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COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO INTERNA DA SUA EMPRESA?

11 janeiro, 2018

Durante o crescimento do seu negócio, você vai perceber como é necessário criar e fortalecer a boa comunicação interna na sua empresa. Isso inclui seus clientes, colaboradores e funcionários. Cada uma dessas pessoas é um canal importante para te trazer um feedback do trabalho e ajudar o seu negócio a continuar próspero.

Você sabia que uma pesquisa sobre comunicação interna realizada pela Deloitte, empresa de auditoria e consultoria empresarial, revelou que funcionários se sentem mais insatisfeitos com a má comunicação de uma empresa do que com o salário? No levantamento, 79% dos trabalhadores entrevistados afirmou que não são comunicados sobre as novidades da empresa e que isso afeta seu trabalho.

Muitas vezes, os problemas vividos diariamente por uma empresa são causados por uma má comunicação interna. Sim, os problemas podem ser gerados por: ruídos na comunicação, falta de proximidade com os funcionários ou, até mesmo, intrigas. Além disso, essa falta de comunicação pode afetar até os seus clientes, prejudicando o nome da sua empresa.

Separamos 5 dicas para você montar uma estratégia, colocar em prática agora mesmo e melhorar a comunicação interna da sua empresa. Confira:

comunicação interna

 

  1. Se aproxime dos funcionários

Trabalhar em um bom ambiente é essencial para que o resultado seja positivo na sua comunicação interna. Por isso, crie um relacionamento saudável com quem você convive diariamente na empresa.

Converse com seus colaboradores, dê a liberdade necessária para que eles venham até você fazer elogios, críticas e sugestões de como aprimorar algum serviço oferecido pela empresa.

Se for possível, crie um canal de troca de informações para melhoras a sua comunicação interna. Isso pode ser feito por meio de estratégias de comunicação, que você encontra nas dicas abaixo.

  1. Crie um quadro de avisos ou faça reuniões informais

Para que o sistema de trabalho funcione bem, todos os funcionários devem estar alinhados sobre os assuntos e novidades da empresa, isso se chama comunicação interna. O indicado para informar a todos de maneira rápida e eficaz é criar um espaço central que disponibilize todos os avisos necessários.

Você pode criar um boletim informativo, um jornal mural, um quadro de avisos e comunicados, uma revista com periodicidade definida, uma newsletter, um chat corporativo, vídeos, entre outras soluções.

Atualmente, grandes empresas apostam até em um canal de TV corporativo próprio para facilitar a comunicação interna com seus colaboradores e, principalmente, para ajudar na transmissão de informações entre unidades.

Você conhece sua empresa melhor do que ninguém, então encontre uma plataforma que todos possam ter acesso e compartilhar das mesmas informações. Por exemplo, um quadro de avisos localizado em uma área comum da empresa, agendas online sincronizadas ou reuniões informais, com certa periodicidade, são boas ideias que podem trazer resultados.

  1. Converse com seus colaboradores diariamente

Colaboradores são pessoas essenciais para que o negócio continue crescendo, portanto, também devem estar por dentro da comunicação interna da sua empresa. Converse ou crie grupos com esses colaboradores em aplicativos de mensagens instantâneas, assim, todos terão acesso e poderão falar sobre o trabalho sem muita demora.

Lembre-se sempre: escutar quem trabalha com você é muito importante, então dê ouvidos a novas ideias, peça sugestão e crie estratégias em conjunto com esses parceiros.

  1. Dê valor ao trabalho de seus colegas

É verdade que fazer elogios incentiva os funcionários a produzirem melhor. Então, reconheça-os. Ao ver um bom resultado chegue até sua equipe, agradeça e os parabenize por ter ajudado a empresa a crescer naquele ponto. Da mesma maneira, quando não tiver um resultado tão bom assim, converse com eles privadamente e investigue o que aconteceu.

Em um sistema de comunicação interna, ter a liberdade para poder criticar ou elogiar é essencial, apenas saiba como falar com a equipe em cada situação.

  1. Tenha um profissional para comunicação interna

Da mesma maneira que sua empresa precisa de setores de recursos humanos, marketing, financeiro, criar um espaço para a comunicação interna também é eficaz. Tenha um grupo destinado para deixar todos os colaboradores informados, que planeje dinâmicas construtivas, prepare newsletters mensais com assuntos importantes para a empresa, entre outras ações, etc.

Este setor de comunicação interna vai permitir que sua equipe trabalhe em conjunto e conquiste mais resultados positivos, fortalecendo também o nome e a reputação da sua empresa. (Clique neste link e leia 7 tendências de comunicação para aplicar em 2018).

Quer saber mais sobre comunicação? Nós temos um e-book sobre comunicação para pequenas empresas. Para fazer o download, CLIQUE AQUI. Caso você queira obter uma estratégia sob medida para sua empresa ou tirar qualquer outra dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco através do formulário abaixo!