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ASSESSORIA DE IMPRENSA PARA ADVOGADOS

16 fevereiro, 2018

O Direito é uma área vasta, portanto, rica de assuntos que podem ser abordados pela mídia. Não é raro que um repórter procure advogados para entrevistas sobre diversos temas, tanto para esclarecer um assunto que já está sendo noticiado quanto para propor uma nova discussão. Ai que entra a assessoria de imprensa para advogados, cuja estratégia pode ser utilizada para trazer notoriedade e reputação para um escritório de advocacia ou mesmo para um profissional especializado.

 

Em geral, os jornalistas buscam referências sobre os especialistas antes de entrevistá-los. Contar com o trabalho de uma assessoria de imprensa para advogados é uma ótima maneira de abrir as portas para o seu escritório de advocacia na mídia.

 

Quando o profissional se mostra solícito e concede uma entrevista esclarecedora, as chances de ser entrevistado novamente aumentam, assim como sua credibilidade na área. Por esse motivo, também é parte do trabalho da assessoria de imprensa para advogados preparar o entrevistado antes do contato com o repórter.

 

Assessoria de imprensa para advogados: Apresentando o profissional à imprensa

 

Existem diversas maneiras de apresentar um profissional a um repórter para despertar o interesse de uma entrevista. O mecanismo mais utilizado é por meio do envio de releases, que são textos jornalísticos com o objetivo de sugerir uma pauta para a imprensa. Outra estratégia é o envio de artigos para a mídia, principalmente quando está rolando um tema de repercussão na imprensa.

 

A assessoria de imprensa para advogados elabora uma estratégia de abordagem antes de enviar o material para os jornalistas. É preciso definir com o cliente quais são os objetivos pretendidos com as publicações na mídia antes de traçar o plano.

 

Um exemplo de abordagem possível é aproveitar os assuntos que estão sendo noticiados no momento e sugerir uma abordagem jurídica, oferecendo esclarecimentos sobre o tema. Outra estratégia utilizada é aproveitar épocas do ano e se antecipar com as pautas (enviar sugestão de entrevista sobre novas regras da lei trabalhista, por exemplo, é uma boa estratégia de gancho)

 

Veja na prática um exemplo que nós assessoramos sobre o tema: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=382004

 

Assessoria de imprensa para advogados: preparação do profissional para a entrevista

 

Independentemente da área do Direito que for abordada em uma entrevista, é essencial que o advogado esteja extremamente preparado para falar sobre o tema. Mesmo que o profissional seja especializado em determinado assunto, é recomendado que ele se prepare antes de se encontrar com o repórter.

 

A equipe de assessoria de imprensa para advogados fará um media training com o profissional antes da entrevista. Trata-se de um treinamento para preparar o advogado de acordo com o tipo de veículo ao qual ele falará, assim como apresentar situações que podem ocorrer durante uma entrevista.

 

Cada tipo de mídia demanda orientações específicas, mas em todos os casos é preciso que o profissional ofereça esclarecimentos de forma clara e precisa. O grande objetivo do advogado na imprensa é que um assunto de interesse público seja esclarecido para facilitar a compreensão de questões jurídicas. Falar de maneira clara é essencial para que todos compreendam a notícia.

 

Caso a entrevista seja concedida para uma emissora de televisão ou o jornal precise de uma foto, o escritório deve ser um ambiente adequado para a captação de imagens. Em geral, uma mesa organizada e um ambiente claro passam boa impressão ao repórter e facilitam as gravações.

 

Assessoria de imprensa para advogados: diferenças entre a publicação de artigo e reportagens

 

Outro mecanismo para que o advogado tenha visibilidade na imprensa é por meio da publicação de artigos em jornais impressos ou sites de notícias. Neste caso, o texto pode ser escrito pelo profissional ou com auxílio da assessoria de imprensa para advogados para ser publicado na íntegra.

 

Essa é a principal diferença entre a publicação de um artigo e de uma reportagem com a entrevista do profissional: No primeiro caso, o texto pode vir em primeira pessoa e o repórter não pode modificá-lo completamente. Em uma reportagem, o jornalista pode ouvir mais de uma pessoa e editar da forma que considerar mais adequada, sem interferência da fonte, mas sendo fiel ao que foi dito em entrevista.

 

Na prática, veja outro exemplo de artigo publicado na imprensa: http://www.portalnovarejo.com.br/2016/12/15/reforma-previdencia-pode-afetar-varejo

 

Resultados da assessoria de imprensa para advogados

 

Os resultados do trabalho da assessoria de imprensa para advogados são mostrados ao longo das atividades, por meio do clipping, relatórios de performance, entre outros dados. Trata-se do processo de mapear os veículos de comunicação e coletar todas as publicações que mencionaram o seu nome na mídia. Desta forma, é possível medir os resultados das ações realizadas.

 

Se o objetivo do advogado for conquistar mais clientes ou construir um nome que tenha popularidade, a assessoria de imprensa também pode atuar em outras frentes, como em redes sociais, por exemplo. Neste caso, é possível medir os resultados por meio do número de menções ou de seguidores, interações, compartilhamento de informações, além de ferramentas de marketing digital.

 

Se você busca alavancar sua carreira de advogado por meio da mídia, o primeiro grande passo é procurar uma assessoria de imprensa para advogados de confiança e, como sempre, precisando é só nos chamar!