Skip to main content

O QUE É CLIPPING?

03 abril, 2018

Para quem deseja saber como a imagem da sua empresa está circulando nas mídias, o clipping é a melhor ferramenta. Através dele uma assessoria de imprensa consegue medir o nível de autoridade de uma marca e, ainda, otimizar as estratégias de comunicação.

Ele é basicamente um recorte, como o próprio nome já diz, de uma matéria veiculada em alguma mídia ou veículo de comunicação que cita o nome da empresa, produto ou serviço prestado por ela. Quando falamos de “recortes” nos referimos a notícia impressa, que depois é digitalizada para arquivo.

Estes recortes são conectados a diferentes tipos de informações e atribuições. A partir deles, a empresa pode saber como a sua imagem ou produção está sendo veiculada nas mídias, considerando categorias de exposição positiva, negativa ou neutra, além de saber a qualificação das mídias que estão falando sobre a marca.

Existem alguns tipos de clippings que se especificam nas relações que mantêm com as mídias, eles são conhecidos como: clipping impresso, clipping digital e clipping nas redes sociais.

Se você se interessou e deseja saber a fundo o que é clipping continue lendo esse post, pois agora iremos explicar seus tipos e quais as características de cada um. Vamos lá!

 

Clipping impresso

 

Esta é a primeira forma de clipping que iremos te apresentar.  O clipping de notícias impresso é uma das maneiras mais estratégicas de monitoramento da sua marca nas mídias tradicionais, como jornais e revistas.

Você conseguiria monitorar a menção a sua marca em todos os veículos de comunicação impressos do Brasil, por exemplo? A tarefa é trabalhosa e nem sempre o acesso a um jornal ou revista de outro estado é fácil. Por isso, o clipping impresso tem papel estratégico nos resultados das divulgações da sua empresa na mídia.

Embora o nome seja “clipping impresso”, você não precisa recebê-lo de maneira física, ou seja, no papel. O clipping impresso vai monitorar os veículos de comunicação que possuem exemplares e distribuição nacional e será entregue de maneira digitalizada por e-mail.

Digitalizado, a folha onde se anexa o clipping impresso deve conter algumas informações necessárias, como: data da publicação, veículo utilizado, posição dentro da revista ou jornal, entre outros.

Clipping digital

 

Monitorar mídias online, como portais e blogs, é abrangente e os resultados precisam ser filtrados, uma vez que na internet nem toda menção significa uma notícia sobre sua marca. Por isso, o clipping digital exige atenção aos resultados.

Por meio do clipping digital ficou mais fácil encontrar informações rapidamente ou, até mesmo, em tempo real sobre a empresa em questão. Para que isso aconteça são utilizadas plataformas que se baseiam em palavras-chaves para buscar conteúdos a respeito, além das pesquisas detalhadas nos principais buscadores.

Para tornar a visualização útil e prática, o clipping digital pode ser entregue diariamente por e-mail para quem sua marca desejar, como CEOs, presidentes das empresas, diretores, equipe de marketing e vendas, além de outros profissionais que a empresa considerar necessário.

Ao receber o clipping digital, seu negócio fica atualizado sobre suas próprias menções, além de também se manter atualizado sobre o seu mercado ou concorrentes – caso deseje monitorar o que outras marcas estão fazendo.

 

Galeria de fotos para a Folha de S. Paulo
Clipping digital – Galeria de fotos para a Folha de S. Paulo

Clipping nas redes sociais

 

Você já sabe o que é clipping, agora só vai precisar entender como ele se aplica nas redes sociais. Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter são as redes sociais mais utilizadas e o conteúdo compartilhado nelas também pode ser monitorado.

O clipping nas redes sociais é possível para monitorar menções a sua marca, hashtags, compartilhamento de notícias sobre seu negócio, além de ser estratégico para sua marca entender melhor as necessidades de engajamento do público.

Por meio de uma busca detalhada, seu negócio terá um panorama sobre quantidade de curtidas, comentários, compartilhamentos, alcance médio de uma publicação, além de outras análises qualitativas.

Você quer conhecer modelos de clipping na prática? Então, clique nesse link para conferir alguns resultados

 

Se você quer saber mais sobre clipping ou assessoria de imprensa, entre em contato com a gente pelo formulário abaixo: