Skip to main content
19 outubro, 2022

Redes sociais para restaurantes

19 outubro, 2022

Redes sociais para restaurantes podem oferecer diversos benefícios na maneira como posicionar o seu negócio para o público. Com fotos, carrossel de imagens, vídeos, entre outros formatos, o que há de mais visual na gastronomia pode ser transmitido de uma maneira muito mais atrativa para o público. 

 

Ao se deparar com imagens de comida no seu feed, certamente você sente aquela vontade de ir para um restaurante e apreciar aquele prato que parece saboroso, certo? 

 

Pois bem, é esta vontade que você deve passar aos seus seguidores para conquistar resultados positivos nas suas estratégias de marketing digital. Então, seja por meio de um planejamento de conteúdo ou utilizando o poder de um influenciador, as mídias sociais são bons canais para se relacionar. 

 

Leia mais: Assessoria de imprensa e influenciadores: Como levar sua mensagem a todos os públicos

 

Pensando nisso, veja como você pode usar as redes sociais para restaurantes, quais são as melhores mídias e formatos, além de entender quais benefícios podem oferecer para o seu negócio.

 

AGENDE UMA REUNIÃO

 

Leia a seguir neste artigo:

 

  • Entenda sua persona
  • Quais redes sociais sua marca deve estar?
  • O que postar nas redes sociais para restaurantes?
  • Quais são os benefícios de usar as redes sociais para restaurantes?
  • Como usar as redes sociais para favorecer a imagem do seu negócio?

 

Entenda sua persona

Antes de sair publicando qualquer conteúdo, é importante saber quem é a sua persona, pois isso lhe ajudará a criar o tom de voz ideal do seu conteúdo, além de direcionar o seu planejamento estratégico. 

 

Para entrar mais no valor que isso tem para o seu negócio, imagine que a sua persona é formada por um público que acabou de sair do trabalho e busca um local para um happy hour. No entanto, você está postando conteúdo sobre “prato feito”, “café da manhã” ou “hora do almoço”. 

 

Certamente, você não atingirá o público que está buscando ou terá engajamento muito abaixo do que poderia atingir. Por isso, além de conhecer sua persona ideal, também é importante saber quais dias e horários são os mais indicados para impactar o seu público.  

 

Quais redes sociais devo estar?

 

Existem diversas redes sociais disponíveis, como Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, Linkedin, Twitter, YouTube, etc. Porém, criar conteúdo diferenciado em cada perfil não é simples, exige dedicação e um bom tempo dedicado para que o perfil cresça.

 

Desta forma, escolha a rede social que mais atenderá aos seus objetivos, pois, mais vale ter uma mídia social bem feita, do que cinco em que não há conteúdo para ser entregue com frequência.

 

Instagram e TikTok, por exemplo, são duas redes sociais similares com grande potencial para restaurantes, uma vez que possuem recursos como, fotos, vídeos e stories. Enquanto o Instagram é mais focado em imagens de qualidade, o TikTok é direcionado para vídeos e conteúdos de entretenimento. 

 

Leia também: Assessoria de imprensa para restaurantes

O que postar nas redes sociais para restaurantes?

Uma grande dúvida ao criar redes sociais para restaurantes é o que postar ou como postar. No entanto, antes mesmo de saber o que postar, você deve saber quais objetivos deseja alcançar. 

 

Ao saber o que deseja comunicar, você deve criar um calendário editorial com uma programação de conteúdos. Entre as diversas opções do que postar, estão:

 

  • Tirar boas fotos para apresentar pratos, sobremesas e drinks;
  • Fazer imagens da estrutura da casa para mostrar seu espaço;
  • Ter uma biografia clara e objetiva sobre o seu estabelecimento;
  • Criar destaques para mostrar o que seu espaço tem de melhor;
  • Definir paleta de cores e identidade visual que utilizará no seu perfil;
  • Deixar meios de contato explícitos para que o consumidor faça contato;
  • Registrar bastidores do dia a dia do restaurante.

 

Essas são algumas opções possíveis para que seu restaurante esteja sempre ativo nas redes sociais e estimule reservas, visitas e atraia novos clientes. 

 

AGENDE UMA REUNIÃO

 

Quais são os benefícios de usar as redes sociais para restaurantes?

Usar as redes sociais para restaurantes pode oferecer diversos benefícios para o posicionamento do seu negócio. Abaixo, conheça alguns deles:

 

  • Você passa confiabilidade e autoridade para sua marca;
  • Aumenta a visibilidade do seu negócio;
  • Alcança novos clientes e fideliza os atuais;
  • Você cria um canal de relacionamento e comunicação com o seu mercado, promovendo o seu restaurante;
  • Você pode trabalhar com parcerias e influenciadores, que podem ajudar na visibilidade do seu negócio
  • Ao utilizar de recursos das próprias redes sociais, como lives e reels, você pode se comunicar em massa e conseguir viralizar conteúdos
  • Aproveita trends do momento para criar conteúdos que podem atingir ainda mais pessoas;
  • Cria campanhas em datas sazonais, como Dia das Mães, Dia dos Pais, festas de fim de ano, etc. 

 

Ao investir em redes sociais para restaurantes, você consegue transformar conteúdos em uma verdadeira vitrine sobre o seu negócio. Isso oferece ainda a possibilidade de apresentar qual tipo de experiência o cliente vai encontrar ao conhecer a sua casa.

Como usar as redes sociais para favorecer a imagem do seu negócio?

Visto que as redes sociais para restaurantes podem favorecer a imagem do seu negócio, é importante que você saiba usar os recursos para não perder oportunidades, que podem acontecer por uma data especial ou mesmo uma trend que está rolando nas mídias sociais. 

 

AGENDE UMA REUNIÃO

 

Pensando nisso, confira algumas ações:

 

1- Produza imagens originais

Quando falamos em restaurantes, contar com imagens originais é importante, principalmente para que você possa apresentar seus pratos de forma real. 

Exemplo de post para Instagram

Então, apostar em fotos bem produzidas pode despertar no público a sensação de querer visitar o local ou fazer uma reserva. Nas redes sociais, as imagens são o grande potencial a ser explorado. 

2- Tenha estratégias mensais 

Mensalmente, é ideal que você trace as estratégias que deseja atingir para o seu restaurante. De promoções, a datas comemorativas ou campanhas, é ideal que você saiba o que vai realizar para planejar como atingir esses objetivos. 

 

Saber onde você deseja chegar é um dos principais pontos para iniciar as publicações e saber qual caminho seguir. Depois disso, acompanhar métricas é essencial para medir os resultados. 

3- Crie conteúdos de valor

Quando falamos em marketing digital, contar com conteúdos interativos e manter um bom relacionamento com os seus seguidores é importante para gerar interesse.

Storie interativo

Ouça seu público para entregar conteúdos que vão atingir as suas expectativas. Dúvidas, comentários, mensagens do “direct” ou “messenger” são sempre boas fontes para fazer conteúdos relevantes. Criar caixinhas de perguntas, enquetes, quiz são boas alternativas para estimular a participação dos seus seguidores. 

 

4- Tenha espaços instagramáveis

 

Se for possível, ter um espaço “Instagramável” para registro de fotos e vídeos dos seus clientes é uma boa estratégia, que ajudará no compartilhamento do seu restaurante. 

 

Quanto mais pessoas tirarem fotos e compartilharem o local onde estão, mais propaganda de “baixo custo” você terá, afinal, são seus clientes dividindo a experiência que estão tendo no seu estabelecimento. 

 

Se você tem alguma dúvida sobre redes sociais para restaurantes, envie uma mensagem abaixo, que entraremos em contato em até 24 horas.