a dinâmica da assessoria no atendimento de uma empresa no dia a dia. 

 

Leia a seguir:

 

 

O que é assessoria de imprensa?

Assessoria de imprensa tem como principal objetivo estabelecer um diálogo entre as empresas e a mídia, ou seja, jornalistas e formadores de opinião. Por meio de conteúdo de valor e de interesse público, a marca se torna uma fonte propagadora de valor e, consequentemente, autoridade perante a imprensa, conquistando mídia espontânea. 

 

Existem diversos cases de empresas que, após a utilização de assessoria de imprensa, passaram a ter uma boa imagem no mercado e a conquistar novos clientes, além de oportunidades de negócios. Afinal, essa estratégia traz visibilidade e credibilidade que, juntas, proporcionam resultados em canais que atingem públicos segmentados e de massa.  

Quais são os benefícios da assessoria de imprensa?

 

Ao falar em assessoria de imprensa é importante ressaltar que essa solução pode oferecer diversos benefícios para uma empresa. Veja a seguir as principais vantagens que esse trabalho pode oferecer para a comunicação e imagem de uma marca:

 

1- As empresas conquistam mais presença na mídia

 

Sabemos que estar presente na mídia é algo importante, mas difícil de ser conquistado sem ajuda profissional. Por isso, contar com uma equipe responsável pela imagem da sua empresa, é sinônimo de transferir a autoridade que seu negócio tem para conhecimento do público. Quantas coisas boas seu negócio já fez que ninguém soube? 

 

Ter um bom relacionamento com a mídia oferece diversas vantagens para o seu negócio como, por exemplo, mais confiança entre marca e cliente, visibilidade, referência e credibilidade no que faz, além de no médio/longo prazo te posicionar como líder de mercado.

 

E como toda empresa líder de mercado, a assessoria de imprensa pode colaborar para as vendas indiretas da sua empresa. Afinal, quanto mais lembrada sua marca estiver na vida do consumidor, mais chances de influenciar na jornada de compra do cliente ela terá.

 

Outro ponto que vale destacar é que, a assessoria de imprensa também pode ser uma aliada no posicionamento orgânico do Google. Quanto mais matérias publicadas no digital e, claro, de qualidade, melhor posicionada nos buscadores sua empresa estará.  

 

Como consequência, sua marca também pode despertar o desejo de investidores, parceiros e fornecedores. 

 

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2- Gestão de crise

 

Quem está livre de uma crise? No mundo dos negócios já sabemos que uma crise de imagem pode acontecer a qualquer momento e prevê-la também é função da assessoria de imprensa. 

 

No entanto, é muito comum encontrar empresas que não possuem esse conhecimento e em momentos de crise estão desnorteados, sem saber como agir e o que dizer aos seus clientes e parceiros. 

 

Desse modo, a assessoria pode mapear possíveis cenários de crise para ter um plano do que deve ser feito em determinadas situações, quem deve se posicionar e de que modo e, principalmente, criar roteiros para orientar executivos da melhor maneira. 

 

Em cenários pouco favoráveis para as empresas, é essencial ter apoio para agir de modo responsável. A reputação construída durante anos pode se “quebrar”, caso a marca se posicione de forma equivocada.

Guia agência de assessoria de imprensa

3- Ter uma boa reputação

 

A partir do momento em que uma empresa está exposta ao mercado, cuidar da sua imagem passa a ser uma missão diária. Por isso, entre as atividades de uma assessoria de imprensa está não só manter uma boa reputação, mas cuidar da imagem de empresas para que elas conquistem cada vez mais espaço e lembrança na mente dos consumidores.

 

Sendo assim, para quem busca ter autoridade no seu nicho, criar estratégias proativas de posicionamento e utilizar do storytelling para comunicá-las ao mercado, torna- se parte da comunicação que, promoverá sua marca à imprensa. 

 

Assim, a assessoria de imprensa corrobora na escolha da melhor narrativa que seu negócio precisa para estar bem posicionado na imprensa.

4- Autoridade e credibilidade

 

Você já pesquisou algum produto ou serviço e não encontrou informações na internet? Se sim, talvez você tenha sentido insegurança em adquirir a marca. Por isso, quando o nome de uma marca está em evidência, abordando assuntos que são do seu domínio e experiência, a percepção de confiança diante do seu negócio também aumenta. 

 

Desse modo, os clientes passam a ver a sua empresa com mais credibilidade, visibilidade e, consequentemente, benefícios, como a conquista de novos clientes, mais competitividade no segmento e notoriedade. 

 

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Por que contratar assessoria de imprensa?

 

Depois das explicações acima, por que contratar assessoria de imprensa pode mudar o rumo do seu negócio? Essa é uma dúvida muito comum entre pessoas e empresas. 

 

Um planejamento de assessoria de imprensa, principalmente no longo prazo, que pode durar até um ano ou mesmo ser recorrente, fazendo parte das rotinas de marketing do seu negócio, vai potencializar todas as outras “forças” de comunicação que sua empresa já faz.

 

É por meio da assessoria que as marcas conseguem alcançar um nível elevado de visibilidade e autoridade, inserindo seu negócio em veículos de comunicação de relevância, ou seja, aqueles que têm informação confiável. Dessa maneira, sua empresa se torna reconhecida e sua marca mais competitiva.

 

Leia a seguir: quando contratar uma assessoria de imprensa?

Qual a rotina de um assessor de imprensa?

 

A rotina de um assessor de imprensa passa por diversas etapas, que vão desde briefing e reunião de planejamento, às pautas, redação de conteúdo, reuniões com seu cliente, além de ser ele o responsável por executar as ações práticas da assessoria de imprensa: relacionamento com o jornalista, follow-up, acompanhamento de entrevistas, clipping de notícias e resultados. 

 

Em resumo, o assessor de imprensa é o profissional responsável por fazer a ponte entre as marcas com os veículos de comunicação, assim como identificar assuntos em potencial que podem ser utilizados de “gancho” para aproveitar pautas do momento e posicionar o seu assessorado na mídia. 

 

Desse modo, é importante que esse trabalho seja realizado com muita atenção, “time correto” e estratégias. Afinal, é por meio da assessoria de imprensa que se torna possível aparecer ou não de forma espontânea nos canais de comunicação.

 

Então, veja a seguir as principais atividades da rotina desse profissional:

 

Planejamento e criação de estratégias para tomada de decisão

 

Um dos primeiros trabalhos e o mais importante no instante em que se conquista um cliente, é realizar o planejamento e criar estratégias. Ou seja, fazer o mapeamento de todas as ações que podem ser importantes para a imagem daquela empresa. 

 

Nesse momento também é importante que o profissional saiba as necessidades e os principais interesses da empresa assessorada.  Além disso, é necessário definir quais são os principais caminhos para chegar ao objetivo e as ações que o cliente busca.

 

Dessa forma, entender qual é o planejamento da empresa como um todo e quais são as estratégias de marketing utilizadas pela empresa, também colaboram para que a assessoria de imprensa consiga escalar pautas que sejam do interesse do negócio. 

 

Guia Assessorias de imprensa

 

Atendimento personalizado para as empresas

 

Quanto mais customizado for o atendimento da assessoria de imprensa, melhores serão os resultados do cliente na mídia. Por isso, cada empresa precisa ter sua própria estratégia de relacionamento, que vai de encontro com seus objetivos como marca, assim como uma frequência de criação de conteúdo que atenderá ao negócio. 

 

Afinal, cada setor e empresa tem uma estratégia diferente e um tempo destinado para atingir os seus objetivos. 

 

Por isso, a agência deve ter contato direto com a empresa, entender como funciona o seu universo, qual é a sua cultura, para entregar conteúdos e estratégias que estejam de acordo com o desejo da marca

 

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Ter um bom relacionamento com a imprensa

 

Ter uma base de contatos na mídia é importante, mas ter um ótimo relacionamento é mais fundamental ainda para desempenhar um trabalho de excelência.

 

Na sua rotina, o assessor de imprensa identifica jornalistas que podem se interessar pelo assunto da marca, com a finalidade de apresentar pautas que façam sentido para o veículo. 

 

Por isso, estar atento ao veículo, às suas linhas editoriais, às pautas que publica também é um completo importante para otimizar sua rotina de trabalho. Esses profissionais devem estar atualizados sobre novos canais de comunicação, não se limitando apenas à imprensa tradicional, mas trazendo às novas mídias para o seu planejamento. 

 

Criação de releases e pautas

 

A produção de releases, artigos e pautas faz parte do processo criativo da assessoria de imprensa. Essa é a base essencial dos profissionais que trabalham na área. É por meio desses conteúdos que os assessores apresentam um tema que pode virar notícia na imprensa ou ainda compor uma reportagem mais elaborada, seja na mídia digital, impressa, no rádio ou na TV. 

 

Então, produzir conteúdo de qualidade, embasado e que gere valor para a imprensa é uma das maneiras de fazer uma empresa se destacar na mídia de forma espontânea. 

 

Vale ressaltar que disparar conteúdo de baixa qualidade não é o que fará uma empresa ser autoridade ou ganhar visibilidade. É preciso ter algo para entregar e que faça a diferença para o jornalista. 

Assessoria de imprensa e digital PR

 

Quando falamos em assessoria de imprensa é muito comum imaginar que se busque apenas inserir clientes nos veículos de comunicação mais tradicionais. Não há nada de errado com isso, porém, trouxemos aqui novas possibilidades para marcas que desejam ganhar espaço nos novos canais digitais.   

 

Em um mundo de redes sociais, onde somos editores de nós mesmos, há diversas possibilidades além dos jornais e revistas, como canais de podcasts, canais de Youtube, participações em lives, etc.  Olhar para esses canais e entender se o seu público consome conteúdo por lá vai determinar explorar ou não pautas que reflitam positivamente na sua marca. Dependendo do foco do seu negócio, essa percepção se torna ainda mais relevante, pois pode te trazer mais visibilidade do que em meios offline.

