SAIBA TUDO SOBRE ASSESSORIA DE IMPRENSA PARA STARTUPS
O principal objetivo ao contratar uma assessoria de imprensa para startups é obter credibilidade, reputação, notoriedade e visibilidade para um negócio que está em desenvolvimento em um mercado concorrido. Além disso, uma agência de Digital PR pode ainda ser fundamental para se relacionar com a mídia e atingir dois públicos fundamentais: investidores e consumidores.
Segundo a Associação Brasileira de Startups https://abstartups.com.br, o Brasil possui cerca de 12,7 mil empresas filiadas. Os dados são de 2018. Por isso, como destacar sua startup?
Contar com o apoio de uma agência de assessoria de imprensa pode trazer conexões relevantes para sua startup, além de ajudar a construir uma marca sólida. Entre os objetivos de uma assessoria de imprensa estão:
– Fortalecimento de marca
-Branding
– Ganho de reputação e notoriedade
– Como consequência da visibilidade, mais demanda comercial
– Ampliar o interesse das personas, como investidores e clientes finais
Vale lembrar que o objetivo principal da assessoria de imprensa para startups não é vender seu serviço ou seu produto, e sim fortalecer sua marca para que seu negócio seja visto como líder e referência no segmento, comunicando o seu diferencial e propósito no mercado.
Abaixo, você vai encontrar mais dicas para investir em uma assessoria de imprensa especializada. Confira:
Quais trabalhos a assessoria para startups podem fazer
Uma assessoria de imprensa para startups vai fazer a ponte entre a sua empresa e a mídia. Ou seja, usando estratégias e inteligência da informação, a assessoria vai fazer com que sua marca se torne referência no mercado e região onde atua.
Para você ter uma ideia, atualmente temos cerca de 55 mil jornalistas em nossa base de relacionamento. Por isso, entre as ações que se pode utilizar, estão:
– Produções de releases e artigos
– Galerias de imagens e processos
– Cases de sucesso
– História da empresa e propósito no mercado
– Lançamentos de produtos e serviços
– Expansão e novos negócios, assim como parcerias estratégicas
– Prêmios e inovações da startup
– Participações em feiras e eventos, entre outras ações.
Os métodos apresentados acima são só alguns exemplos de como sua startup pode ser apresentada na mídia para que o relacionamento com a imprensa seja valioso.
Com conteúdos de valor, a assessoria de imprensa para startups pode conectar sua marca com jornalistas presentes em jornais, revistas, portais, blogs, redes sociais, emissoras de rádio e TV, além de canais de podcasts, canais do Youtube e redes sociais – o que chamamos hoje de Digital PR para uma comunicação 360.
O trabalho desenvolvido pode refletir resultados em reportagens, encontros com os jornalistas, produção de pautas e notas, entrevistas, promovendo sua marca junto a grande mídia, influenciadores digitais e formadores de opinião.
Assessoria de imprensa para startups: resultados
A partir de uma produção de conteúdo consistente e valiosa em termos de informação, uma startup pode se tornar referência no que faz, seus porta-vozes fontes de consulta e entrevista na imprensa, além de se tornar uma marca conhecida perante o público.
Mais do que isso, uma assessoria de imprensa para startups também deve estar preparada para atender as demandas espontâneas da imprensa, realizar media training ou ainda estar preparada para gerir possíveis crises de imagem.
Abaixo, vejo alguns resultados na imprensa nacional:
UBOTS – Startup especializada em chatbot para negócios
Reprograma – Startup especializada em formação de mulheres para área de T.I
G Digital – Startup de marketing e vendas para o varejo
Com o trabalho de uma assessoria de imprensa, sua startup pode ir mais longe e ser parte fundamental da decisão de compra dos consumidores. Imagine que, quando uma empresa está presente nos meios de comunicação, ser lembrada na hora de decidir alguma coisa será sempre favorável para quem está em evidência.
Se você quer saber mais sobre o assunto, faça contato pelo formulário abaixo: