Skip to main content
22 junho, 2021

O que é centimetragem e como apresentar resultados

22 junho, 2021

Se sua empresa contratou os serviços de uma agência de comunicação ou se você atua na área, é importante ter familiaridade com o relatório de centimetragem. A ferramenta é uma das que são utilizadas para a apresentação de resultados.

Neste post, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre o cálculo de centimetragem, para que você consiga entender ou produzir um relatório.

 

O que é relatório de centimetragem?

 

Um relatório de centimetragem é um indicador de desempenho produzido por uma agência para mensurar e apresentar os resultados das ações de assessoria de imprensa. É uma das maneiras de mostrar informações “palpáveis” e quantitativas aos clientes.

O trabalho de assessoria de imprensa traz resultados às empresas que não necessariamente são medidos quantitativamente, como reconhecimento da marca e notoriedade por exemplo, que por consequência (e não instantaneamente) levam a vendas e maior faturamento.

Contudo, além desses e outros resultados, os clientes também recebem da assessoria de imprensa um relatório que traz o “valor da notícia”. Isso porque o trabalho resulta em publicações espontâneas na mídia.

 

Saiba mais sobre o trabalho de assessoria de imprensa

 

Por meio do relatório de centimetragem é possível saber quanto o cliente investiria se tivesse feito um anúncio do mesmo tamanho da reportagem publicada. Vale ressaltar que, neste caso, se compara o espaço orgânico com o publicitário, por isso, mesmo que seja uma maneira de mensuração da assessoria de imprensa, não se trata de um comparativo de igual para igual.

 

AGENDE UMA REUNIÃO

Como calcular a centimetragem?

 

Os cálculos variam de acordo com o preço de cada espaço publicitário que, por sua vez, é diferente para cada veículo de comunicação. No caso de um jornal, por exemplo, a assessoria de imprensa obtém o valor do anúncio por centímetro quadrado, mede o espaço utilizado pela reportagem publicada espontaneamente e multiplica os dois fatores.

O resultado é o preço que o cliente pagaria caso quisesse fazer um anúncio ou um publieditorial, em vez de investir em uma assessoria de imprensa qualificada para garantir mídia espontânea. O valor também é utilizado para apresentar o chamado ROI (retorno sobre o investimento).

Centimetragem na mensuração da assessoria de imprensa

 

O ROI na assessoria de imprensa é apresentado ao cliente de inúmeras maneiras. A importância do cálculo da centimetragem para o cliente é poder apresentar a valoração de mídia e justificar o investimento feito neste trabalho, em vez de simplesmente pagar por um anúncio.

Contudo, a atuação de uma assessoria de imprensa vai muito além da publicação de material “gratuito” em veículos de comunicação, no lugar de um anúncio. É importante entender que uma reportagem, por si só, tem mais valor para uma empresa do que uma propaganda.

Isso ocorre por conta da credibilidade e da autoridade que é passada por meio da imprensa. Ter sua marca mencionada em uma reportagem significa que um jornalista considerou a mensagem da empresa relevante para o público.

Além disso, existem outros índices de mensuração do trabalho de assessoria de imprensa, além da centimetragem. Entre eles estão índices que avaliam a qualidade da exposição na mídia e o alcance da notícia, tanto em quantidade de visualizações como tipo de público que obteve acesso ao conteúdo.

 

Leia mais sobre mensuração de resultados em assessoria de imprensa

 

Mensuração de resultados na assessoria de imprensa

 

Embora o relatório de centimetragem seja uma prática discutível na assessoria de imprensa, há outras maneiras de entender os resultados que a mídia espontânea é capaz de gerar, como:

– Clipping de notícias diário e mensal, que trará uma relação das matérias que a imprensa divulgou sobre sua marca ou persona

– Avaliação de impacto destas matérias na imprensa, como positivo, negativo ou neutro, sendo termômetro fundamental na rotina da assessoria de imprensa que, poderá prever uma possível crise de imagem

– Pontuar a relevância e audiência do canal que, muitas vezes, para empresas B2B se faz essencial ser referência para seu nicho.

Mesmo que não tenha um padrão definido pelo mercado, mensurar resultados em assessoria de imprensa é crucial para gerar valor para o cliente. O ideal é que a métrica definida entre agência e empresa seja a mais pertinente para a parceria firmada.

Se você quer saber mais sobre centimetragem, entre em contato pelo formulário abaixo: