Permuta com influenciadores: O que é e como funciona?
Permuta com influenciadores é uma das possibilidades de negociação para realizar campanhas de marketing de influência. Afinal, nem toda ação envolve investimento financeiro e, por isso, é possível apostar em uma “troca” que trará benefícios para os dois lados – empresas e creators.
Quando falamos de permuta com influenciadores digitais, independente da marca oferecer produtos ou serviços, as ações são realizadas e planejadas pensando na audiência que o influenciador escolhido possui, além do objetivo do cliente. Quando se trata de permuta, é preciso alinhar expectativas quanto ao escopo de trabalho e a entrega de resultados.
Abaixo, saiba mais detalhes de como o marketing de influência funciona por permuta. Leia a seguir:
- O que é permuta?
- Como funciona a permuta com influenciadores?
- Existe algum tipo de risco em fazer campanha dessa forma?
- Como fazer permuta com influenciadores de forma eficiente?
O que é permuta?
A permuta com influenciadores é uma estratégia de marketing, onde a empresa oferece um produto ou serviço, em troca da divulgação do influenciador. É por meio do que a empresa faz que ela consegue criar campanhas com influenciadores.
Geralmente, a permuta é uma alternativa para marcas que não possuem budget ou não há budget suficiente para criar uma campanha patrocinando influenciadores. No entanto, a permuta também é frequente quando a marca está descobrindo o marketing de influência e entrando nesse universo.
Além disso, é válido ressaltar que há marcas com produtos e serviços de alto valor agregado e muitas optam por criar ações recorrentes com influenciadores, de modo a se manterem sempre ativas nas redes sociais e na mente dos consumidores.
Entender a realidade da marca e o seu potencial com os creators é essencial para criar uma estratégia estruturada de comunicação e, principalmente, que atinja os objetivos propostos.
Como funciona a permuta com influenciadores?
Ao definir uma listagem de influenciadores que sua marca gostaria de se relacionar, é preciso manter a transparência com eles, além de ter um escopo de campanha detalhado. Afinal, ter clareza é o primeiro passo para alinhar expectativas e entender se aquele influenciador desejado está aberto a parcerias por permuta.
A partir do momento em que o influenciador topa participar de uma campanha, é recomendado formalizar a parceria via contrato ou termo de parceria, principalmente se a campanha possui alguma complexidade (deslocamentos, viagens, acesso a processo fabril ou informações estratégicas da marca), definir com eles se é possível ter acesso a métricas da campanha, entre outras informações relevantes.
Entender o formato de trabalho do influenciador e estruturar a campanha é uma das formas de realizar permuta com influenciadores e obter bons resultados.
Quais os riscos de fazer permuta com influenciadores?
Quando falamos em parceria por permuta com influenciadores é importante que a marca saiba que, alguns problemas podem ocorrer e, que, embora não haja remuneração para o influenciador, ele tem um compromisso com a sua audiência, que é qualidade e confiabilidade nas informações que ele leva.
Por isso, se o influenciador encontrar algum problema, principalmente relacionado a qualidade ou fragilidade, ele pode optar por não falar sobre a marca. Afinal, ele tem o compromisso em entregar informação e credibilidade para quem o segue.
Desta forma, você, como marca, pode assegurá-lo sobre todos os detalhes do produto, serviço, principais benefícios, etc.
Como fazer a permuta com influenciadores de forma eficiente?
Para que você possa fazer permuta com influenciadores é essencial compreender os seus objetivos como marca e, principalmente, quem estará junto com estes mesmos objetivos que você. Ou seja, o influenciador escolhido precisa ter conexão com a sua marca, para que a mensagem que ele passe atinja resultados.
Estratégias de relacionamento com influenciadores estão entre as ações mais presentes dentro de um planejamento integrado de comunicação, e podem ajudar a sua marca a se relacionar de maneira genuína com clientes potenciais, além de gerar visibilidade.
Se você tem dúvidas sobre permuta com influenciadores entre em contato pelo formulário abaixo, que retornaremos: