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14 janeiro, 2020

Como fazer gestão de redes sociais da sua marca

14 janeiro, 2020

Estar presente nas redes sociais é cada vez mais importante para uma empresa. Isso porque aproximadamente 95% das marcas possuem pelo menos um perfil institucional em uma das plataformas existentes.

Desta forma, fazer gestão de redes sociais da sua marca deve ser uma estratégia bem planejada para sua empresa se destacar. Principalmente, porque o Brasil está em terceiro lugar no mundo em tempo de uso de internet diário.

Sendo assim, as pessoas passam mais de nove horas por dia conectadas e, isso para sua marca, é oportunidade de produzir conteúdo, que é consumido por diversas fontes. Que tal sua empresa estar entre elas?

Preparamos um guia com as principais dúvidas sobre como fazer gestão de redes sociais da sua marca, confira!

 

O que é gestão de redes sociais?

 

Que estar presente nas redes sociais é primordial para sua marca, não há dúvidas. Agora a questão que surge é: o que é gestão de redes sociais e o que contempla um gerenciamento para minha marca?

É importante entender que a gestão de redes sociais não inclui apenas a criação de uma arte e um texto para ser publicado sem nenhum critério. O trabalho envolve análise de dados, planejamento, estratégia de conteúdo e monitoramento.

Por isso, antes de tudo, é necessário que você, um profissional capacitado ou uma agência de comunicação identifique quais são as personas da sua marca, seus objetivos nas redes sociais e quanto tempo, em média, sua empresa está disposta a investir em uma comunicação consistente nas mídias sociais.

Após esta primeira etapa, é ideal que sua empresa tenha uma identidade visual definida e estratégias de conteúdo bem aplicadas.

 

Estratégia para redes sociais

 

A criação de uma estratégia para as redes sociais envolve diversos passos, que devem ser seguidos por uma agência de comunicação em parceria com a sua empresa ou por profissionais especializados. Abaixo, listamos alguns para facilitar o processo:

  • Definição de quais redes sociais sua marca deve estar. Nem sempre estar presente em todos os canais é a melhor estratégia;
  • Criar as personas da marca será importante para entender para quem sua empresa irá criar o conteúdo e como é o público-alvo dela, quais características têm e o que está buscando;
  • Estabelecer qual é o objetivo da sua empresa, como criar presença digital, aumentar o alcance da marca, ser autoridade ou ampliar leads, são alguns deles;
  • Planejamento de conteúdo é essencial para ter consistência e fidelizar seu público, por isso, criar estratégias mensais são importantes;
  • Criar um design a ser seguido também é algo importante para que, seus seguidores, consigam identificar que o conteúdo corresponde a sua marca. Sabe o laranja do Itaú, o vermelho da Coca-Cola ou o roxo do Nubank? É disso que estamos falando.
  • Por fim, monitorar as ações será essencial para direcionar estratégias.

Engana-se quem acha que é só publicar e o trabalho está pronto. É preciso fazer o monitoramento das publicações, mensurar o resultado das ações de marketing por meio de métricas que indicam alcance e interação, por exemplo, além dos indicativos de melhores dias e horários, o perfil do público que está te acompanhando, etc.

 

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Planejamento de conteúdo para redes sociais

 

Após toda a estratégia montada, a próxima questão é: o que publicar nas redes sociais? Como esse planejamento é feito e o que ele leva em consideração?

É importante saber que o público que está nas redes sociais não quer ver sua marca tentando vender por meio de propagandas e anúncios o tempo todo. Desta forma, marketing de conteúdo para estas plataformas não significa fazer só publicidade.

A estratégia recomendada por alguns profissionais é a 80/20, sendo 80% de conteúdo e 20% de publicidade da sua marca.

É preciso criar relevância com seus seguidores nas mais diversas redes e deixar claro que o conteúdo que você está disseminando é relevante. Faz parte da estratégia definir se você vai engajar o público por meio de memes, conteúdo educativo e informativo, entre outros gêneros de publicações.

