Redes sociais para imobiliárias: como vender imóveis online
Redes sociais para imobiliárias ganharam uma grande fonte de divulgação, atração e retenção de público. Atualmente, as mídias sociais se tornaram parte indispensável das nossas vidas, tanto para relações pessoais quanto para negócios. Não é à toa que 87% das empresas brasileiras estão presentes em pelo menos uma rede social. Essas plataformas são ótimas para atrair clientes, inclusive no mercado imobiliário.
Por isso, hoje vamos dar algumas dicas de redes sociais para imobiliárias.
Entendendo o cenário atual das redes sociais no Brasil
Segundo o relatório do We Are Social 2022, o Brasil tem 79,9% da sua população ativa nas mídias sociais. O tempo gasto pelos brasileiros nessas plataformas, em média, é 3 horas e 40 minutos por dia!
Atualmente, as mídias mais usadas no Brasil são o WhatsApp, Instagram, Facebook, TikTok, Facebook Messenger, Kuaishou, Telegram, Pinterest, Twitter e Linkedin, nesta ordem.
Para 46% das pessoas, a principal intenção de navegação nas redes sociais é a busca por produtos, enquanto 44% estão procurando por coisas para fazer ou comprar. Ou seja, há uma grande disposição para fazer negócios nas mídias sociais.
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Qual a melhor rede social para anunciar imóveis?
As redes sociais mais populares no Brasil e, portanto, com o maior potencial de encontrar locatários e compradores de imóveis, são o WhatsApp, Instagram, Facebook e TikTok.
No entanto, a definição do melhor canal de comunicação para sua imobiliária depende de uma análise personalizada, que leve em conta o perfil da sua marca, seu público-alvo, sua persona e os objetivos da empresa.
Veja os potenciais e as particularidades de cada uma dessas redes sociais para imobiliárias, bem como a melhor forma de usá-las para vender imóveis:
O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp é a rede social mais utilizada no Brasil, atingindo 96,4% dos brasileiros, segundo a pesquisa We are Social 2022.
A plataforma possibilita a comunicação em tempo real com clientes, o compartilhamento de fotos, vídeos, áudios e documentos, e a publicação de status no perfil.
No WhatsApp Business, os corretores de imóveis também podem catalogar os imóveis, com imagens e informações de valores, endereço e estágio das obras.
O Instagram é a segunda rede social mais utilizada no Brasil (90%) e a preferida de 32% dos brasileiros. Por natureza, a plataforma tem forte apelo visual. Por isso, os corretores devem investir na publicação de fotos e vídeos para atrair a atenção do público.
O perfil no Instagram deve funcionar como uma galeria multimídia dos imóveis, que mostre aos usuários como é a casa por fora e por dentro. Conteúdos informativos que tirem dúvidas dos usuários sobre financiamento, compra ou aluguel de moradia e outros assuntos também são bem-vindos.
Desde 2019, o algoritmo da rede tem priorizado os Reels mais que as fotos, carrosséis e stories, em uma tentativa de combater o concorrente TikTok. Por isso, não deixe de criar vídeos nesse formato.
Apesar de ter perdido espaço nos últimos anos, o Facebook ainda é a terceira maior rede social do Brasil. Por conta da variedade de ferramentas disponíveis na plataforma e sua associação com o Instagram, o Facebook está longe de ser esquecido e não pode ser negligenciado no conjunto de redes sociais para imobiliárias.
Essa rede social pode ser uma boa fonte de tráfego para o seu site, uma vez que a mídia permite o compartilhamento de links. Vídeos, fotos, transmissões ao vivo, anúncios no MarketPlace, divulgação de eventos e participação de grupos também são vantagens da plataforma.
TikTok
Lançado em 2016, o TikTok já é a quarta maior rede social no Brasil. Queridinho dos jovens e adolescentes, a plataforma também conquistou o carinho dos mais velhos. A grande maioria dos usuários têm entre 16 e 24 anos, mas 34% têm mais de 30 anos de idade.
A conta de Ricardo Martins é um exemplo de corretagem no TikTok, mostrando apartamentos por dentro e exibindo casas de luxo. A plataforma pode, sim, ser usada para vender imóveis e falar com o público mais jovem em busca da primeira moradia.
Vale lembrar que o TikTok também é uma plataforma para divulgar os canais de comunicação que a empresa tem fora do app. É comum se deparar com “me segue no app vizinho”. Portanto, também é uma ótima fonte de tráfego e visibilidade.
Como usar as redes sociais para vender imóveis?
Aqui vai algumas dicas de redes sociais para imobiliárias:
- Faça vídeos e fotos dos imóveis, por fora e por dentro, que deem ao usuário a oportunidade de fazer um tour digital pelo espaço
- Transmita eventos ao vivo de lançamento
- Siga e interaja com clientes, leads, corretores, parceiros e influenciadores
- Divulgue sua carteira de imóveis completa em Destaques ou no Guia do Instagram, publicação fixada no Facebook e Catálogo no WhatsApp Business
- Informe seu site, telefone de contato e horário de atendimento na biografia do Instagram e TikTok, no perfil do WhatsApp e na aba Sobre do Facebook
- Produza conteúdos informativos para solucionar dúvidas comuns dos usuários, abordar curiosidades e contar novidades do mercado imobiliário
- Gerencie anúncios personalizados para diferentes públicos e regiões, a fim de conseguir leads e clientes
- Sempre responda os comentários e as mensagens dos usuários, com respeito, profissionalismo e agilidade
- Incentive seus clientes a publicarem avaliações e posts de agradecimento
Conclusão
Como você viu, existem muitas oportunidades nas redes sociais para imobiliárias. As mídias sociais podem ser utilizadas para divulgar fotos e vídeos dos imóveis, atrair leads e se relacionar com os clientes.
Esperamos que a sua imobiliária tire o maior proveito das redes sociais e consiga mais visibilidade por lá! E, caso você tenha alguma dúvida sobre redes sociais para imobiliárias, entre em contato pelo formulário abaixo: