Assessoria de imprensa digital: o que é e como vai ajudar sua marca
Assessoria de imprensa digital é uma estratégia de comunicação responsável por posicionar marcas no ambiente online e torná-las conhecidas diante da opinião pública. Chamado também de Digital PR, a solução visa garantir a autoridade das empresas e seus porta-vozes na imprensa.
E, diante de um cenário cada vez mais competitivo, ser referência dentro da sua área de atuação é uma maneira de conquistar visibilidade e confiabilidade no mercado.
Afinal, é por meio do ambiente online que as empresas conseguem alcançar um grande número de profissionais e impactar outros negócios de forma positiva. Sendo assim, entenda o que é assessoria de imprensa digital, os benefícios que pode oferecer e como funcionam essas estratégias.
Leia a seguir:
- O que é assessoria de imprensa digital PR?
- Assessoria de imprensa digital e o SEO
- Quais são os benefícios que a assessoria de imprensa digital PR oferece?
- Encontre uma assessoria de imprensa digital PR
O que é assessoria de imprensa digital?
Ao falar em assessoria de imprensa digital é importante ressaltar que esse é um tipo de estratégia que está direcionada para atingir os principais canais de comunicação online, como: portais de notícias, blogs, canais de podcasts e do Youtube, agências de notícias e redes sociais.
Afinal, em um universo cada vez mais conectado, é comum que haja um grande número de pessoas no ambiente digital, quando comparado às mídias de comunicação tradicionais, ou seja, jornais, revistas, TV e rádios.
Desta forma, quando uma empresa deseja ampliar sua visibilidade no ambiente digital, a assessoria de imprensa pode ter sua estratégia direcionada para esse objetivo. É válido ressaltar que, dentro de um planejamento de assessoria de imprensa digital, os canais mais tradicionais não são descartados, porém, a empresa terá sua “força” de trabalho mais focada nos novos canais digitais.
Desse modo, é possível alcançar resultados para melhorar a presença das empresas de modo orgânico, gerando mais links em seu nome, além de beneficiar significativamente o seu posicionamento nos buscadores.
A partir do momento em que uma empresa conquista mais menções no digital, consequentemente ela melhora o seu posicionamento online, se tornando autoridade e sendo referência no que faz. Afinal, o principal objetivo da assessoria de imprensa digital é gerar conteúdo estratégico e de relevância para a mídia, que possa gerar reputação para as empresas.
Assessoria de imprensa e o SEO
Uma estratégia de assessoria de imprensa digital pode estar diretamente ligada ao SEO, ou seja, aos resultados de posicionamentos orgânicos do Google e outros buscadores.
E, seguindo as estratégias digitais, temos que falar do Link Building, que são backlinks que vão direcionar os usuários para um site da marca. Esses links podem ser utilizados num material de divulgação, por exemplo, ou ainda em um artigo, sendo um complemento à informação principal.
Saiba mais sobre assessoria de imprensa e o SEO
Quais são os benefícios que a assessoria de imprensa digital oferece?
Ao falar em assessoria de imprensa digital é possível ressaltar diversos benefícios, principalmente para empresas que dependem do ambiente virtual para vender, com lojas virtuais. De qualquer forma, o Digital PR pode influenciar positivamente qualquer empresa que precisa de prova social.
Entre os principais benefícios é possível citar:
Destaque em reportagens em veículos de imprensa online
Quantas notícias são publicadas nos principais portais de informações do mercado? Certamente é uma quantidade imensa de conteúdo e estar presente como fonte de informação e referência sobre um assunto, é um grande diferencial no mercado.
Por isso, pense que, o seu cliente tomador de decisão pode pesquisar o nome da sua empresa, seu histórico no mercado e o que você fez ao acessar o Google.
Imagina esse cliente encontrando sua marca presente em diversos portais de notícias e validando-a como referência. De fato, isso pode influenciar a escolha dele pela sua marca ou do seu concorrente.
A assessoria de imprensa digital é capaz de posicioná-lo em diversos sites de notícias, que são rankeados em primeiro lugar nos buscadores. Deste modo, sua marca estará em evidência sempre nos primeiros resultados.
Presença em blog
Alinhado à estratégia da assessoria de imprensa digital, possuir um blog ativo e atualizado é essencial para empresas que desejam criar e estabelecer uma presença digital madura.
Por meio desse canal, é possível aumentar o ranqueamento da sua marca nos buscadores de pesquisas e, desta forma, ter um trabalho complementar ao da assessoria de imprensa.
Por meio de um blog corporativo, a assessoria de imprensa pode ajudar você a publicar conteúdos de relevância e atrelados ao que os usuários estão buscando naturalmente. Desta maneira, um planejamento de conteúdo para SEO pode agregar inteligência ao trabalho de assessoria de imprensa.
Gestão de redes sociais
Além das estratégias já mencionadas acima, as redes sociais são outras frentes de comunicação que fazem parte do posicionamento digital de qualquer marca.
Possuir um planejamento estratégico de conteúdo e um calendário editorial, além de acompanhar tendências é uma forma de tornar sua marca uma boa vitrine para o seu cliente. Afinal, é por meio das redes sociais que a sua marca pode ser validada e gerar confiabilidade para os leads.
Marketing de influência
O marketing de influência é outra estratégia de relacionamento para ajudar as marcas a criarem conexões com públicos, que podem se interessar pelo o que ela oferece ao mercado. Desta maneira, a assessoria de imprensa digital pode utilizar dos influenciadores para integrar parte da sua comunicação com os públicos.
Encontre uma assessoria de imprensa digital
Encontrar uma assessoria de imprensa digital pode fazer com que sua marca tenha mais visibilidade nos canais online e, principalmente, alcance resultados orgânicos de maneira mais assertiva e abrangente.
Sendo assim, contar com o apoio de uma assessoria de imprensa que ofereça essa visibilidade para a sua organização é cada vez mais valioso e competitivo.
Se você ficou interessado no tema, entre em contato pelo formulário abaixo, que retornaremos assim que possível.