Saiba mais sobre estratégias de marketing digital
Brandend Content, Content Marketing, Inbound e Outbound Marketing, entenda como cada solução pode ajudar sua marca
O avanço do marketing digital trouxe novas soluções e estratégias de comunicação para o relacionamento entre marcas e consumidores. Reputação, atendimento, credibilidade, posicionamento, vendas. Junto com tantas vertentes possíveis, a dinâmica do marketing digital também apresenta soluções em que o conteúdo é o princípio básico, porém, com caminhos e resultados diferentes. Parece difícil? Entenda o que é cada uma delas:
Brandend Content
Criar conteúdo para uma marca é o princípio inicial do Branded Content, desde que esse conteúdo seja qualificado e relevante. Por meio dessa criação, a empresa deseja passar seus valores e sua missão como marca para seus consumidores. Dessa forma, a marca cria conteúdos relacionados ao que já domina como empresa para transmitir aos seus clientes. Essa estratégia de marketing digital tem sido uma das mais utilizadas por empresas de grande porte.
Por meio do Branded Content, a marca passa a ganhar engajamento com consumidores sem a necessidade de vender produtos e serviços, impactando apenas pelos seus valores, criatividade e pelo diálogo que vai transformando clientes em seguidores. É mais uma estratégia de marketing digital em que o conteúdo essencial do trabalho.
Content Marketing
Ser encontrado sem, necessariamente, fazer propaganda é um dos objetivos do Content Marketing. Produzir conteúdo de qualidade, com periodicidade e que ainda ajude o consumidor nas suas dúvidas é fundamental para atrair, envolver e gerar engajamento para sua marca. O Content Marketing é uma estratégia de marketing digital que nada mais é que a produção de conteúdo esclarecedor de qualidade e não vendedor, que informe e não apresente produtos, por exemplo. Saiba mais sobre como o marketing de conteúdo pode ajudar sua empresa nesse link.
Inbound Marketing
Atrair clientes é o grande objetivo do Inbound Marketing. A estratégia é criar conteúdo, atrair clientes, mantê-los informados e direcioná-los para a venda. O inbound marketing faz parte de um conjunto de estratégias de marketing digital para atrair cliente, ou seja, é uma forma de prospecção em que o cliente chega até a empresa e não a empresa até o cliente. Ganhar o interesse das pessoas e se relacionar com elas fazem parte dos processos de inbound marketing das marcas, que utilizam blogs, redes sociais e outros meios digitais para atrair potenciais clientes para o seus funis de vendas.
Outbound Marketing
É oposto ao Inbound Marketing. O Outbound é uma estratégia de marketing ativa, em que a prospecção de clientes é feita por meio de soluções, como: e-mail marketing, outdoors, malas-diretas, propagandas em rádio e TVs, vendas por meio de telemarketing, além de campanhas de adwords, adSense, etc. Embora questionado sobre seu fim, muitas marcas e profissionais ainda fazem uso o Outbound Marketing como uma das estratégias de abordagem com seus públicos.
A internet trouxe novas formas de se relacionar com os consumidores e esses também mudaram sua forma de se relacionar com as marcas. Os exemplos acima são só algumas das estratégias de marketing digital que podem trazer resultados para sua empresa de diversas formas, como reputação, reconhecimento de marca, credibilidade, além de leads qualificados.
Antes de definir qual estratégia adotará para sua marca, converse com um profissional ou agência de comunicação que poderá lhe dar um diagnóstico da melhor solução. Quer saber mais sobre comunicação? Acesse as principais tendências para 2017 nesse link.