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Assessoria de imprensa nas vendas: como a mídia impulsiona seus resultados

27 agosto, 2024

“A assessoria de imprensa vai aumentar as vendas da minha empresa?”.

 

Quando o tema é criar estratégias de comunicação e marketing para ampliar as vendas, dúvidas e incertezas sobre qual caminho seguir surgem diante de inúmeras técnicas de marketing.

No entanto, um aspecto frequentemente subestimado, mas extremamente eficaz, é a assessoria de imprensa. Essa solução não apenas melhora a visibilidade da marca, mas pode também ter um impacto significativo no comercial de uma empresa, quando há foco em desenvolver uma estratégia de construção de branding.

Neste artigo, exploraremos como a assessoria de imprensa pode ser um poderoso catalisador para o crescimento das suas receitas.

Visibilidade e credibilidade

Uma das principais vantagens da assessoria de imprensa é a capacidade de aumentar a visibilidade da marca. Quando um produto ou serviço é mencionado em veículos de comunicação de relevância, ele ganha uma credibilidade “instantânea” que campanhas pagas geralmente não conseguem replicar. E, na medida, em que há construção de marca de médio e longo prazo, a presença na mídia reforça ainda mais a lembrança na jornada de compra do consumidor.

De acordo com um estudo da uma pesquisa da HubSpot, aproximadamente 75% dos consumidores desconfiam de anúncios. Desta forma, não é incomum que consumidores tendem a confiar mais em matérias jornalísticas do que em publicidade. Essa confiança se traduz em um maior interesse e, eventualmente, em um aumento nas vendas.

 

Entenda o que faz um assessor de imprensa

Geração de leads qualificados

A presença na mídia não só amplia o alcance da sua marca, mas também pode atrair leads qualificados. Uma matéria bem-posicionada em um veículo relevante para o seu público-alvo pode despertar interesse genuíno em especialistas, profissionais, produtos ou serviços que foram citados em reportagens, entrevistas, matérias ou participaram de podcasts, etc.

Isso é possível desde que a fonte seja capacitada e tenha transmitido informação relevante, que possa ter chamado atenção do consumidor.

Sendo assim, esses leads, vindos de uma fonte de credibilidade, têm maior probabilidade de se converterem em clientes pagantes.

 

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Diferenciação da concorrência

No mercado competitivo, diferenciar-se da concorrência é crucial. A assessoria de imprensa pode destacar os aspectos únicos e inovadores da sua empresa, criando um planejamento estratégico para posicioná-la como líder de mercado. Histórias bem contadas sobre a sua marca, inovações ou cases de sucesso podem criar uma imagem distinta e positiva, que não apenas atrai clientes, mas também os fideliza.

Criação de autoridade e expertise

Ser citado em matérias da imprensa permite que a sua empresa seja vista como uma autoridade no seu setor, uma vez que agregar informações de relevância traz confiabilidade. Essa percepção de expertise pode ser um fator decisivo para consumidores que estão na fase de consideração da jornada de compra.

Quanto mais sua marca é reconhecida como especialista, maior é a probabilidade de os consumidores optarem pelos seus produtos ou serviços em detrimento dos concorrentes.

Impacto indireto nas vendas

Embora o aumento da visibilidade e da credibilidade sejam benefícios indiretos e no longo prazo, a influência da assessoria de imprensa nas vendas pode também gerar um impacto na jornada de decisão do consumidor, que pode optar entre uma marca que possui visibilidade e outra que, talvez, ele não tenha conhecimento e, portanto, está fora da sua escolha.

Sendo assim, fica claro que estar na mídia e possuir coberturas positivas da imprensa podem abrir portas para novas oportunidades de negócio, parcerias e até mesmo expansão para novos mercados.

 

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Tráfego para o site e estudos de caso

Para ilustrar o impacto da assessoria de imprensa nas vendas, podemos analisar alguns estudos de caso e exemplos práticos. Empresas que investiram em uma estratégia robusta de assessoria de imprensa relataram aumento significativo no tráfego para o site da marca e, consequentemente, de mais fluxo de interesse pelo que oferecem.

Por exemplo, uma startup de tecnologia conseguiu gerar novos negócios a partir de uma entrevista sobre os recentes investimentos recebidos. Na medida que a notícia se multiplicou na imprensa, o interesse pelo negócio também chamou atenção de novos investidores e parceiros.

Outro exemplo prático recém atendido pela Contatto, é a campanha Black Fralda, que acontece em quatro edições anuais. Na medida que a notícia atinge veículos chave, a mensagem é propagada de modo a estimular o compartilhamento de informação entre o público-alvo e maior interesse, como mães e pais.

Conclusão

A assessoria de imprensa é uma ferramenta poderosa que pode gerar um impacto significativo nas vendas de uma empresa. Ao melhorar a visibilidade, construir credibilidade, atrair leads qualificados e diferenciar sua marca da concorrência, a assessoria de imprensa não só promove sua empresa, mas também impulsiona suas receitas.

Se ainda não faz parte da sua estratégia de crescimento, é hora de considerar a assessoria de imprensa como um investimento valioso para o futuro do seu negócio.

Ao implementar uma estratégia de assessoria de imprensa eficaz, você estará posicionado para aproveitar ao máximo as oportunidades de mídia e transformar a visibilidade em resultados tangíveis para o seu negócio.

E se você busca entender mais sobre a influência da assessoria de imprensa nas vendas do seu negócio, entre em contato pelo formulário abaixo, que retornaremos o mais breve possível.