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14 junho, 2019

Assessoria de imprensa B2B vs B2C

14 junho, 2019

Assessoria de imprensa B2B vs B2C, você sabe a diferença? O básico é começar entendendo que a assessoria de imprensa atua nos dois objetivos – falar com o consumidor final (B2C) e falar com outras empresas (B2B).

 

O que muda na hora da assessoria de imprensa B2B vs B2C é o público-alvo da sua comunicação e a estratégia que será utilizada para atingir este público. Ou seja, se você quer atingir uma outra empresa não faz sentido focar em uma publicação que fale direto com o consumidor final. E vice-versa.

 

Até aqui tudo bem, mas o que isso tudo quer dizer para o seu negócio? Vamos explicar com mais detalhes abaixo.

 

Assessoria de imprensa B2C

 

Se você observar os veículos de comunicação, tanto digitais como impressos, verá que 80% é dirigido para o consumidor final e se pautam por localidade, dados demográficos, gênero, idade, temática, etc.

 

Além disso, você também notará que são segmentados para diversos públicos – de publicações femininas a dicas de gastronomia para donas de casa. Desta forma, a assessoria de imprensa B2C tem mais opções de publicações na mídia e um amplo alcance nacional.

 

Por isso, prestadores de serviços, produtos e marcas que vendem diretamente para o consumidor final, possuem mais diversidade de canais para distribuir notícias. Mas, também, devem mapear estas mídias corretamente, para entender se o perfil do veículo de comunicação bate com o que a empresa tem a oferecer.

 

Por isso, ter mais canais de comunicação não é uma desvantagem entre assessoria de imprensa B2B vs B2C. O que muda é entender isso para definir a melhor estratégia de divulgação para o seu negócio.

 

Assessoria de imprensa B2B

 

Na hora de fazer assessoria de imprensa B2B, os veículos de comunicação são mais específicos e dirigidos por segmentos, como: indústrias, lojistas, fornecedores, tecnologia da informação, prestação de serviços, etc.

 

Neste caso, a estratégia de comunicação é focada em atingir exatamente onde está o tomador de decisão de compra – não que em B2C isso não aconteça (sim, acontece), mas em B2B a precisão é maior. Você ainda conta com publicações “ultra segmentadas”, como revistas de sindicatos, associações, instituições, conselhos de classe, organizações, etc.

 

Viu como a assessoria de imprensa B2B vs B2Catuam de maneiras similares, mas com objetivos particulares?

 

Assessoria de imprensa B2B

 

Foco na comunicação correta

 

Para assessoria de imprensa B2B, como público-alvo não é o consumidor tratado como indivíduo, mas sim como corporação, a mensagem a ser passada é diferente. A comunicação deve ser elaborada tendo em mente que são grupos de executivos que estão recebendo as informações.

 

Desta forma, as decisões de consumo são mais criteriosas e não emocionais. São baseadas em fatos, necessidades, números e solução.

 

Já a assessoria de imprensa B2C acontece de outra maneira, pois seu público-alvo tem a emoção e o impulso mais favoráveis que podem o levar a uma decisão de compra mais rápida.

 

Em ambas as comunicações, a assessoria de imprensa B2B vs B2C vai ser útil nas decisões de compras, pois muitos consumidores ainda levam em consideração a opinião da mídia, avaliações de amigos, comentários nas publicações, redes sociais, reviews de produtos e serviços, etc.

 

Sendo assim, a comunicação será mais um ponto a favor de empresas e consumidores finais.

 

Confira como fazer um plano de comunicação empresarial para B2B ou B2C

 

Resultados da assessoria B2B vs B2C

 

Quando a mensagem é passada de forma eficiente, tanto o consumidor individual quanto as empresas recebem exatamente o que precisam para saber se o produto ou serviço oferecido pelo seu negócio é o ideal.

 

Muitas vezes um post no Facebook ou Instagram pode ter um efeito muito positivo na comunicação com o cliente, enquanto o Linkedin pode ser melhor para empresas. No quesito comunicação, cada empresa deve ter uma estratégia que melhor lhe caberá para seu produto ou serviço.

 

Desta forma, em ambos os casos é possível garantir que as informações sejam traduzidas em interação com o cliente, que pode resultar em mais vendas e receita para sua empresa!

 

Se você ainda tem dúvidas sobre assessoria de imprensa B2B vs B2C entre em contato pelo formulário abaixo!