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COMO FIDELIZAR CLIENTES NA AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO

22 março, 2018

Fechar contratos não é simples como parece e nem sempre o momento econômico está favorável para isso. Desta forma, fidelizar clientes na agência de comunicação torna-se uma tarefa desafiadora. Falamos de desafio, pois muitas vezes é comum que atividades de comunicação sejam vistas como custos e não investimento, sendo cortada em momentos de crises, por exemplo.

Manter uma relação de parceria, ou seja, uma relação próxima, ativa e participativa para que a sinergia entre os objetivos do cliente e as ações de comunicação sigam sempre adiante são caminhos que não devem se perder. Para Phillip Kotler, um dos grandes especialistas em marketing, conquistar um cliente novo pode custar até 7x mais do que manter um atual.

Seguindo o pensamento do Kotler, ao fidelizar um cliente na agência de comunicação se amplia também as oportunidades de aumentar a rede de indicações de novos clientes, ter mais expertise em determinados segmentos, além de ter uma parceria de confiança mesmo em momento de crises. Se, por algum momento o seu cliente precisar interromper um contrato por um motivo de crise, ele pode voltar depois de um tempo considerando a boa relação comercial que já foi estabelecida no passado.

Estamos prestes a completar 10 anos no mercado de comunicação. Neste período, há clientes que estão conosco há 7 anos e que cresceram em soluções, resultados e necessidades de marketing. Abaixo, vamos compartilhar como é possível fidelizar clientes na agência de comunicação:

 

Conheça seu cliente

 

Ao fechar um contrato, entender suas demandas, expectativas, objetivos e momento em que se está são os primeiros passos para que se tenha um diagnóstico preciso da marca. Só conhecendo seu cliente é que será possível entregar valor para ele e, consequentemente, fazê-lo ficar e reconhecer este valor para seu negócio.

Por isso, valorize o relacionamento e não caia no comodismo, pelo contrário, é preciso vivenciar o cliente para trazer novas soluções e propor ideias que realmente possam ajudá-lo nos seus desafios de marketing e comunicação.

Depois que o trabalho já está fluindo bem, crie uma rotina para ligar, se atualizar sobre novos acontecimentos, agendar reuniões semanais ou quinzenais – mesmo que por vídeo – e mantenha-se disposto e presente para ajudar.

 

Entregue valor ao seu cliente

 

É difícil mensurar resultados em algumas soluções de comunicação, como assessoria de imprensa, por exemplo? Parece que nos últimos anos o desafio ficou maior, não só pelo fechamento de veículos tradicionais, mas também pelo surgimento de agências que “vendem” a solução com garantias de publicação – se esquecendo que a assessoria de imprensa é relacionamento com a mídia, interesse público e relevância de conteúdo. Diante disto, apresentar valor ao trabalho é mais desafiador.

Por isso, ao conhecer seu cliente também conheça o que ele tem de mais relevante para ser trabalhado na imprensa. O mesmo vale na hora de mapear a mídia sobre o que estão produzindo de pautas. Isso lhe auxiliará a ter sacadas que possam posicionar o seu cliente de maneira valiosa.

Na prática, podemos lhe apresentar um grande resultado conquistado na mídia para o Estúdio Roni Sanches, cliente Agência Contatto há 7 anos. No Dia Internacional da Síndrome de Down, 21/03/2018, divulgamos uma galeria de imagens do fotógrafo na mídia nacional relatando o ensaio, a percepção do profissional e a emoção de registrar essas famílias pelas lentes do estúdio.

O resultado não só trouxe grande visibilidade nacional em portais como Estadão, VIX e R7, como foi publicada na mídia internacional, como você confere aqui: https://www.vix.com/es/madres/199028/estas-fotos-de-bebes-con-sindrome-de-down-son-hermosas-y-tienen-un-significado-enorme

Além da mídia tradicional, estes mesmos veículos que publicaram a galeria de fotos em seus portais, também replicaram em suas redes sociais. O alcance destas publicações ultrapassou 5 mil curtidas em dois dias.

A reflexão que se faz diante deste resultado é: o que tem mais valor? Garantia de publicações em sites de pequeno valor ou planejar “sacadas”, que possam trazer resultados mais eficientes e expressivos para a marca? Na hora de transmitir os resultados do trabalho de comunicação para o cliente, pense nisso.

 

Ouça e mostre o caminho

 

Nem sempre temos que defender nossa ideia a qualquer custo, pois já estamos habituados a fazê-la com expertise. É preciso ouvir e entender o problema do cliente e propor uma solução. Se esta foge da forma rotineira do trabalho que você desenvolve, seja você a condição de mudança para se propor a fazer diferente.

Estar aberto a novas práticas pode agregar ao resultado final e, claro, ser uma nova ideia para se aplicar a todos os outros clientes também.

Mantenha o atendimento qualificado

 

Quantas vezes você já ouviu que na hora de vender o cliente encontrou um profissional super solícito, mas na hora de resolver um problema não foi bem atendido? Não seja mais uma empresa a tratar o cliente desta maneira. Para fidelizar clientes na agência de comunicação cuide da qualidade do atendimento – da diretoria ao colaborador que trata diariamente com seu cliente.

A boa experiência dele deve acontecer em todas as etapas. Ter profissionais destinados a atender cada cliente é mais eficiente, melhor para os resultados e principalmente para fidelizá-los na agência de comunicação.

 

Estabeleça uma relação de confiança

 

Trabalhe com e não trabalhe para. Esse mantra pode até ser batido, mas quando trabalhamos com o cliente, nos tornamos parte dele. Talvez, para alguns perfis de empresas, seja mais difícil criar essa relação de confiança e próxima – principalmente em equipes muito grandes. Mas com o tempo esse paradigma pode ser quebrado.

No decorrer das situações, você também pode tentar mostrar oportunidades com soluções e novas propostas para atingir mais resultados, se dispor a apresentar um balanço dos últimos resultados conquistados pela agência, além de participar de feiras onde o cliente estará presente e você terá uma oportunidade de se relacionar melhor com todos.

Se você tem dúvidas de como fidelizar clientes na agência de comunicação, entre em contato pelo formulário abaixo: