Skip to main content
31 agosto, 2022

Divulgação de livros: Um guia para sua obra ser destaque na mídia

31 agosto, 2022

A divulgação de livros é uma etapa estratégica para os escritores, autores e editores. Afinal, é por meio dessa divulgação que o livro pode ganhar visibilidade na imprensa e nas redes sociais. Entre as principais soluções que você verá a seguir estão o relacionamento com jornalistas e influenciadores, além de mídias sociais. 

 

A assessoria de imprensa pode ser uma das principais responsáveis pelo sucesso de uma obra. Afinal, por meio de publicações espontâneas realizadas por veículos de comunicação, seu livro pode alcançar um grande número de pessoas. 

 

Veja a seguir neste artigo, como executar uma boa divulgação de livros e fazer com que a sua obra possa se destacar na mídia.

 

Descubra a seguir:

 

 

Leia mais: Marketing de influência na divulgação de livros

O que é divulgação de livros e por que é importante?

A divulgação de livros é uma ação importante para que os novos leitores ou até mesmo aqueles leitores não assíduos consigam identificar o lançamento de uma nova obra e se interessem por comprar esse livro. A divulgação é importante para tornar uma nova obra à público, fazendo com que ela alcance o maior número de pessoas. 

 

Por esse fato, é importante investir em mídia espontânea por meio de uma assessoria de imprensa ou, ainda, em projetos que contemplem a divulgação em redes sociais.

 

Ter um planejamento de comunicação ajudará a identificar jornalistas que possam se interessar pela obra, assim como influenciadores que só fazem isso: produzem conteúdo relevante sobre lançamentos de livros e podem se interessar pela sua obra.

 

AGENDE UMA REUNIÃO

 

Quais são os benefícios de fazer divulgação de livros?

Ao fazer uma divulgação de livros e ser noticiado na imprensa, por exemplo, pode contribuir e oferecer diversos benefícios para a sua obra. Entre as principais vantagens que você pode ter, são:

 

  • Aumento da credibilidade da sua obra;
  • Conquistar visibilidade para o livro e para sua carreira como escritor;
  • Tornar o lançamento público para consumidores finais;
  • Divulgar mais detalhes do propósito do livro e influenciar indiretamente às vendas;
  • Ganhar autoridade como escritor e sobre o assunto que está comentando no livro.

 

Sendo assim, fazer uma divulgação bem alinhada e planejada ajuda você a conquistar visibilidade, que pode ser nacional, caso a obra esteja à venda via e-commerce, além de ampliar o sucesso do seu lançamento e torná-lo mais conhecido. 

 

Como funciona a divulgação de livros?

A divulgação de livros pode ser realizada de diversas formas. Afinal, tudo depende do assunto do livro e público de cada autor, pois é importante que as estratégias estejam alinhadas considerando a temática da obra. Ex: a comunicação para divulgar um livro de poesias não será a mesma utilizada para uma obra sobre carreira. 

 

Sendo assim, um projeto de assessoria de imprensa para divulgação de livros começa entendendo mais sobre a obra, seus PDVs, se há editora ou se é um lançamento independente, entre outras informações que são fundamentais para começar um planejamento. 

 

Depois desta etapa, inicia-se o briefing para que o assessor de imprensa se aprofunde nos detalhes do livro e consiga extrair o “ponto alto” na história da obra. Assim, será possível elaborar um material de divulgação contando os detalhes que mais podem virar notícia na imprensa.

 

Durante esse processo é comum que a assessoria de imprensa indique outras soluções para tornar a divulgação do livro ainda mais completa, como: marketing de influência, redes sociais, envio de exemplares para jornalistas, produção de conteúdo, etc. 

 

Confira cases de autores que já estão na mídia

Quais estratégias a assessoria de imprensa usa para ajudar na divulgação de escritores?

A divulgação de livros precisa ser realizada em parceria com uma assessoria de imprensa. A assessoria busca utilizar estratégias customizadas de comunicação para cada autor, pois cada livro é único. Afinal, cada autor escreve para um determinado público e possui uma linha editorial a seguir. Sendo assim, alinhar expectativas é o primeiro passo. 

 

Durante as estratégias de comunicação há uma grande variedade de ferramentas, entre elas, podemos citar:

 

  • Releases

São textos informativos sobre o livro e o principal meio de comunicação entre a assessoria de imprensa e a mídia, como: rádio, TV, portais de notícias ou blogs, assim como canais de podcasts, agências de notícias, etc. É a porta de entrada para o assessor de imprensa apresentar sua obra ao jornalista. Ao ler, ele vai avaliar o potencial do livro ser notícia ou não.  

 

  • Redes sociais

A divulgação por meio de redes sociais é uma ótima opção, pois pode ser realizada por meio do Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, entre outras. As redes sociais podem projetar o livro e ganhar mais visibilidade, quando o autor se utiliza de conteúdo e publicidade. 

 

  • Book Trailer 

Essa é uma chamada de vídeo, geralmente publicada no Youtube, e o principal objetivo é fazer um resumo do livro descrito pelo autor.

 

  • Lançamento oficial do livro

Esse é um evento em que o escritor pode enviar um convite para amigos próximos, familiares, jornalistas e influenciadores para anunciar o lançamento de um livro. Em grande parte dos casos, os convidados são recepcionados por um coquetel e podem levar o livro autografado por um valor menor do que o que será vendido depois.

 

  • Coletiva de imprensa

Esse é o momento em que o autor faz uma entrevista coletiva aos repórteres, o principal objetivo é apresentar informações e também responder questionamentos. Para lançamentos de livros, a coletiva de imprensa está pouco usual, pois, com o avanço do digital, é preferível fazer uma apresentação online ou ainda encaminhar um livro para a redação. 

 

  • Press Kit

Trata-se de um kit que pode ser composto por um exemplar do livro, que acompanha o release e leva mais informações para o jornalista. O objetivo é apresentar detalhes do lançamento e despertar curiosidade da imprensa e dos influenciadores, que podem fazer uma resenha e divulgar a obra após sua leitura. 

Muitos influenciadores criam conteúdo e produzem listas com os últimos lançamentos do mercado, falando mais sobre a obra e o autor, recomendando a leitura. Por isso, esses perfis também ajudam a disseminar o lançamento para mais pessoas. 

 

  • Links patrocinados31

Quando estamos falando de autores independentes, é comum que eles tenham landing pages (páginas de captura) ou sites para compra direta do livro. Desta maneira, uma forma de potencializar as vendas é criar campanhas de links patrocinados, que podem ser no Google e nas redes sociais.

 

AGENDE UMA REUNIÃO

 

Para quais tipos de autores a assessoria de imprensa serve?

A assessoria de imprensa é direcionada para diversos tipos de autores e segmentos, podendo ser de iniciantes ou até mesmo os mais consolidados no mercado. 

Afinal, a assessoria é a principal responsável por fazer a divulgação do seu nome como autor, independente de qual seja o seu nicho ou o público que deseja alcançar. 

Conte com uma assessoria de imprensa para fazer a divulgação de livros

Visto que a divulgação de livros é importante para qualquer autor, independente do seu nicho ou até mesmo da sua experiência no mercado, é importante que você invista em uma assessoria, que ofereça todo o suporte para divulgação das suas obras. 

A Agência Contatto é responsável pelo lançamento de diversos autores e editoras no Brasil e pode te apresentar alguns cases de sucesso.

Entre em contato pelo formulário abaixo, que retornaremos em 24hs.