Assessoria de comunicação na divulgação da sua marca
Saiba como ferramentas de relacionamento com a mídia oferecem abordagens exclusivas para cada público que a empresa deseja se comunicar
Muito além do release, a assessoria de imprensa deixou de ser apenas uma agência de comunicação para se relacionar com a mídia. Hoje, uma agência de assessoria de imprensa oferece soluções cada vez mais completas, sendo responsável pela comunicação estratégica com os públicos. Atualmente, uma assessoria de comunicação é capaz de trabalhar com diversas ferramentas de marketing para trazer credibilidade, reconhecimento e reputação, além de ser solução fundamental nas etapas do funil de vendas de uma empresa.
Para atender as necessidades de marketing de uma marca, que hoje precisa de estratégias eficazes em diversas mídias, é preciso passar por soluções que consigam segmentar seus públicos e saber como elaborar ações para trazer resultados eficientes. Assessoria de imprensa, redes sociais, produção de conteúdo, blogs, inbound marketing, além de campanhas digitais, são algumas das soluções de uma assessoria de comunicação.
Abaixo, confira como uma agência de assessoria de imprensa pode ajudar a aplicar cada solução para sua empresa conquistar mais notoriedade na mídia, nas redes sociais e com formadores de opinião que podem difundir seus produtos e serviços:
Produção de releases, artigos e notas:
O texto não deixará de ser parte fundamental da divulgação de uma empresa, marca ou serviço. No entanto, cada tipo de material noticioso tem um objetivo e um estilo que pode ser trabalhado estrategicamente pela assessoria de comunicação. Notas, releases e artigos são ferramentas eficazes para divulgar novidades, opiniões de especialistas, apresentar um produto ou serviço, além de serem o material de apoio para jornalistas e blogueiros utilizarem em suas avaliações e reportagens.
Convites para a mídia
Utilizados apenas em casos esporádicos e de grande impacto, os convites para almoços com jornalistas, encontros, visitas técnicas, feiras e eventos acontecem quando há algo de extrema relevância para ser divulgado ou que vá impactar a sociedade, por exemplo. Um evento que precise de cobertura da imprensa, como Olimpíada e Copa do Mundo, além de feiras anuais ou bianuais, o lançamento de um novo carro, ou mesmo uma visita para acompanhar algum processo relevante para uma marca, são boas alternativas para que a imprensa possa conhecer detalhes e tenha a oportunidade de trabalhar uma pauta in loco. A assessoria de comunicação, neste caso, é responsável por mapear a mídia interessada e fazer a abordagem necessária com cada uma delas.
Coletivas de Imprensa:
As coletivas de imprensa são ainda mais específicas e ajudam marcas, empresas públicas e privadas na comunicação de algum fato relevante ou mesmo para gestão de crise. É uma maneira das empresas reunirem os jornalistas em um local com dia e hora marcadas para uma sessão de perguntas e respostas abertas, onde é possível esclarecer fatos, apresentar um lançamento de produto ou mesmo comunicar fusões de empresas, novas unidades e nova diretoria, etc.
A coletiva de imprensa é um bom caminho para otimizar a comunicação, porém, quando a notícia é hipervalorizada pela assessoria de imprensa o resultado final pode ser falho. Por isso, apenas casos específicos pedem uma coletiva de imprensa. Uma assessoria de comunicação preparada saberá orientar o cliente na melhor decisão e, assim, na escolha da melhor estratégia de comunicação.
Produção de Moda e Fotografia
Engana-se a marca ou a empresa que acredita que apenas produtos de beleza, moda e estética podem usufruir de uma boa produção de moda. Um texto bem explicado não significa que alguém consumirá o produto, mas um produto que ofereça experiência ao jornalista tem mais oportunidade de ser noticiado.
A produção de moda pode ser utilizada para qualquer produto que possa despertar o interesse do jornalista, seja um item de beleza ou mesmo um artigo tecnológico. O papel da assessoria de comunicação é gerenciar o acervo do cliente dentro da agência ou mesmo acompanhar a imprensa no showroom do cliente.
Os resultados podem ser vistos em editoriais de moda, reviews, produções fotográficas em jornais e revistas, além da possibilidade de serem usados em novelas, minisséries, programas de TVs, etc. Saiba mais em: http://goo.gl/vDjd2A
Presskits
Nada melhor do que apresentar um produto para que o jornalista o conheça pessoalmente. O presskit é um material que complementa a informação, ou seja, se a empresa está lançando um produto e o jornalista pode conhecer com mais detalhes, o presskit, contendo material informativo e o produto em si, pode ser uma forma mais eficiente da mídia ter mais conhecimento.
Vale ressaltar que o presskit não é jabá, mas sim o material completo com release e dados importantes, informações de contato, fotos e, se possível, o respectivo lançamento ou tema central da pauta. Para que o resultado seja eficaz é fundamental que a assessoria de comunicação entregue o material para o jornalista correto, fazendo follow-up para confirmar recebimento e tirar dúvidas.
Relacionamento com blogueiros:
Blogueiros são grandes formadores de opinião e o relacionamento com eles é fundamental e estratégico para uma marca. Mas, para isso, a qualidade do conteúdo é primordial para que o relacionamento seja eficaz, pois de nada adianta oferecer apenas um produto ou uma permuta, é preciso que haja um objetivo e que o blog seja relevante. Afinal, nenhum profissional vive de brinde ou jabá.
A assessoria de comunicação é um trabalho em longo prazo, que requer planejamento, objetivos, ações, profissionalismo e persistência, principalmente para micro e pequenas empresas que estão iniciando a construção da sua marca. Por esse fato, é essencial escolher uma agência empenhada em abraçar e conhecer a fundo o negócio de cada cliente, gerando uma parceria implacável e com ótimos resultados.
Talita Scotto é diretora de comunicação da Agência Contatto, especializada em assessoria de imprensa, produção de conteúdo e redes sociais. www.agenciacontatto.com.br