Skip to main content
08 agosto, 2022

Assessoria de imprensa cultural: Entenda como funciona

08 agosto, 2022

A assessoria de imprensa cultural é uma estratégia ampla de comunicação, que pode trazer resultados em multiplataformas da mídia para diversos tipos de negócios. Sejam eles para produções culturais, apresentações artísticas, exposições, lançamentos de livros, mercado cinematográfico ou editoras de livros, o PR para esse nicho traz muitas oportunidades. 

 

Você já pensou em conhecer mais sobre essa estratégia? Em meio a tantas notícias diárias, temos ainda muitos conteúdos sobre música, cultura, arte e literatura. Afinal, são temas que geram interesse do público e mercados que também podem se beneficiar de estratégias de comunicação. 

 

Embora sejam nichos que não tenham uma grande variedade de mídias no país, há aquelas que são expressivas e atingem o público ideal, pois são consumidores assíduos deste tipo de conteúdo. Portanto, saber identificar o potencial do que será notícia na mídia e extrair diversas informações, pode agregar mais valor a um jornalista. 

 

Leia mais: O que é prova social: Como conquistar para o seu negócio?

 

Mais adiante nesse artigo, saiba como funciona a assessoria de imprensa cultural, o quanto ela é importante e quais são os benefícios de contar com uma parceira para projetos nesses segmentos. 

 

Descubra a seguir:

 

 

AGENDE UMA REUNIÃO

 

Qual a função da assessoria de imprensa?

Antes de saber mais sobre assessoria de imprensa cultural, saiba qual é a principal função da assessoria. 

 

A assessoria de imprensa é uma agência responsável pelo processo de comunicação de uma marca. É a principal “ponte” no relacionamento entre um negócio com a mídia, ou seja, é ela quem  produz uma notícia sobre você e apresenta aos veículos de comunicação.

 

Desse modo, a assessoria de imprensa é algo essencial para qualquer empresa, pessoa ou ocasião, como um evento, que deseja apresentar autoridade no mercado. Não só isso, mas como também se tornar reconhecida e conquistar mais visibilidade. 

 

Afinal, é por meio da produção de conteúdo de uma assessoria que se torna possível manter uma boa imagem de uma empresa ou instituição. Sem contar os benefícios de se comunicar em massa.

 

Saiba como o marketing de influência para divulgação de livros traz resultados

Por que o setor de cultura precisa de assessoria?

Assim como uma empresa ou marca, o segmento cultural também é um negócio. Ou seja, é um trabalho que tem como objetivo propagar conhecimento e entretenimento para outras pessoas. 

 

Coleção Gente Pequena, Grandes Sonhos, da Catapulta Editores, cliente Contatto
Coleção Gente Pequena, Grandes Sonhos, da Catapulta Editores, cliente Contatto

 

Podemos dizer que assim como a assessoria de imprensa é importante para os negócios, é uma ótima opção de comunicação e divulgação para projetos e eventos culturais. Por meio de estratégias bem elaboradas, você consegue trabalhar em pautas que vão além de um evento que tenha começo, meio e fim, como:

 

  • Trazer um novo viés para uma feira do livro, por exemplo, abordando o crescimento de autores independentes;
  • Criar um recorte novo sobre o crescimento do mercado literário na região e abordar a contribuição para a economia;
  • Ao promover eventos locais, é possível apontar como eles estimulam a região, o quanto geram de receita e empregos temporários, são outros exemplos.

 

As sugestões acima são pequenos exemplos de como é possível extrair o melhor de cada pauta, se aprofundando nos assuntos ao invés de apenas apresentá-lo como entretenimento “puro”. 

 

A assessoria de imprensa cultural é algo essencial e um importante propulsor para agregar valor para a mídia. 

 

Confira cases de sucesso na divulgação de livros

Quais são os desafios da assessoria de imprensa cultural?

Entre os principais desafios está se mostrar relevante para a imprensa e, para que isso ocorra, é preciso ter posse de informações que despertem interesse dos jornalistas. Portanto, seja um show, um evento, lançamento literário, ou outros, é fundamental saber qual é a principal informação de valor que a ocasião vai entregar à mídia. 

 

Qual o propósito do evento? Qual a “moral da história” do livro? Quais serão os diferenciais do evento e o que ele terá de novo? São algumas perguntas que podem trazer informações mais aprofundadas na hora de elaborar um material de divulgação. 

 

Desse modo, é importante que a assessoria de imprensa invista fortemente no processo criativo e tenha um bom planejamento. Afinal, é importante chamar atenção dos veículos de comunicação e ser persistente para que a pauta seja divulgada.

 

Além disso, se torna cada vez mais importante que a assessoria de imprensa cultural amplie seus relacionamentos com os veículos de comunicação e também com influenciadores. Com criatividade e um bom relacionamento com a imprensa, o trabalho de assessoria se torna mais poderoso.

 

Não deixe de investir na assessoria de imprensa cultural!

Visto que a assessoria de imprensa cultural é importante, torna cada vez mais necessário que você conheça mais sobre essas estratégias. 

 

A Agência Contatto oferece diversas soluções, como gestão das redes sociais, marketing de influência, produção de conteúdo e assessoria de imprensa. Desse modo, oferece estratégias 360 para que seu evento cultural alcance visibilidade e desperte o interesse do público. 

 

Entre em contato pelo formulário abaixo, que retornaremos em 24 horas.