O que é Assessoria de Imprensa?

13 de Janeiro de 2016 Blog

*Por Talita Scotto

A Assessoria de Imprensa é uma estratégia de marketing que trabalha a divulgação de marcas, produtos e serviços por meio do contato editorial com jornalistas dos veículos de comunicação. Além disso, a Assessoria de Imprensa também é responsável por toda a construção de marca, gerando: credibilidade, exposição positiva, reputação, conhecimento público, notoriedade e autoridade para sua empresa e seu mercado.

É por meio de um conteúdo relevante e de interesse social que a Assessoria de Imprensa busca ampliar o contato da sua empresa com o público-alvo, conquistando matérias, reportagens, notas e entrevistas espontaneamente em jornais, revistas, guias, programas de rádio e TV, além dos meios digitais. Em outras palavras, a Assessoria de Imprensa tem por missão conquistar espaço na mídia espontânea, trazendo também reputação e credibilidade para as empresas, uma vez que porta-vozes das organizações são fontes de entrevistas e informações para jornalistas frequentemente.

É válido ressaltar que, além de todo o branding que a Assessoria de Imprensa pode promover para uma marca, ela também é responsável pelo aumento na geração de leads (clientes em potencial para sua empresa), aumento na conversão do site do seu negócio, além de ser uma facilitadora para contatos comerciais diretos.

Ficou curioso? Confira os principais pontos fortes que essa estratégia pode fazer pela sua empresa:

  •  Boa relação custo x benefício: a Assessoria de Imprensa possui um investimento baixo, se comparado aos custos de publicidade, como anúncios em veículos de massa e compras de mídia;
  •  A credibilidade para sua marca, adquirida através da Assessoria de Imprensa, é grande, uma vez que há o respaldo, indireto, do veículo de comunicação e um vínculo de confiança;
  •  Gestores e especialistas da sua empresa podem tornar-se fonte e referência para entrevistas e reportagens que são frequentemente produzidas pelos jornalistas. Dominar o assunto e falar sobre seu mercado de atuação podem render boas exposições positivas na mídia;
  •  Principalmente nos veículos online, a marca pode ser lembrada pelo público-alvo por mais tempo, uma vez que a possibilidade de estar na mídia é frequente e a fixação da mensagem também;
  •  Matérias e reportagens publicadas na imprensa fortalecem a reputação e a credibilidade da sua marca e da sua empresa, por isso, conteúdo informativo é rei em Assessoria de Imprensa;
  •  A Assessoria de Imprensa também é responsável por gerenciar possíveis crises através de uma gestão de comunicação preparada e profissionalizada;
  •  Com matérias publicadas em veículos online, a Assessoria de Imprensa melhora o posicionamento da sua marca nos principais buscadores online do mercado, sendo fundamental para o ranking do seu site.

O que antes parecia ser uma ferramenta de comunicação acessível apenas para médias e grandes empresas, a Assessoria de Imprensa tem se tornado uma forte aliada na estratégia de divulgação das pequenas empresas. Abaixo, confira como essa solução pode ser aplicada nas pequenas empresas e quais são principais resultados que ela pode gerar para o seu negócio.

  •  Com matérias publicadas em veículos online, a Assessoria de Imprensa melhora o posicionamento da sua marca nos principais buscadores online do mercado, sendo fundamental para o ranking do seu site. Por isso, preparar um material de divulgação pensando nessa estratégia também é fundamental para o assessor de imprensa 3.0;
  •  Hoje, a Assessoria de Imprensa não pode ignorar que suas pautas também podem ser publicadas nas redes sociais, como fanpages e company pages. Esses são ótimos caminhos para divulgação de pautas e contato direto com consumidores. Uma matéria pode não ser capa de jornal, mas pode render compartilhamentos e atingir um público superior às mídias tradicionais;
  •  Ao contrário dos veículos de comunicação mais tradicionais, blogs estão em busca de novas experiências para seus usuários. Por isso, pense fora da caixa e ofereça materiais que vão além do texto. Que tal um vídeo release, por exemplo? ;
  •  A Assessoria de Imprensa tem se tornado uma forte aliada na estratégia de divulgação de diversos perfis de empresa, inclusive pequenas e médias. Não ignore o potencial do pequeno negócio e saiba como uma agência de comunicação pode ajudar sua pequena empresa a ganhar reputação na mídia, confira no próximo artigo.

Talita Scotto é diretora da Agência Contatto, especializada em Assessoria de Imprensa, Produção de Conteúdo e Redes Sociais, tem formação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Compartilhe!