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ASSESSORIA DE IMPRENSA PARA TURISMO

16 março, 2018

Hotel, agência de viagens, pousada, resort, hotel fazenda? Qual é o seu negócio? Independente disso, você já vai entender como uma assessoria de imprensa para turismo vai ajudar sua marca.

 

Em apenas 20 anos, o número de pessoas que viajam pelo mundo teve um aumento expressivo: de 500 milhões de viajantes, o número passou para 1,5 bilhão em 2019. Os dados são os mais recentes informados pela OMT (Organização Mundial do Turismo).

 

A estimativa é de que o mercado cresça para 1,8 bilhão de pessoas viajantes até 2030. Frente a esse expressivo aumento, é preciso que as empresas de turismo estejam preparadas. Junto à expansão do mercado, é natural que haja maior concorrência.

 

Por esse motivo, sua empresa de turismo deve estar preparada para um mercado tão disputado. A melhor forma de se preparar é cuidando da imagem da sua marca, seja na imprensa tradicional ou nos principais canais de relacionamento com o consumidor, como os portais de avaliação de hospedagem.

 

Os trabalhos de uma assessoria de imprensa para turismo são voltados para a consolidação do nome de uma empresa no mercado. Além disso, sua marca será relacionada com conteúdo atual e relevante, tornando-se referência no setor de turismo.

 

Quer saber como funciona? Separamos os detalhes para você!

 

Como a assessoria de imprensa pode ajudar sua marca?

 

Uma das principais formas de atuação de uma assessoria de imprensa é o relacionamento do seu negócio com a mídia, seja uma agência de viagens, um hotel, resort ou pousada. Tanto a empresa quanto os responsáveis pelo negócio podem ser mencionados em diversos veículos de comunicação.

 

Em geral, sua empresa pode aparecer na mídia como especialista, comentando ou analisando algum assunto sobre o qual tenha expertise, além de ser referência na hora do consumidor optar por uma compra. Quando um veículo de comunicação cita o nome da sua empresa ou quando você participa de uma entrevista de forma espontânea, a credibilidade e reputação para o seu negócio acontecem de forma natural.

 

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Para que a estratégia seja eficiente, é essencial que seu negócio e a assessoria de imprensa para turismo mantenham um diálogo constante, se atualizando sobre assuntos em potencial que possam ser trabalhados. Assim, é possível alinhar temas sobre os quais você pode falar no rádio, na televisão, para um jornal impresso ou um portal. Uma comunicação eficiente garante que nenhuma oportunidade seja perdida.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA PARA TURISMO

 

Na prática, a assessoria de imprensa para turismo pode ajudar sua marca atuando em algumas estratégias, como:

 

– Press trip: Se você tem uma pousada, resort ou hotel, convidar um jornalista para conhecê-lo pode ser uma boa estratégia para divulgar o local e iniciar um relacionamento.

 

– Galeria de fotos: Imagem é tudo quando falamos de turismo, afinal, podemos mostrar por meio de fotos as belezas de um ponto turístico ou mesmo as instalações e o conforto de um hotel, por exemplo.

 

– Gestão de redes sociais: Quando estamos definindo as próximas férias, é natural que se pesquise na internet elogios e reclamações sobre o lugar, o hotel a cia aérea ou o site intermediador de pacotes. Quantas vezes você já se deparou com reclamações sem resposta e desistiu da compra? Uma assessoria de imprensa para turismo pode auxiliar no relacionamento da sua marca nas redes sociais e em canais em que o seu público está, como sites de avaliações e grupos.

 

– Releases e artigos: O texto sempre será a base do trabalho de uma assessoria de imprensa para turismo. Relatar uma experiência de viagem em um artigo e trazer novidades num ponto turístico por meio de um release são boas pedidas para divulgar o seu negócio.

 

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Produção de conteúdo: Seu negócio tem um blog para relatar experiência e indicar serviços, por exemplo? Um blog de conteúdo pode ser essencial para divulgar o potencial da sua empresa e o que ela pode oferecer para seu consumidor. Por meio de um conteúdo informativo, sua empresa pode conquistar autoridade com seu público devido a qualidade do conteúdo. Uma assessoria de imprensa para turismo pode gerenciar isso para você.

 

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Estas são apenas algumas estratégias de assessoria de imprensa para turismo que podem ser utilizadas par ao seu negócio. Cada empresa tem um perfil e uma ação de comunicação que pode se encaixar melhor.

 

Resultados da assessoria de imprensa para turismo

 

Engana-se quem pensa que os resultados do trabalho de uma assessoria de imprensa param na publicação de reportagens. Este é só o começo para que a sua empresa tenha a marca consolidada, atraia clientes e parcerias de sucesso.

 

Conheça alguns dos resultados finais que o trabalho de uma assessoria de imprensa para turismo pode trazer para seu negócio:

 

Consolidação da marca: sua empresa será reconhecida e lembrada com mais facilidade quando um cliente precisa ter decisão de compra

 

Aumento no número de clientes: Com sua empresa na mídia, a relação comercial pode melhorar. Mas, lembre-se, o trabalho de uma assessoria de imprensa para turismo é de reputação, autoridade e credibilidade. O aumento de vendas é uma consequência.

 

Referência no setor: Você pode ser reconhecido como especialista em turismo e sua empresa, por consequência, pode ser um modelo no segmento.

 

Contratação de bons profissionais: Uma empresa reconhecida e citada pela mídia pode atrair profissionais competentes e com um bom currículo para fazer parte do time quando você for expandir seu negócio.

 

Ampliação de negócios: Ao ver que sua empresa se tornou referência, você pode ser convidado para realizar parcerias, poderá ainda ampliar sua prestação de serviços e suas vendas B2B.

 

Gestão de crise: Quando a imagem de sua empresa está fortalecida, qualquer crise ou polêmica envolvendo a marca é superada mais facilmente, sem deixar manchas no nome do seu negócio.

 

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Estratégias na assessoria de imprensa para turismo

 

Para atingir todos os objetivos mencionados acima com maestria, a assessoria de imprensa utiliza-se de algumas ferramentas. Entretanto, a mais essencial de todas é a experiência e o conhecimento.

 

Uma assessoria de imprensa para turismo precisa ser bem antenada e estar por dentro de tudo o que acontece nas mais diversas áreas. Quando a agência de comunicação acompanha as notícias do setor, as estratégias são executadas de forma precisa, trazendo resultados de maneira eficaz e rápida.

 

Entre as ferramentas mais utilizadas por uma assessoria de imprensa é o release, como mencionado anteriormente. Trata-se de um texto noticioso enviado às redações, como sugestão de pautas que podem ser abordadas pelos repórteres, envolvendo a empresa de turismo ou o profissional responsável, no caso.

 

O recurso só é eficiente quando a assessoria de imprensa tem um bom mailing. A lista de contatos precisa ser abrangente, constando grande parte dos veículos de comunicação que possam ter interesse em produzir reportagens sobre sua empresa, tanto na mídia tradicional quanto em veículos de comunicação segmentados.

 

Para que as entrevistas sejam concedidas de forma eficiente, a equipe de assessoria prepara o cliente. O media training é essencial para que nada deixe de ser mencionado e para que não seja dito algo irrelevante ou inapropriado.

 

Outra ferramenta que pode ser utilizada em sua empresa é a adesão as mídias sociais. A assessoria de imprensa para turismo pode produzir conteúdo para suas redes sociais de forma criativa e informativa para ampliar o público que conhece o seu negócio e fidelizá-lo.

 

Em todo caso, essas e outras ferramentas que podem ser utilizadas em seu negócio são definidas em uma reunião com a equipe de assessoria de imprensa. O diálogo com o cliente é sempre aberto para que as metas sejam alcançadas da melhor forma possível.

 

Se você deseja saber mais sobre assessoria de imprensa para turismo, nos envie uma mensagem abaixo: