Como iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo?
Investir em estratégia de marketing de conteúdo é essencial para qualquer empresa que queira ter destaque no mercado, independentemente do setor de atuação.
Antes de saber como iniciar uma estratégia, é preciso que você entenda a importância do marketing de conteúdo para um negócio de sucesso.
Qual a importância do marketing de conteúdo?
Antes de iniciar uma estratégia é preciso conhecer as respostas para a pergunta que não quer calar: Afinal, por que fazer marketing de conteúdo? São inúmeras as vantagens, portanto separamos as principais.
Confira:
– Maior visibilidade da marca;
– Mais chance de ser encontrado pelos clientes;
– Facilidade no compartilhamento de informações;
– Melhor relacionamento entre empresa e clientes;
– Redução de custos desnecessários com divulgações;
– Melhores estratégias de comunicação interna e externa;
– Mensuração de resultados para a marca.
Estratégia de marketing de conteúdo, o que é?
Agora que você conhece a importância do marketing de conteúdo, apresentamos as principais atribuições que compreendem este conceito. Engana-se quem pensa que o trabalho está relacionado apenas a propaganda.
Marketing de conteúdo é toda a estratégia traçada com o objetivo de engajar o público e conquistar mais clientes. Todo o trabalho é feito por meio de produções nas mais diversas plataformas como, texto, áudio, vídeo, foto, arte, publicações online e offline.
Tipos de marketing de conteúdo
Muitos são os tipos de marketing de conteúdo que podem ser utilizados dentro de uma estratégia. A equipe especializada de uma agência, junto ao cliente, vai definir quais são as melhores para alcançar o objetivo desejado.
Confira os principais tipos utilizados:
Blog post
Como o nome diz, o conteúdo produzido é publicado em um blog pessoal ou da empresa, com o objetivo de compartilhar informações relevantes, junto a um posicionamento estratégico de marca. Desta forma, a presença do seu negócio é ampliada no mercado, tornando seus produtos e serviços cada vez mais conhecidos.
E-book
Trata-se de um conteúdo mais longo e aprofundado, destinado a quem está buscando informações detalhadas sobre determinado assunto. Além de colocar sua empresa como especialista, o ebook permite que seu negócio seja referência.
Webinar
Esse tipo de conteúdo está cada vez mais popular em diversos setores. Trata-se de uma palestra online transmitida ao vivo, via streaming. Além de engajar o público e converter os espectadores em clientes, o webinar traz ainda a vantagem de ser fácil de fazer, sem demandar deslocamento e alto custo.
Galeria de imagens
Não são somente palavras que integram um planejamento de marketing de conteúdo. As imagens são essenciais para transmitir informações, conceitos, posicionamento de marca e criar algo que não saia da mente da população, por meio de fotos ou arte.
Vídeos
Os vídeos também são uma forma de disseminar conteúdo relevante por meio de imagens. Esse material pode ser publicado em plataformas dedicadas, como o YouTube, mas também ser acrescentado em outras publicações, como blog posts.
Conheça mais estratégias de marketing de conteúdo
Estratégia de marketing de conteúdo em 5 passos
Com estas e outras inúmeras opções, quais são os primeiros passos para iniciar o planejamento de marketing de conteúdo para a sua empresa?
1 ) Encontre uma agência especializada e repasse, por meio de uma reunião, os objetivos de sua empresa;
2) Defina o público que deve ser atingido pelo trabalho de marketing de conteúdo;
3) Tenha claro o que você quer compartilhar com esse público e com qual tom;
4) Crie um cronograma de ações para que o conteúdo seja criado e divulgado;
5) Determine um prazo para verificar os primeiros resultados e traçar os próximos passos junto à agência.
Se você tem mais dúvidas sobre estratégia de marketing de conteúdo, entre em contato pelo formulário abaixo: