Como fazer marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma valiosa maneira de despertar a atenção do seu público-alvo e transformar os leitores em leads.
Quando o seu texto atrai uma pessoa que pode se interessar por seus produtos ou serviços, o resultado pode ser uma venda e, até mesmo, um cliente fiel.
Além disso, o marketing de conteúdo também tem papel fundamental na construção do relacionamento com o cliente e no vínculo, tão importante para quem ainda não conhece sua marca e precisa conhecê-la
Então, se você está em busca de entender melhor o que é marketing de conteúdo, trouxemos mais detalhes abaixo!
O que é marketing de conteúdo?
A estratégia, basicamente, consiste em atrair sutilmente um público que possa ter interesse no que sua empresa oferece, ou seja, ter conteúdo para envolver seu lead e criar uma imagem positiva da sua marca.
O grande diferencial é que o marketing de conteúdo atrai o possível lead por meio da informação relevante, gerando valor para este possível cliente. O marketing de conteúdo vai promover sua marca de modo que esta se torne referência no assunto.
Primeiro, você deve produzir um conteúdo de forma que ele chegue ao público-alvo. Além de pensar no que você vai escrever, é preciso que você planeje em como o fará. Escrever aletoriamente não vai funcionar.
É preciso saber quem é a persona da sua marca, quais são suas necessidades e “dores” e onde ela está.
Em seguida, o conteúdo deve prender a atenção do leitor por meio de informações relevantes e não meras propagandas de um produto ou serviço.
Por fim, por vontade própria, o leitor do seu conteúdo terá interesse em ler mais sobre o assunto que você escreveu no site de sua empresa e, consequentemente, poderá entrar para o seu portfólio de clientes.
A fórmula parece ser simples, mas existem algumas dicas que precisam ser seguidas para que o resultado seja realmente bom.
Separamos para você alguns passos sobre como fazer marketing de conteúdo.
Dicas para começar a fazer marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo tem ganhado cada vez mais espaço nas estratégias de comunicação e se tornando uma maneira de gerar mais negócios entre marcas e pessoas. Por isso, fazer de maneira profissional é sempre a melhor escolha para você ter sucesso.
A criação de conteúdo não deve ser feita “quando der tempo” ou quando outras estratégias tentadas anteriormente não trouxeram bons resultados. O marketing de conteúdo é um investimento que deve ser planejado e feito de médio a longo prazo.
O processo envolve a captação de leads, geração de conteúdo, engajamento e fidelização de leitores, que poderão ser clientes futuros. Portanto, tudo deve ser feito com planejamento e as publicações devem seguir um cronograma de ações.
Veja quais são os passos para planejar a produção de conteúdo:
– Defina seus objetivos e tenha sua persona bem estruturada;
– Planeje suas pautas em um cronograma de conteúdo;
– Faça um calendário de produção, alinhado às datas previstas para publicação e quais serão os formatos de conteúdo, como blog posts, e-books, infográficos, podcasts, webinar, vídeo-aulas, etc;
– Otimize os textos para os buscadores;
– Divulgue seu conteúdo: crie uma estratégia de divulgação e quais canais de comunicação utilizará para distribuir seu conteúdo;
– Estabeleça prazos para métrica de resultados;
– Reveja a estratégia para manter os pontos positivos e melhorar o que ainda não está dando o resultado esperado.
O que não pode faltar no conteúdo
Após definir suas pautas, fazer um cronograma de publicação e ter definida a estratégia e os objetivos, é hora de focar no conteúdo em si. Tenha uma equipe especializada ou uma agência que entenda de marketing de conteúdo.
É importante que todos que estão escrevendo conheçam o assunto, a empresa e os produtos ou serviços que a companhia oferece. Desta maneira, o conteúdo produzido será muito mais atraente e eficaz.
Veja o que não pode faltar na hora de criar conteúdo:
– Informações relevantes e preferencialmente inéditas
– Linguagem adequada ao receptor da mensagem;
– Otimização do texto para os buscadores;
– Técnicas de SEO para ajudar no posicionamento orgânico;
– Referências aos dados mencionados no textos, como pesquisas, cases e estudos de outras fontes;
– Links para que o leitor possa conhecer melhor os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.
Saiba mais sobre produção de conteúdo e o que ela pode fazer pela sua empresa
Como produzir um bom conteúdo?
Existem diversas estratégias para a produzir um bom conteúdo. Não basta somente fazer uma pesquisa rápida, sentar e escrever. É preciso que cada palavra seja calculada para estar no texto, cumprindo a função de informar e, ao mesmo tempo, direcionar para os objetivos da empresa.
Diversos fatores devem ser levados em consideração na hora de produzir um bom conteúdo para o site da sua empresa. Veja algumas dicas:
– Pesquisa refinada
Sempre busque sites confiáveis para fazer uma pesquisa refinada sobre o assunto que você está abordando no texto.
Se estiver escrevendo sobre uma marca ou produto, utilize apenas informações oficiais obtidas em materiais publicados pela empresa ou mesmo entrevistando ou consultando porta-vozes.
Caso precise utilizar estatísticas, não confie em um percentual que foi divulgado em redes sociais, por meio de perfis não oficiais. Também não confie plenamente no que você leu em um blog ou reportagem.
Via de regra, opte sempre por fontes de credibilidade. É sempre recomendado checar a informação direto na fonte oficial, seja ela um portal do governo, um site institucional ou um instituto de pesquisa.
Caso esteja produzindo um conteúdo que traga dicas sobre uma área que você não domina, não hesite em ligar para um especialista para pedir informações. No marketing de conteúdo, você deve aliar suas práticas jornalísticas com a liberdade e criatividade do tipo de texto que está produzindo.
Portanto, nunca deixe suas fontes de lado e sempre faça uma apuração completa e precisa sobre o assunto que está sendo o objeto de inspiração para os seus textos.
– Brainstorm
Ao escrever sobre uma empresa, produto ou serviço, nada melhor do que conversar com os responsáveis diretos. Uma reunião formal ou um bate-papo com colegas de trabalho e CEOs pode funcionar para um brainstorm produtivo.
Por meio desta conversa, você pode ter ideia de assuntos a serem abordados, locais que possam servir como fonte de pesquisa e, até mesmo, novas ideias para inserir no planejamento do seu conteúdo.
Contudo, não é uma obrigatoriedade que essa reunião seja feita em um escritório. Para descontrair e estimular a criatividade, você pode tomar um café com a equipe e conversar de forma mais leve. Desta maneira, as ideias vêm mais fácil e podem se tornar um conteúdo de qualidade.
– Criatividade
Além de um brainstorm, você pode alimentar sua criatividade de diversas maneiras. Antes de começar a escrever, leia sobre o assunto em diversas fontes e consuma o conteúdo de várias maneiras.
É válido ler sobre o assunto em um periódico especializado, assim como também é interessante ver um vídeo, uma entrevista, ouvir um podcast, ler um livro e ter contato com diversas linguagens tratando do mesmo tema.
Além de ter uma diversidade maior de palavras para escrever facilmente, você também saberá mais sobre o assunto e terá ideias na ponta dos dedos, na hora de produzir o conteúdo.
Não se esqueça que as redes sociais são ótimas fontes de consulta para você se inspirar – seja uma tendência ou mesmo o estilo que algumas marcas estão utilizando para passar informação.
– Ambiente
Escreva em um ambiente que te deixe o mais confortável possível. Parece bobagem, mas quando estamos desconfortáveis, tendemos a escrever com a sensação de que queremos acabar rápido aquela função. Isso pode prejudicar o seu conteúdo.
Preste atenção na ergonomia. Sente-se de forma confortável em frente à tela do computador, utilize um teclado com o qual você consiga digitar de maneira cômoda e mantenha o foco no que você está escrevendo.
Se você prefere produzir seu conteúdo em um ambiente silencioso, busque fazê-lo. Se sua criatividade é despertada quando você escreve ouvindo música, não hesite. Tudo o que estimula sua criatividade é válido na hora de produzir um texto de qualidade.
– Controle de produção
Não é eficaz produzir conteúdos de forma livre. É preciso estabelecer metas de produção, para que você sempre tenha conteúdo para ser publicado.
Organize em uma agenda ou em um software eficaz a quantidade média de textos que você consegue produzir por dia, sem perda de qualidade. Ao identificar essa taxa de produção, tente manter o ritmo e nunca abra mão de escrever um ótimo conteúdo.
Desta forma, você garante a eficácia do conteúdo produzido e sempre terá o que publicar. Seus leitores serão cada vez mais fiéis ao que você escreve e, consequentemente, terão mais interesse pelos produtos e serviços que você oferece.
Benefícios do marketing de conteúdo
Você já leu sobre gerar valor, reconhecimento de marca e vínculo com seu cliente, gerando interesse comercial depois. Mas, além disso, o marketing de conteúdo traz outros benefícios. Listamos os principais abaixo:
– Tráfego para o seu site: quem não quer gerar mais fluxo de visitantes para o site da sua empresa? Ao postar um conteúdo, você pode gerar mais ranqueamento no Google e atrair mais pessoas para visitar o seu site.
– Redução de custos: Quando seu cliente acha você de maneira orgânica, sua empresa pode reduzir o custo com campanhas patrocinadas. A credibilidade espontânea nos buscadores é melhor avaliada da que exposta em links patrocinados.
– Envolvimento: Ter pessoas envolvidas com sua marca e reconhecê-la como referência no seu setor, é uma ótima maneira de se destacar e ainda ter mais reputação no seu segmento.
– SEO: O marketing de conteúdo está diretamente ligado as estratégias de SEO e otimizar os conteúdos que serão publicados é fundamental para ter um bom posicionamento nos motores de busca. Por isso, ao produzir um conteúdo o ideal é já produzi-lo pensando nas técnicas de SEO.
Caso o site da sua empresa esteja numa plataforma como o WordPress, você também conta com plug-ins que auxiliam nesta parte e sinalizam o que precisa ser melhorado no conteúdo, para que este esteja de acordo com as melhores práticas de SEO.
Para definir estratégias e ajudar a entender o universo que sua marca está inserida, você também encontra ferramentas úteis para auxiliar no SEO, como SemRush, BuzzSumo, SimilarWeb, Google Trends, entre outras.
Ferramentas para marketing de conteúdo
Agora que você já sabe as principais informações sobre marketing de conteúdo, separamos algumas ferramentas que serão fundamentais para sua empresa ter sucesso com a estratégia.
Confira as sugestões abaixo:
Blog
Se a sua empresa ainda não tem um blog, avalie imediatamente em tê-lo, pois ele será essencial para o marketing de conteúdo. O blog atua como base para outras estratégias, sendo o ponto de partida para sua destruição de conteúdo.
Além disso, o blog também vai lhe oferecer diversas maneiras de expor seu conteúdo. Diversificado, é a plataforma ideal para atrair leads. Uma das plataformas que você pode conhecer é o WordPress, que traz diversas funcionalidades para otimização de textos.
Funil de vendas
Investir em uma plataforma de funil de vendas também é outra maneira de tornar a automação de marketing muito mais eficaz. Gerenciar leads e nutri-los com informações pode ser mais fácil com plataformas que já nasceram para isso. RD Station, Leadlovers, HubSpot são alguns exemplos.
Redes sociais:
Não existe marketing de conteúdo sem a presença nas redes sociais. Por isso, é importante ter presença digital nos canais onde sua persona está.
As redes sociais são ótimas para gerar tráfego para o blog, criar campanhas patrocinadas e segmentadas, gerar leads e ter métricas para suas ações de marketing de conteúdo.
Vídeos
Produzir vídeo é uma boa maneira de engajar nas redes sociais ou mesmo sem uma das estratégias de conteúdo para funil de vendas. O vídeo é fácil de ser consumido em diversas plataformas – de desktop a tablets e smartphones.
Estratégias de marketing de conteúdo ou Inbound Marketing encontram no e-mail outra alternativa para se relacionar com os leads e distribuir o conteúdo da sua marca.
Escolher um disparador de newsletter é uma forma de medir o retorno dos envios, tendo dados de abertura, cliques e solicitações de remoção. Entre os mais utilizados está o MailChimp.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre marketing de conteúdo e SEO, que tal colocar estas dicas em prática? Se ficou alguma dúvida, entre em contato pelo formulário abaixo!