Marketing hoteleiro: o que fazer na retomada do turismo nacional
Agora é o momento de hotéis, pousadas, resorts, hotéis fazenda e agências de viagens investirem em marketing hoteleiro. Todos estes negócios têm em comum duas coisas: foram afetados pela pandemia e estão em um período importante de recuperação.
Neste momento, o marketing hoteleiro pode ser um grande aliado, sobretudo para auxiliar estes negócios durante a retomada do turismo. Além de começar a atrair público novamente, agora estas empresas têm uma grande missão: reconquistar a confiança dos turistas. E isso exige trabalho!
Mas como o marketing hoteleiro pode ajudar? Primeiro, é preciso entender quais são as ferramentas utilizadas neste tipo de serviço, sobretudo no ambiente digital. Em geral, as estratégias incluem redes sociais, site ou blog, anúncios e campanhas enviadas por e-mail, entre outros. Assim, todo esse pacote vai ajudar a impulsionar o seu negócio.
Por que investir em marketing agora?
O momento é promissor para procurar serviços de marketing para hotelaria. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, os prejuízos no setor hoteleiro superaram R$ 370 bilhões desde o início da pandemia. Entretanto, a expectativa agora é de fechar o ano de 2021 com cerca de 70% do faturamento de 2019.
Naquele ano, antes da crise, foram mais de 95 milhões de viagens feitas no Brasil. Assim, o turismo neste ano fica cada vez mais promissor. Portanto, é hora de começar a investir em formas de atrair os turistas outra vez para o seu hotel, pousada, agência de viagens ou resort.
Além da previsão da confederação, outros dados trazem esperança ao setor. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), em julho de 2021 o número de pessoas que viajaram de avião subiu 38%. Já a ClickBus, plataforma que vende passagens rodoviárias online, registrou um volume de vendas 18,3% maior em comparação a 2020.
Além das perspectivas positivas no turismo, o setor ainda conta com mais um aliado: os feriados. Também há expectativas nas festas de fim de ano, pois, aos poucos, os municípios estão liberando a realização de eventos.
Com isso, as principais agências de viagens do país já estão percebendo um aumento nas vendas. Assim, o número de turistas começa a chegar ao que era registrado em 2019, antes da pandemia.
Desta forma, é possível perceber que as pessoas estão de novo com maior interesse em viajar. Agora, cabe aos donos de hotéis, pousadas e resorts buscarem formas de apresentar os serviços oferecidos da melhor maneira possível. É neste ponto que o marketing hoteleiro pode ajudar!
Vale a pena investir em marketing hoteleiro?
O marketing hoteleiro, sobretudo nos canais digitais, atua de forma completa: nas redes sociais (como Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e outras), em um site ou blog, por e-mail, além de outros canais.
Mas isso tudo é importante? Os números provam que sim! Mais da metade dos clientes que fazem reservas online procuram o site oficial do hotel antes de fechar o negócio. Nas redes sociais, este número é de 76%.
Também é essencial que o seu site esteja nas primeiras páginas do Google. De acordo com um estudo da Cuponation, o Brasil é o segundo país que mais usa este site de buscas em todo o mundo.
Ao todo, mais de 152 milhões de brasileiros usam a internet. Por sua vez, o uso do Google é feito por 92,58% das pessoas. Então, para ter mais chances de saltar aos olhos do possível cliente, é preciso investir em um bom trabalho de marketing hoteleiro, principalmente voltado para o digital.
A diferença é que o marketing hoteleiro é personalizado. Isso significa que todas as estratégias vão ser pensadas para o seu negócio. Além disso, as decisões vão considerar as perspectivas para o setor de turismo e as movimentações do mercado.
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Assessoria de imprensa e marketing hoteleiro
Ter credibilidade é tão importante quanto divulgar o seu negócio por meio das ações de marketing para hotelaria. Mas você sabe o que significa ter credibilidade? Vai além de ter bons comentários nas redes sociais, cinco estrelas no Google e depoimentos no seu site…
É saber que as pessoas confiam na sua marca e, portanto, no seu negócio. Desta forma, ao pensar em viagens, o primeiro nome que vai aparecer na mente das pessoas é o da sua empresa, como uma grande referência.
Com isso, o trabalho do marketing digital ganha uma aliada: a assessoria de imprensa. Neste caso, a principal missão é consolidar o nome da sua empresa. Assim, além de ter sua marca conhecida, você terá seu negócio reconhecido pelos clientes.
Mas como o trabalho da assessoria de imprensa é feito? Em suma, seu negócio vai aparecer na mídia e você pode dar entrevistas sobre assuntos relacionados à sua empresa. Por exemplo, quando o número de viagens aumentar, você pode contar a sua experiência na imprensa e mostrar os dados do seu hotel, pousada, resort ou agência.
Digital PR no marketing hoteleiro
Além do trabalho de assessoria de imprensa, a estratégia de marketing hoteleiro para o negócio também vai precisar dos serviços de um Digital PR. Na prática, o profissional é um “Relações Públicas Digital”. Portanto, as estratégias vão além da mídia tradicional e incluem também ações com influenciadores, em mídias sociais, por meio de um blog, newsletters, entre outros.
Assim, o seu negócio passa a ser destaque em diversos meios digitais. Contudo, sua marca não vai apenas “aparecer por aí”, mas terá credibilidade e valor agregado. É justamente isso que diferencia o trabalho de uma agência com expertise em Digital PR de uma assessoria de imprensa comum. É o marketing hoteleiro com ferramentas integradas!
Juntando o trabalho da assessoria de imprensa, as estratégias de marketing e a atuação de uma agência especializada em Digital PR, o resultado só pode ser um: o sucesso! Os negócios que investem neste conjunto de ações têm mais oportunidades de crescer após um grande período de crise.
Se você quer alavancar o seu negócio de maneira sólida e estratégica neste momento de retomada, entre em contato conosco pelo formulário abaixo: