Skip to main content

ASSESSORIA DE IMPRENSA PARA FRANQUIAS

09 janeiro, 2018

Ter uma assessoria de imprensa para franquias pode ser a estratégia ideal para ser o ponto de contato entre o seu negócio e a mídia. Em 2018, o segmento de franquias cresceu 7,1% com faturamento de R$ 174,8 bilhões, segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising. Até agora, só no Brasil são 2,8 mil redes de franquias com 153 mil unidades no país. Diante de um cenário tão competitivo, como destacar o seu negócio?

Uma assessoria de imprensa vai ajudar a destacar o seu negócio nos meios de comunicação, torná-lo público para o consumidor, além de ajudar na credibilidade da sua marca e a ser referência no seu ramo de atuação.

E se você pensa em altos investimentos para contar com um trabalho de assessoria de imprensa para franquias, se engana. Quando você comparar o custo de uma agência de assessoria de imprensa x publicidade, por exemplo, você verá que a assessoria de imprensa traz benefícios que vão além de um anúncio.

 

Entenda como funciona o atendimento de uma assessoria de imprensa clicando aqui

 

Como fazer assessoria de imprensa para franquias

 

A assessoria será o seu ponto de contato entre a sua marca e os formadores de opinião, ou seja, jornalistas e influenciadores. É a agência de assessoria de imprensa que será responsável por intermediar as novidades da sua franquia com a mídia.

A assessoria de imprensa vai agir, principalmente, nos meios de comunicação, procurando uma forma estratégica de comunicar as novidades da sua marca e extrair o que há de mais noticioso para encaminhar aos jornalistas. Ao ter uma matéria ou entrevista publicada em jornais, revistas, sites, rádio e TV, seus consumidores também conhecerão mais sobre sua franquia.

O que vale destacar é que com a expertise de uma assessoria de imprensa para franquias, você tem potencial de trabalhar conteúdos relevantes para investidores que estão em busca de oportunidades de negócios, assim como para consumidores finais da marca.

 

O primeiro passo do trabalho da assessoria de imprensa para franquias, será:

 

– Briefing para entender as necessidades da sua franquia, o histórico da marca e quais ações de fortalecimento de marca serão realizadas;

 

– Definição das personas da marca, que determinarão as estratégias de assessoria de imprensa. Ou seja, a franquia quer falar com empresários ou consumidores? De qualquer forma, uma franquia pode ter várias personas definidas para atingir resultados em veículos de comunicação com focos distintos;

 

– Quais serão as oportunidades de pautas que são possíveis de traçar, como feiras e eventos que a marca vai participar;

 

– Planejamento de comunicação para definir objetivos da imprensa e redação de conteúdos;

 

– Definição de estratégias, produção de releases e demais ações de comunicação;

 

– Mapeamento de veículos de comunicação que mais tenham relação com o perfil da sua franquia;

 

– Clipping diário de notícias do setor para acompanhamento do mercado e visualizar oportunidades de pautas para sua franquia.

 

Essas são só algumas etapas iniciais do trabalho de assessoria de imprensa para franquias. Esta estratégia trabalha com um conjunto de ações para que sua franquia tenha bons resultados na imprensa, assim como também atinja sua persona, conquistando novos franqueados, recebendo contatos de leads interessados pelo negócio ou se relacione com o consumidor final.

 

Veja um case de sucesso de franquia na ABF Expo 2019, maior feira de franquias do mundo

 

Como sua franquia vai se destacar

 

assessoria de imprensa para franquias

 

Primeiramente é preciso definir os objetivos da sua franquia na mídia, separando as ações que podem ser: assessoria de imprensa para conquistar credibilidade para novos franqueados, assessoria de imprensa para comunicar os produtos e serviços da franquia ou ainda para comunicar consumidores em massa.

Tendo os objetivos bem definidos é hora de partir para o planejamento de ações e conciliar as atividades. Nessa hora, a assessoria de imprensa para franquias vai apresentar as melhores ações para fortalecer a marca de acordo com cada necessidade e vai saber orientar a franquia sobre o que deve ser potencializado na mídia.

A assessoria de imprensa para franquias vai gerar notoriedade para a marca e exposição, sendo responsável pelos resultados na mídia e as referências entre leads, futuros franqueados e consumidores.

 

Resultados de uma assessoria de imprensa para franquias

 

Reportagens, entrevistas e matérias publicadas em veículos de comunicação de repercussão carregam consigo grande credibilidade. Boa parte das pessoas que leem jornais, revistas ou acompanham noticiários na TV não fazem ideia que o assessor de imprensa tem responsabilidade por parte do conteúdo que está sendo consumido pelo leitor ou telespectador.

Uma boa assessoria de imprensa pode ajudar sua empresa a conquistar resultados, com:

– Informações relevantes e boas histórias, que podem render ótimos resultados em uma entrevista, por exemplo.

– Uma assessoria de imprensa com expertise na área pode “linkar” a sua marca com os fatos mais relevantes do momento e trazer resultados expressivos na mídia.

– Tornar sua empresa referência no setor que atua, como por exemplo, mercado pet, lavagem de carros, educação infantil, etc;

 

 

 

Cliente Contatto em matéria para o Portal Terra

Para obter bons resultados na imprensa é importante que sua franquia também seja participativa ao oferecer dados relevantes para a assessoria de imprensa. Essas informações podem ser:

– Números sobre o crescimento da empresa ou abertura de novas unidades;

– Pesquisa que envolva clientes, satisfação com a marca e boas experiências, etc;

– Ações de responsabilidade social ou mesmo uma nova campanha publicitária que está engajando nas redes sociais;

– Lançamento de novos produtos e serviços;

– Cases de sucesso com franqueados, que possam despertar o interesse de futuros empresários;

– Em caso de franquia nova no mercado, investir na sua apresentação e todas as novidades que oferece;

– Abertura de oportunidades de trabalho e expansão da rede

– Participação em feiras e eventos de franquias.

 

Preparado para conhecer melhor o trabalho da assessoria de imprensa para franquias? Uma marca fortalecida no mercado vai ajudar a sua franquia a conquistar mais leads, consumidores e novos franqueados.

Entre em contato conosco por meio do formulário abaixo, que podemos ajudar sua marca a se destacar na imprensa.