 

Pensando nisso, quando falamos em digital PR, estamos falando de uma assessoria que também trabalha com uma comunicação mais abrangente e focada nos canais que vão trazer resultados. Isso pode se estender para soluções de gestão de mídias sociais, criação de conteúdo, marketing de influência e marketing digital. 

 

Dessa maneira, um assessor de imprensa que trabalha em uma agência com o processo de digital PR já estabelecido, pode ajudar em estratégias de comunicação 360. 

 

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Serviços de assessoria de imprensa, como funcionam?

A assessoria de imprensa é um trabalho realizado por um profissional da área de Jornalismo ou Relações Públicas, que atua na construção de pautas, no relacionamento com meios de comunicação e possui uma boa relação com o mercado. 

Guia assessoria de imprensa nacional

Esse processo pode funcionar de duas maneiras: 

 

  • De forma pontual, ou seja, um job que tenha começo, meio e fim, que pode ser mais indicado para feiras, eventos, congressos, lançamentos de livros e produtos, etc. 
  • Por meio de um contrato de médio e longo prazo, com duração de 1 ano ou mais, estabelecendo uma recorrência na mídia. 

 

Em ambos os casos, o assessor de imprensa passa a elaborar estratégias para divulgar seu cliente mas, o que muda, é que no longo prazo há mais oportunidades de criar relacionamento com a imprensa e estabelecer um canal de comunicação de qualidade com o jornalista. 

 

Se sua empresa busca ser referência no que faz, a assessoria de imprensa deve ser uma estratégia de longo prazo, assim há tempo para construção de uma imagem positiva. 

 

Perguntas frequentes

Assessoria de imprensa ajuda no processo de vendas?

Depende. Quando temos uma boa estratégia de comunicação que nos traz visibilidade, essa comunicação gera exposição e lembrança na mente do consumidor. Por isso, falamos que a assessoria de imprensa ajuda nas vendas de maneira indireta, pois quanto mais uma marca é vista, mais ela é lembrada. 

 

Vou pagar pela matéria publicada na imprensa?

 

Não. A empresa remunera a assessoria de imprensa para que ela “cave” pautas na mídia e gere oportunidades de entrevistas e posicionamentos orgânicos. É por isso que a remuneração é feita à agência de assessoria de imprensa, pois o trabalho dela será focado em gerar espaços editoriais para os seus clientes, que entram como fontes de consulta para compor reportagens, matérias, etc. 

 

Leia mais sobre mídia espontânea e como conquistar menções na imprensa

O que são pautas quentes?

Pautas quentes são temas que não podem esperar para serem noticiados, ou seja, são as notícias hardnews e mais importantes do dia. Como exemplo prático, um acidente aéreo, o falecimento de uma grande autoridade, um desastre natural, como terremotos, furacões, etc. 

 

Pautas quentes são ligadas a eventos que estão acontecendo e têm repercussão nacional, logo, não podem deixar para serem contados depois. O público precisa saber no exato momento em que acontecem. 

 

O assessor de imprensa continua sendo essencial na era digital?

Sim, os profissionais de assessoria de imprensa são um dos grandes responsáveis pela construção de branding, ou seja, é por meio deles que a estratégia do PR, cuja função é despertar o desejo por determinado produto, serviço ou ocasião, acontece. 

 

Portanto, quando alguém lhe disser que não é essencial, saiba que sim, o assessor de imprensa é um dos profissionais fundamentais na comunicação. 

 

O que o jornalista vai me perguntar durante a entrevista?

Essa é uma dúvida muito comum entre as empresas que foram convidadas para dar uma entrevista. Mas saiba que o assessor é um intermediador importante nesse momento, pois prepara uma pauta e auxilia no seu posicionamento. 

 

Aquilo que deve ser falado na entrevista, por exemplo, faz parte das orientações do assessor de imprensa. O importante é que você domine o assunto de fato, pois o jornalista pode acrescentar perguntas, curiosidades ou necessitar de mais detalhes de algum ponto específico no momento da entrevista. 

 

Então, saber o assunto e dominar o que você deve falar é importante para não cometer alguma gafe ou mesmo esquecer de falar algo relevante na hora. 

 

Como contratar assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa é importante para qualquer empresa, como visto anteriormente. Agora, é hora de analisar referências no ramo para fazer a melhor escolha entre as suas opções. 

 

Pensando nisso, é importante que você faça uma pesquisa profunda sobre as agências nessa área e consulte os cases, resultados atingidos e, principalmente, se estavam coerentes aos objetivos da marca. Além disso, observe seu tempo de mercado, experiência com empresas B2B e B2C, e quais marcas já passaram na agência.

 

Outro ponto importante, é entender como será composta a equipe de atendimento da sua empresa. Você terá um profissional de atendimento dedicado? Qual nível de conhecimento esse assessor de imprensa terá? Quanto tempo será dedicado a sua marca? Estas avaliações o ajudarão a entender mais sobre a estrutura da agência, assim como sua capacidade de entrega de resultados. 

 

Desta forma, você fará a escolha certa que sua  empresa  precisa para crescer no mercado. 

 

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