ASSESSORIA DE IMPRENSA PARA COLÉGIOS
Instituições de ensino cumprem um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade. Por esse motivo, é de grande importância que a comunicação com a população seja feita de forma transparente e abrangente. A mídia é uma grande ferramenta para estabelecer esse tipo de relacionamento e uma assessoria de imprensa para colégios pode ser essencial.
O trabalho de uma assessoria de imprensa é direcionado justamente para intermediar a interlocução entre a instituição de ensino e os veículos de comunicação. Desta maneira, a comunicação estará centralizada em uma equipe responsável por divulgar informações, auxiliar o colégio a responder questionamentos, agendar entrevistas e reunir todo o material que foi publicado para análise e também para divulgação.
No caso de colégios, muitos tipos de informações de interesse público podem ser divulgados, como atividades extracurriculares, dicas de estudo para o vestibular ou algum tipo de inovação, além da bagagem dos próprios docentes. Os repórteres também podem buscar a administração da escola para tratar de temas atuais ou específicos sobre a instituição. Portanto, é importante que os contatos sejam centralizados em uma assessoria de imprens para colégios.
Ter uma equipe especializada para tratar de comunicação também é importante para a história do colégio. A assessoria de imprensa para colégios fará registros de atividades e fatos importantes sobre a instituição em textos, fotos e, quando for o caso, vídeos. Desta maneira, os materiais não serão somente divulgados, mas farão parte do acervo da escola.
Com certeza, os pais que buscam qualidade de ensino para os filhos vão priorizar um colégio que tenha divulgado informações claras e que tenha um bom histórico – principalmente quando a credibilidade da escola é retratada na mídia. Além disso, quanto mais destaque na imprensa a instituição tiver, mais prestígio adquire. Quem preza pelo melhor, com certeza levará isso em consideração.
Quer saber o que a assessoria de imprensa para colégios pode fazer pela sua escola e de que maneira? Veja os detalhes que separamos para você:
Estratégias de comunicação para colégios
Você pode contratar uma assessoria de imprensa para colégios para diversos objetivos. Em cada caso, a equipe de comunicação vai trabalhar de uma forma específica para atingir as metas pré-estabelecidas em reunião com a instituição.
A equipe utiliza-se de diversas ferramentas, tanto para divulgação de informações, como para relacionamento com os repórteres e gerenciamento de crise. Conheça algumas das estratégias mais utilizadas no trabalho de assessoria de imprensa para colégios e saiba como são aplicadas:
Releases: são textos informativos enviados por e-mail para repórteres de diversos meios de comunicação. Podem conter informações sobre a instituição de ensino ou uma sugestão de pauta sobre um tema relacionado a educação, indicando um professor do colégio como especialista para conceder uma entrevista. Um exemplo prático deste último caso é enviar um material explicando como os adolescentes podem se preparar para o vestibular e indicar o contato de um profissional que possa falar sobre o assunto.
Fotografia: a assessoria de imprensa também pode captar imagens informativas para compor o texto enviado por meio de release, desta maneira, o colégio terá diversas atividades documentadas por meio de fotos e os jornais podem, inclusive, publicar o material fotográfico, quando for necessário.
Mailing: tão importante quanto escrever um bom texto, é saber para quem direcioná-lo. Uma assessoria de imprensa de qualidade tem um mailing completo e direciona os releases para os jornalistas que realmente possam se interessar pelo assunto. Desta maneira, evita-se um contato desnecessário, o que pode ser desgastante para o relacionamento com os jornalistas, e o trabalho é feito de forma mais direcionada.
Follow-up: após um primeiro contato por e-mail, estrategicamente direcionado aos jornalistas, é hora de entrar em contato por telefone para explicar em detalhes a sugestão de pauta e combinar informações de uma possível entrevista, por exemplo.
Produção de vídeo: em frente às câmeras podem ser destacadas diversas informações que se encaixam com este formato de mídia. É possível gravar atividades em destaque ou novidades em projetos, por exemplo, tanto para divulgar para a imprensa quanto para colocar no site do colégio.
Redes Sociais: um terço da população mundial utiliza as redes sociais com frequência, de acordo com um levantamento feito pelo eMarketer, empresa americana de pesquisa em negócios digitais. São 2,46 bilhões de pessoas conectadas e a tendência é que esse número só aumente.
Portanto, é imprescindível que o trabalho de comunicação seja estendido para as redes sociais. Desta forma, a assessoria de imprensa para colégios conseguirá atingir o maior número de pessoas possível com informações relevantes sobre sua escola.
Clipping: uma das formas de mensurar os resultados do trabalho da assessoria de imprensa é por meio do clipping, que consiste em reunir tudo o que foi publicado sobre o colégio. Além de ser um parâmetro para avaliação de estratégias, a ferramenta também pode servir para reunir material publicado na imprensa com a finalidade de divulgar no site da instituição ou, ainda, mapear o trabalho de comunicação feito por instituições concorrentes.
Produção de conteúdo: além de replicar o material publicado na imprensa, a equipe de assessoria também pode criar novos conteúdos informativos, tanto para serem divulgados no site da instituição, quanto em um blog criado especificamente para divulgar notícias sobre o colégio.
Newsletters: trata-se de outro meio de informar pais e alunos sobre as atividades do colégio. Textos enviados por e-mail trazem maior proximidade com o público, além de facilitar o acesso aos comunicados internos.
Vantagens de uma assessoria de imprensa para colégios
O trabalho de uma assessoria de imprensa vai muito além de colocar o colégio na mídia. Os resultados são refletidos diretamente na imagem da instituição e no relacionamento com o público, tanto com alunos já matriculados, quanto com estudantes que tenham interesse em estudar no local.
O fato de professores ou projetos do colégio estarem publicados na imprensa dá credibilidade à instituição e reputação. Quando um pai ou aluno for pesquisar pelo nome da escola em sites de buscas, as reportagens estarão em evidência, o que trará mais prestígio como vantagem em relação à concorrência.
Portanto, o trabalho de assessoria de imprensa para colégios é estratégico para que as informações sejam disseminadas da maneira ideal e cheguem às mãos do público correto.
Quer saber que estratégias de comunicação se adéquam melhor ao seu colégio? Entre em contato com a Agência Contatto e saiba o que podemos fazer por você.