O que é clipping? O monitoramento necessário para uma assessoria eficaz

30 de março de 2017 Blog

O trabalho da assessoria de imprensa passa por diversas etapas, do briefing a divulgação, o contato com a mídia, as entrevistas e, por fim, os resultados. O clipping de notícias nada mais é que o resultado conquistado nos veículos de comunicação, ou seja, matérias, entrevistas e notícias que foram publicadas em jornais, revistas, portais, redes sociais, blogs, além de rádio e TV sobre determinado assunto divulgado por meio da sua agência de assessoria de imprensa.

Ter um clipping de notícias é o essencial para medir o retorno e interesse da mídia sobre o tema divulgado ou a pauta sugerida aos jornalistas, além de ter um arquivo para gestão de informação. É o clipping que vai medir o retorno sobre o trabalho que a assessoria de imprensa está fazendo para sua marca.  Diariamente, semanal ou mensal, ter um monitoramento dos veículos de comunicação é fundamental para que nenhum resultado seja perdido durante a divulgação de qualquer assunto sobre sua empresa.

Confira abaixo as principais características do clipping de notícias:

Como o clipping funciona?

Monitorar menções a sua empresa e consolidá-las são ótimas maneiras de medir o retorno da assessoria de imprensa, por isso, entenda:

1º) Ao contratar uma assessoria de imprensa se atente a maneira como os resultados são consolidados e se isso é feito internamente ou terceirizado.

2º) A Agência de comunicação pode ter um profissional dedicado a essa atividade para monitorar os veículos online e impressos por meio de plataformas e tecnologias variadas, consolidar as informações e enviar para seu conhecimento ou pode ter parceria com uma clipadora, que enviará os resultados consolidados em datas pré-definidas.

3º) Não há certo ou errado, fácil ou difícil, menos ou mais, apenas maneiras diferentes de buscar o melhor resultado para o seu negócio. O importante é que sua assessoria de imprensa traga os resultados com informações claras para você.

Um exemplo prático é realizar um monitoramento online diariamente sobre o seu negócio, por meio de palavras-chaves, termos utilizados no seu release, nas entrevistas realizadas para facilitar sua busca. E não há segredo, o Google – aliado a ferramentas exclusivas de monitoramento – é uma poderosa ferramenta para auxiliar na busca por resultados nos meios digitais.

Tipos de clipping

Digital: Monitoramento online as menções sobre a sua empresa na internet, abrangendo buscas em portais de notícias, blogs, fóruns, etc.

Clipping no Diário do Nordeste

Clipping online no Diário do Nordeste

Impresso: Monitoramento de uma vasta relação de jornais e revistas em todo o Brasil, que vão lhe trazer mais dimensão do nome da sua empresa em publicações segmentadas, gerais e exclusivas.

Clipping impresso Revista Exame

Clipping impresso Revista Exame

Rádio e TV: Monitorar emissoras de rádio e TV também é uma maneira de obter áudios e trechos de entrevistas realizadas em ambas as mídias. Por geralmente serem publicações pontuais, o ideal é solicitar o clipping logo após uma entrevista ou participação em um programa de TV ou de rádio. Algumas emissoras também disponibilizam links da sua programação na Internet, o que pode facilitar o acesso a informação.

Cliente Contatto em entrevista para o Jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo.

Cliente Contatto em entrevista para o Jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo.

Redes Sociais: É possível também monitorar menções e comentários da sua marca nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, etc. Um monitoramento nas redes sociais pode trazer uma visão mais ampla de clientes e consumidores.

Centimetragem: Para quem busca valoração de cada inserção na imprensa, a centimetragem é uma das alternativas para apresentar qual o valor que a matéria publicada teria se tivesse sido paga. Muitas assessorias de imprensa não consideram a centimetragem uma boa avaliação, pois compara a matéria publicada em um espaço editorial a uma publicidade. Controvérsias a parte, as avaliações ideais para sua empresa devem ser definidas de acordo com o seu objetivo e o que é mandatório para sua marca.

Como vou receber os clippings?

Todos os dias ou uma vez na semana? Confira abaixo:

Diário: Você terá acesso às matérias publicadas na imprensa assim que ela forem publicadas. Na Agência Contatto, por exemplo, todos os clientes, recebem diariamente um e-mail que consolida os resultados na imprensa. Dessa forma, o cliente fica ciente das publicações a seu respeito praticamente em tempo real.

Semanal: Jornais e revistas têm fechamentos diferentes dos veículos online, que são atualizados diariamente. Por isso, as publicações impressas passam por outro processo, como digitalização do arquivo e envio para o cliente. Há ainda a possibilidade de receber o material impresso, porém, com a digitalização essa maneira vem perdendo espaço cada vez mais.

Mensuração de resultados

A mensuração de resultados é uma ótima estratégia de comunicação para sua empresa. Os relatórios de assessoria de imprensa podem ajudá-lo na gestão da informação do seu negócio e a consolidação de resultados será primordial para definir novas estratégias para sua marca.

Essa consolidação pode lhe trazer informações, como:

– Dados quantitativos: número de produções divulgadas e mídias que publicaram matérias, releases, notícias, notas e entrevistas sobre sua marca;

– Entrevistas realizadas no período;

– Perfil dos veículos de comunicação que noticiaram informações sobre seu negócio, além da categoria das mídias;

– Tipos de mídias que deram espaço para o seu negócio;

– Principais estados e cidades que veicularam essas informações;

– Impacto das matérias na imprensa, como positivo, negativo ou neutro;

– Média da audiência alcançada por meio das publicações;

– Avaliação qualitativa de desempenho que pode ser elaborado pela assessoria de imprensa.

O clipping é sua fonte de informação. Quer saber mais sobre o trabalho de assessoria de imprensa? Acesse esse link e saiba quando contratar uma assessoria de imprensa.

Compartilhe!