COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: ENDOMARKETING
Você sabia que uma boa comunicação interna de uma empresa é uma das etapas mais importantes para conquistar mais clientes? Os colaboradores de um negócio são as peças chaves para criar a boa reputação da marca e gerar consumidores mais fiéis. Para criar uma boa relação com seus colaboradores, nada melhor do que apostar em uma estratégia de comunicação interna: o endomarketing.
Agora, você deve estar se perguntando o que é endomarketing e por que está ligado à boa reputação da empresa. O endomarketing é uma estratégia de comunicação e um processo que vai cuidar do relacionamento da empresa com todos os colaboradores, além de fazer com que aquele lugar seja referência de trabalho e satisfação. Resumindo, endomarketing é o trabalho de marketing feito para conquistar os próprios colaboradores da empresa.
É simples, veja: quando uma empresa cuida e se importa com seus colaboradores, ela pode ter mais chances de receber recomendações e indicações, perpetuando assim sua reputação para terceiros. Dessa forma, a empresa que tem uma boa relação com seus colaboradores também terá uma boa imagem externa, gerando mais credibilidade para seu negócio, atraindo mais talentos, líderes, reduzindo a rotatividade de funcionários e aumentando a produtividade.
Porém, o endomarketing é uma estratégia de comunicação interna que deve ser elaborada pelos setores de Recursos Humanos e Marketing. O RH fará um estudo de como os seus funcionários se comportam, o que falta para a empresa ter um bom relacionamento interno, as necessidades de cada setor e, ao passar as informações para o Marketing. Dessa forma, as duas equipes podem elaborar uma campanha de endomarketing que finalize os problemas e criar ações de relacionamento entre os colaboradores.
Pode parecer complicado montar e aplicar essa estratégia, mas fique tranquilo. Preparamos alguns passos que você e sua equipe devem seguir para que sua empresa crie uma campanha de endomarketing perfeita e não reduza problemas na sua comunicação interna. Confira:
Assessoria de comunicação: Objetivos da campanha de endomarketing
A primeira coisa que você, o RH e o Marketing da empresa devem fazer é analisar a empresa para descobrir qual o problema precisa ser resolvido com mais urgência. Muitas vezes você vai escutar que é necessário motivar os seus funcionários, mas pense: quem são os funcionários desmotivados? Por que eles estão assim? Estude o caso antes de definir o objetivo de qualquer campanha de endomarketing.
Muitas vezes, o problema a ser resolvido mexe com a estrutura e organização da sua empresa. Não se preocupe, é normal ter que criar uma campanha que tenha como foco alterar e criar novos hábitos, reorganizar processos, etc.
Uma coisa que você deve lembrar: tão importante quanto monitorar seu público externo é observar o comportamento do seu público interno, eles estão no coração da empresa e devem ter uma atenção especial.
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Assessoria de comunicação: crie um planejamento para alcançar sua meta
O segundo passo é estabelecer uma meta que sua equipe consiga alcançar. Coloque os pés no chão, a cabeça no lugar e encontre o que você deseja que sua empresa atinja com aquela campanha. Depois disso, sua equipe deve começar o planejamento para aquela ação de endomarketing.
É muito importante que, durante o planejamento da campanha, sua equipe envolva a maioria dos funcionários da empresa. Por exemplo, se o projeto for voltado para os funcionários operacionais, não coloque apenas eles no planejamento, envolva também os gestores, diretores…. Isso cria uma relação mais forte entre os colaboradores.
Dentro das ações que serão promovidas, insira experiências que mexam com todos os sentidos dos seus funcionários. Lembre que você está tentando corrigir um problema organizacional, então está alterando os hábitos e costumes criados na empresa. Aposte em ações que mexem com o racional, sentimental, incluindo todos os cinco sentidos.
Assessoria de comunicação: Coloque em e saiba quais os resultados foram conquistados
Chegou a hora de colocar todo o planejamento em prática. No momento em que iniciar a campanha, deixe claro para seus funcionários que, a partir daquele dia, os hábitos serão alterados. Eles devem entender perfeitamente o que está acontecendo e que mudanças sã0 bem-vindas para a melhoria de todos.
Provavelmente sua equipe vai precisar fazer a manutenção da campanha algumas vezes, acertando alguns pequenos pontos. Mas, mesmo assim, já será possível medir os resultados alcançados. Veja como os seus colaboradores estão se comportando, se aquela estratégia de endomarketing foi certa para o problema, escute a opinião de cada um que tenha algo para falar e aposte na comunicação interna com seus funcionários.
Quanto mais forte a comunicação interna da empresa ficar, melhores resultados você terá. Claro que não é apenas uma única campanha de endomarketing que irá solucionar todos os problemas e ruídos que acontecem dentro da empresa, mas será um grande avanço para conquistar mais clientes e colaboradores apaixonados pelo trabalho. E lembramos, nós da AGÊNCIA CONTATTO, somos preparados para te dar todo suporte necessário no que diz respeita à imagem e comunicação da sua empresa. Entre em CONTATTO conosco através do formulário abaixo!
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