Release de divulgação: como escrever?
O release de divulgação é a principal ferramenta utilizada pelas assessorias de imprensa para “vender” uma notícia ou pauta do seu cliente. É pelo release que os jornalistas conhecerão produtos, serviços, eventos, lançamentos, etc. Para que um release atinja seu objetivo, algumas técnicas e cuidados devem ser aplicados.
Confira sete estratégias antes de divulgar um release na imprensa:
1- Antes de escrever, oriente o cliente
Depois do planejamento de comunicação é hora de partir para o release de divulgação. É importante que a assessoria de imprensa oriente o cliente sobre as características do release, como: linguagem e técnica aplicada ao texto, estilo de abordagem, ordem cronológica e de relevância das informações (lide), etc.
Essa orientação é necessária para evoluir do texto institucional à reportagem e, assim, extrair o máximo da notícia. A assessoria de imprensa deve orientar o cliente, pois confiança é fundamental para a sinergia do trabalho.
2- Release de divulgação: vale mesmo uma notícia?
Com todas as orientações feitas é hora de avaliar o que é potencial para virar notícia. Nem sempre o evento interno será manchete ou o lançamento do produto precisa de coletiva de imprensa. Por isso, é da responsabilidade da assessoria de imprensa apontar o potencial de cada assunto e extrair o que realmente é notícia. Diariamente, as redações recebem milhares de e-mails e para um se destacar, é necessário muito trabalho, começando pelo release.
3- Se você fosse jornalista, como daria esta notícia?
Pense no outro lado. Se você fosse jornalista, qual abordagem utilizaria para tratar do assunto que deseja divulgar? De cara, é possível saber o potencial de aceitação da pauta. Se nesta hora não houver resposta, volte e repense no assunto que deseja divulgar à imprensa. Agora, se o potencial for grande, deixe o texto o mais próximo de uma notícia, isso facilitará o interesse pela pauta.
4- Menos é mais, seja objetivo!
Jornalista recebe milhares de releases por dia, por isso, vá direto ao assunto. Resuma o tema no título e na linha fina e use o primeiro parágrafo para abordar o lide, ou seja, responda o que é, por que é, como é, quando é, quem é, onde é, etc. Contextualizar o cliente e dizer o quanto ele é bom, não ajudará a despertar interesse do jornalista.
5- Invista em pesquisa e estudos
Pode ser micro, pequeno, médio ou grande que, muitas vezes, o cliente pode ser fonte rica de pesquisas, estudos e cases de sucesso. Informações inéditas e exclusivas têm mais chances de chamar a atenção do jornalista. Trazer dados e comprová-los é sempre mais interessante, além disso, declarações oficiais também trazem mais apelo ao texto.
6- Tem foto?
É quase obrigatório uma imagem para ilustrar o release de divulgação, desde que a foto não seja pesada demais. Essa foto pode ser do tema central do texto ou mesmo do porta-voz da empresa. Com milhares de releases, um link direcionando para o local onde a foto está em alta resolução é essencial. A foto tem crédito? Avise o jornalista, pois release de divulgação é informação pública, mas a imagem pode exigir direitos autorais. Tenha cuidado!
7- Quantidade ou qualidade?
Qual foi a estratégia definida com o cliente? Estar em um veículo de peso ou em vários? Trabalhar exclusivas ou fazer uma divulgação ampla? Antes de divulgar o release é importante definir isso com o cliente para que o objetivo seja alcançado. Divulgar o release a lá “se rolar, rolou” pode ser prejudicial para a imagem da assessoria de imprensa e do assessorado. Avalie, inclusive, o potencial do assunto, definindo se a divulgação será regional, estadual ou nacional, e como abordar cada veículo. Mãos a obra!
* Talita Scotto é diretora de comunicação da Agência Contatto, especializada em assessoria de imprensa.