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Quando contratar uma assessoria de imprensa?

10 novembro, 2016

Agência de assessoria de imprensa: confira as principais perguntas e respostas sobre as rotinas de uma empresa de digital PR e saiba qual o período mais indicado para fazer relacionamento com a mídia. Independente do tamanho da sua marca, confira as principais perguntas e respostas para te ajudar nesta decisão.

1) O que faz uma agência de assessoria de imprensa?

 

Uma agência de assessoria de imprensa é responsável por fazer o meio de campo entre a marca/empresa e a mídia, ou seja, ela é responsável por inserir, por meio de notícias, e produções de conteúdo diversificado, sua empresa em contato com jornalistas e formadores de opinião, atingindo espaços editoriais em veículos de comunicação, como jornais, revistas, portais, blogs, rádio e TV.

 

A assessoria de imprensa, além de divulgar, expõe positivamente, fortalece a imagem e trabalha o posicionamento adequado na mídia, tornado sua marca/empresa conhecida. Hoje, as assessorias estão indo muito além da produção de releases oferecendo soluções mais completas, sendo responsáveis pela comunicação estratégica com diferentes públicos.

 

Atualmente, uma assessoria de comunicação é capaz de trabalhar com diversas soluções de marketing para trazer credibilidade, reconhecimento e reputação, além de ser estratégia fundamental nas etapas do funil de vendas de uma empresa.

 

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2) De que maneira as empresas podem aproveitar o potencial da assessoria de imprensa?

 

A agência assessoria de imprensa produz conteúdo relevante e institucional (notícias, reportagens, pautas, entrevistas, notas, artigos) sobre sua marca/empresa e divulga aos jornalistas de veículos de comunicação de interesse. Com a assessoria é possível ampliar o posicionamento da sua marca/empresa e fortalecê-la, tornando-a fonte de consulta para jornalistas e conhecida perante o público e a mídia.

 

Com agências com soluções cada vez mais completas, as assessorias de imprensa transitam por estratégias de comunicação, como relacionamento com a mídia, produção de conteúdo, redes sociais e podem, além disso, ser um ponto de contato importante com outras áreas de marketing para potencializar ainda mais os resultados.

 

3) A marca pode contratar a assessoria de imprensa a qualquer momento?

 

Sim, desde que esteja preparada e tenha conteúdo informativo de qualidade para divulgar na mídia, ou seja, é necessário ter todas as informações que serão divulgadas, assim como o objetivo a ser atingido na imprensa. Por isso, todos os materiais de divulgação devem estar prontos, como site, produtos, serviços, amostras, fotos, etc. Além disso, os profissionais da empresa também precisam estar comprometidos para reuniões de pauta e para atender as demandas que agência irá exigir. O trabalho de assessoria de imprensa é desenvolvido em parceria com a marca, pois, juntas, elas traçarão metas e extrairão os melhores acontecimentos e conteúdos da empresa, posicionando-a de forma adequada ao mercado.

 

Assessoria de imprensa
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4) Como será a rotina de uma assessoria de imprensa na minha empresa?

 

O trabalho de uma agência de assessoria de imprensa é desenvolvido em parceria com a marca, por isso, é essencial ter sinergia entre assessor e assessorado. Durante o período de contrato, a assessoria de imprensa tem reuniões periódicas com o cliente para produção de materiais de divulgação, assim como reuniões de briefings e entrevistas com profissionais da empresa para compor os releases e materiais de divulgação.

 

Com tudo aprovado em mãos, é hora de iniciar o relacionamento com a mídia e contatar os jornalistas de interesse para apresentar as sugestões de pautas. Todos os dias, a assessoria de imprensa reúne as notícias publicadas na mídia e envia ao cliente, bem como um relatório com registro de todas as atividades desenvolvidas no período.

 

5) Qual a diferença entre assessoria de imprensa e publicidade?

 

É primordial entender que assessoria de imprensa e publicidade tem funções diferentes, mas que uma não elimina a importância da outra. As duas soluções trabalham com exposição de marca, porém, a publicidade visa a promoção da empresa, geralmente, com um foco mais comercial. Nesse caso, a marca paga por um espaço publicitário. Já a assessoria de imprensa gera notícias para conquistar espaço editorial, que não é pago e tem interesse único na informação com credibilidade, sendo uma grande aliada da marca para gerar histórias e atrair a atenção da mídia.

 

6) Onde a assessoria de imprensa vai publicar a notícia da minha empresa?

 

O objetivo da agência de assessoria de imprensa é buscar espaços espontâneos na mídia. Com a pauta definida, a notícia pode ser publicada em jornais, revistas, portais, blogs e emissoras de rádio e TV. Além disso, as notícias podem ter alcance regional, estadual e nacional, o que via definir esse alcance é o objetivo da marca.

 

7) Minha empresa terá de pagar por cada notícia publicada?

 

Não. A assessoria de imprensa produz conteúdos e elabora notícias de interesse da mídia para conquistar resultados espontâneos nos veículos de comunicação. Por isso, a agência tem um papel fundamental em avaliar o potencial do que é notícia e vale ser divulgado, pois só dessa maneira conquistará matérias e entrevistas valiosas para sua marca.

 

8) Como mensurar resultados e retorno com a assessoria de imprensa?

 

Como o investimento é feito, geralmente, por um fee mensal, por um período de seis a 12 meses, os resultados da assessoria de imprensa são mensurados mês a mês, por meio de um relatório de clipping, onde consta todas as notícias do cliente publicadas na imprensa e um relatório de atividades e resultados, que menciona todo o trabalho realizado durante o período estabelecido para apresentação e resultados.  Há diversas maneiras, porém, de se avaliar os resultados atingidos, que variam de acordo com a estratégia e objetivo de cada empresa. Essas podem ser:

 

– Qualidade dos veículos de comunicação que publicaram matérias ou realizaram alguma entrevista com a marca, além do número de veículos impactados;

– Análise de page views em portais;

– Centimetragem das notícias publicadas.

 

Cada assessoria de imprensa terá uma maneira de apresentar resultados e esses devem ser elaborados de acordo com o objetivo do trabalho da marca.

 

Com soluções de comunicação integrada, a Agência Contatto pode elaborar um diagnóstico de comunicação para sua empresa e apresentar as melhores maneiras para sua empresa se relacionar com a mídia.  Acompanhe outros artigos sobre assessoria de imprensa e comunicação no nosso blog: www.agenciacontatto.com.br/blog

 

Se você quer saber se está no momento certo de contratar uma assessoria de imprensa, entre em contato pelo formulário abaixo. Retornamos em 24h.