O que é personal branding?
Personal branding, você sabe o que significa? Pois bem, saiba que essa é uma estratégia importante que tem crescido entre profissionais que querem se posicionar em suas carreiras e serem reconhecidos em suas profissões.
Para entender melhor, toda marca que busca entregar valor precisa investir em ações de comunicação e marketing, para que ela consiga passar seu propósito ao mercado. Por meio dessas ações, uma empresa mostra sua cultura, experiência, princípios, etc, e seu cliente entende quem ela realmente é.
Quando falamos de profissionais, o raciocínio é muito próximo. Mesmo que você não queira ou não tenha percepção, você acaba enviando essa mensagem às pessoas ao seu redor. Então, estar atento ao que você transmite é essencial se o desejo é ganhar autoridade e credibilidade.
Abaixo, entenda mais sobre o que é personal branding e como criar uma estratégia de sucesso.
Descubra a seguir:
- O que é personal branding?
- Marketing pessoal X personal branding, qual a diferença?
- Quais vantagens o personal branding oferece?
- Como ter personal branding na sua empresa?
O que é personal branding?
Personal branding, quando traduzimos para o português, significa marca pessoal. Mas afinal, o que isso quer dizer de fato? A marca pessoal é uma forma de mostrar ao público, de forma clara, quais são os seus objetivos e o que você tem de conhecimento, que pode ser transmitido para outras pessoas.
Quando falamos de negócios e empreendedorismo, é muito comum encontrar a seguinte pergunta:
- Pelo que você quer ser lembrado?
A partir desse questionamento, os profissionais começam a traçar estratégias de posicionamento na mídia e, também, nas redes sociais – Instagram, Linkedin e TikTok, por exemplo. Então, podemos dizer que esse é o famoso conceito de marca pessoal.
Para entender melhor, veja a seguir algumas informações sobre esse assunto.
Marketing pessoal X personal branding, qual a diferença?
Para entender a diferença entre o marketing pessoal e o personal branding, observe algumas marcas como, McDonald ‘s, Zara, Uber, Itaú Unibanco, Nubank, Google e Burger King.
Para cada marca citada você pode ter um sentimento despertado. Mesmo que você não saiba explicar em palavras qual é ele, há um sentido envolvido em cada uma destas empresas e isso só acontece, pois essas marcas já criaram sua gestão de imagem. Ou seja, são únicas.
Sendo assim, o marketing pessoal se concentra em fazer a gestão de como a marca se comunica com o mercado. Já o branding, está totalmente relacionado a definição da essência e do que a empresa quer deixar marcado com o seu nome.
Quais vantagens o personal branding oferece?
Investir em personal branding pode gerar diversos benefícios para quem deseja gerar visibilidade e ser referência na sua profissão. Veja a seguir:
- Referência em conhecimento
Qual é o assunto que você mais domina? O que você faz tão bem que merece ser compartilhado? Essas duas perguntas podem ajudar os profissionais que desejam investir em personal branding.
Compartilhar conhecimento pode gerar valor para sua imagem pessoal e trazer reconhecimento do público, que o transformará em referência no assunto. Quando sua competência pode ensinar outras pessoas a serem profissionais melhores, você certamente tem mais chances de sucesso na sua estratégia.
- Linha editorial bem definida
Quais canais você vai transmitir seu conhecimento? Blog e redes sociais são as plataformas mais indicadas e as mais acessadas também. Por isso, a partir da definição dos canais que irá utilizar, faça um planejamento de conteúdo para os temas que gostaria de abordar para o público.
Com os assuntos definidos, é hora de criar uma frequência de postagens a fim de fidelizar seu público e gerar conexão com você.
- Mais competitividade
Investir no personal branding pode fazer com que você tenha diferenciais competitivos e consiga gerar mais engajamento para o seu posicionamento. Ou seja, a partir do momento em que você está expondo conteúdo e gerando atenção para o seu trabalho, a probabilidade é que você se torne um profissional que desperte o interesse de outras empresas e isso lhe gere oportunidades de negócios.
Como investir em personal branding ?
Investir e fortalecer o seu personal branding requer muitas ações a favor da sua imagem.
Em muitos momentos, você por si só não conseguirá fazer esse trabalho completo sem a ajuda de uma assessoria de imprensa, que possa auxiliar em como alcançar a credibilidade e autoridade que tanto busca.
Sendo assim, busque investir em profissionais que possam ajudar você nessa trajetória de branding, considerando planejamento, linha editorial e canais adequados para disseminar conteúdo.
Se você busca se manter presente em diversas mídias de comunicação, redes sociais e propagar a sua imagem entre em contato pelo formulário abaixo.