ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: COMO ESCREVER UM ARTIGO EFICIENTE

6 de Fevereiro de 2018 assessoria de comunicação

Quer escrever algo tão inesquecível quanto o seu primeiro momento de sucesso? Um artigo eficiente conta com diversos elementos essenciais, entre eles, um início que faça o leitor querer saber mais.

Aposto que um grande êxito lhe veio à cabeça agora e você reviveu, por alguns segundos, o momento de sucesso citado na primeira linha do texto. Usar uma frase que tenha alta probabilidade do interlocutor se identificar é outro truque infalível para um texto que pode até mesmo resultar em outra conquista profissional para você.

Separamos para você algumas dicas de como escrever um artigo eficiente e memorável, já que criação de conteúdo é uma das nossas expertises. Confira!

 

 

A importância de um bom começo

O primeiro passo para fazer um bom texto é começar com uma pesquisa aprofundada. Dependendo do assunto, o tempo de leitura e preparação pode ser até maior do que o tempo que vamos passar escrevendo. Tudo isso para garantir que você estará com todo o conhecimento necessário sobre o tema. Mesmo que seja algo que dominamos por ofício, ler nunca é demais.

O que for escrever não deve estar baseado no famoso “achismo”. Faça buscas em fontes confiáveis, como sites renomados e livros. Se achar relevante, apresente dados, números reais ou estatísticos para fundamentar um argumento e sustentar o seu raciocínio.  Lembre-se de sempre buscar fontes de informações confiáveis, em tempos de fake news conteúdo de qualidade sempre será seu maior trunfo.

Antes de pensar no primeiro parágrafo, existe um elemento ainda mais importante: o título. O primeiro canal de contato entre o leitor e o seu artigo deve ser uma frase objetiva, direta, curta e que deixe claro que o conteúdo do texto é atraente e relevante.

Após um título que cumpre bem sua função, basta caprichar nas próximas linhas. O primeiro parágrafo ainda cumpre o papel de cativar a atenção de quem está lendo. Neste momento, assim como em outras partes do texto, é essencial deixar claro que o seu conteúdo é único e que aquela leitura é essencial para que algum resultado seja alcançado.

 

Estratégias de conteúdo

O objetivo do seu texto deve ser levado em consideração no momento em que você for pensar em como estruturá-lo. Um bom artigo não deve ser escrito sem planejamento. Você precisa avaliar quem é o seu público-alvo para poder escolher a melhor abordagem e linguagem que será utilizada no seu texto.

Após definir a melhor forma de transmitir uma mensagem, é preciso organizar as ideias com base na regra básica de estrutura textual: começo, meio e fim. Uma ótima introdução e uma conclusão criativa garantem a qualidade do seu artigo.

O formato também é um item que merece atenção. Se você escrever um texto corrido, de muitas páginas, alguns leitores vão desanimar após observar a extensão do que está escrito. Imagens, tópicos, listas ou subtítulos são grandes aliados no momento de deixar o conteúdo visualmente mais atraente para leitura. Contudo, é preciso usar destes recursos com moderação para que o visual não fique cansativo ou mesmo pesado para o leitor.

Além do leitor, existe outro “alguém” que precisa ser levado em consideração na hora da criação de conteúdo: o Google. Uma pesquisa recente mostra que mais de 90% do tráfego de acesso vai para os links que aparecem na primeira página do buscador.

Para que o seu artigo esteja na primeira página, é preciso que o conteúdo seja produzido visando regras de SEO (Search Engine Optimization). O recurso consiste em escolher palavras-chave ideais para serem inseridas ao longo do texto.

Lembre-se que na era do smartphone, nada melhor do que você pensar que seu leitor pode ler seu artigo no celular. Dessa forma, fotos, imagens e ilustrações podem deixar a leitura mais agradável para esse público.

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Formatos de conteúdo para seu artigo

Além do texto corrido, você pode deixar seu artigo mais atrativo ao investir em outros formatos, como:

  • Galeria de fotos que possam ilustrar o que você quer explicar na prática e de uma maneira mais direta e fácil de visualizar. Não se esqueça de usar fotos com resolução baixa, caso você vá divulgar o seu material para outras pessoas. Arquivos pesados podem eliminar a chance de leitura do seu público.
  • Listas: Alguma vez você já se deparou com chamadas, como: “Conheça 5 livros para ler em 2018”ou “Saiba quais são os 7 aplicativos para organizar sua vida financeira”. Listas como essa têm grandes chances de serem lidas, pois possuem formatos leves e rápidos de leitura. Veja, CLICANDO AQUI um exemplo prático de listas.
  • Vídeos: Assistir a um vídeo pode ser mais fácil que ler um grande artigo. Hoje, você já encontra na internet uma série de programas que podem te ajudar a fazer vídeos curtos e rápidos sem ser necessário contratar uma equipe de filmagem, iluminação, roteirista…. Use sua criatividade.
  • Cases de sucesso: Você tem um ótimo resultado para mostrar? Esse também pode ser um tema para explorar em um artigo. Veja um exemplo real aqui: (link para o post com o case do Roni Sanches)

 

O leitor no papel de protagonista

Nas últimas linhas do seu artigo é importante inserir um CTA (call-to-action). Trata-se de um comando que direciona o internauta a outra página dentro do seu site ou blog. O botão pode tanto levar o leitor para outro texto quanto para uma página de serviços, dependendo dos seus objetivos.

O mais importante deste recurso é deixá-lo para o final do artigo para não estimular a pessoa visitar outra página antes de chegar ao fim do que estava lendo. Quando você produz um conteúdo relevante, além de estimular a leitura completa, você pode fidelizar um leitor que pode se tornar o seu melhor cliente.

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