Tendo o tipo de publicação definida para cada rede, é hora de sentar e criar o conteúdo mais adequado, com base no planejamento que envolve a equipe de comunicação e a gerência da empresa.

 

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Tire suas dúvidas sobre postagens em redes sociais

 

Não há fórmula mágica para definir o conteúdo de cada marca em cada rede social. Como já comentamos nesta publicação, o planejamento é feito com base em diversos fatores, que resultam nas postagens finais.

Contudo, separamos uma lista de dúvidas frequentes sobre postagens em redes sociais, para desmistificar alguns conceitos.

Confira:

 

  • Minha marca deve estar em todas as redes sociais?

Não necessariamente. Dependendo de seus objetivos, é mais viável focar em algumas que têm maior potencial de resultado. De qualquer forma, é possível traçar um planejamento que englobe todas ou quase todas as redes sociais, de acordo com o tipo da sua empresa e de onde está a maioria do público-alvo.

 

  • Qual a frequência correta de postar nas redes sociais?

Cada rede demanda uma frequência diferente e essa frequência ideal só é possível determinar a partir do momento em que você começa a criar sua estratégia de conteúdo. Não é possível indicar qual a fórmula ideal para sua empresa.

No Instagram, por exemplo, você tem recursos de stories que permitem criar conteúdos para durarem 24 horas, para deixar destacado no seu perfil ou ainda que estimulem a interação com os seguidores. Já se sabe que o alcance do stories é superior ao feed, mas nem por isso sua marca vai ignorar o feed.

No LinkedIn, por outro lado, a demanda é mais profissional e o alcance orgânico superior a outras redes sociais. A estratégia de frequência pode ser melhor explorada.

 

  • Devo postar o mesmo conteúdo em todas as redes sociais?

Cada rede social possui particularidades e fins distintos. Desta forma, você pode até transmitir a mesma mensagem em todas elas, mas não deve utilizar o mesmo conteúdo, pois a linguagem é diferente em cada uma.

 

  • Qual o melhor dia e horário para postar nas redes sociais?

Cada rede social possui um dia e horário da semana com maior engajamento, mas isso vai depender das características da sua marca e do seu público. Por isso, acompanhar métricas de engajamento e interação podem facilitar o direcionamento das estratégias de conteúdo e publicação para sua empresa.

 

  • Devo interagir com as pessoas todos os dias? Como?

É importante interagir de todas as formas possíveis com o seguidor e mostrar que o público é primordial para o seu negócio. Lembre-se, a rede social é uma rede de relacionamento. A principal dica é: redobrar a atenção para perguntas, dúvidas e reclamações.

Se alguém apresentar um problema, esteja sempre lá para resolver ou tenha um profissional que saberá lidar com críticas e ajudará a solucioná-lo. Seja por meio de uma mensagem individual ou nos próprios comentários.

A estratégia de resposta e interação é definida de acordo com cada caso.

 

  • É preciso ter uma pessoa dedicada nas redes sociais?

Com certeza. É essencial possuir uma equipe voltada para a gestão das redes sociais, uma vez que o trabalho envolve diversos processos e não somente a publicação de conteúdo sem critério.

Você pode ter uma pessoa interna na empresa, uma agência de redes sociais ou mesmo ter uma equipe que seja atuante com a agência, sendo o suporte para dúvidas e estratégias nas redes sociais.

 

  • Como analisar os resultados?

Os resultados das publicações nas redes sociais são exibidos com base em diversos critérios: interação, visualizações, número de publicações, ações na página, envolvimento, mensagens, curtidas, entre outros.

A análise dos resultados é feita com base nos objetivos de cada empresa, traçados junto à equipe de gestão de redes sociais. Em geral, os números devem ser apresentados junto a um relatório que indica o andamento do plano até o cumprimento de cada meta.

Entre em contato conosco, se você ainda tem dúvidas sobre como fazer gestão de redes sociais para sua marca.

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