Vou pagar pelas matérias na imprensa?
Vou pagar pelas matérias na imprensa? Essa é uma das principais dúvidas sobre o trabalho da assessoria de imprensa. Afinal, quando você contrata uma agência de comunicação muitos questionamentos podem surgir. Por isso, vamos esclarecer e já adiantar a resposta: não, você não vai pagar pelas matérias que serão publicadas pela imprensa.
O trabalho da assessoria de imprensa é focado na mídia espontânea, ou seja, no espaço editorial que contempla matérias, reportagens, entrevistas, notas, artigos e notícias.
Ao contratar uma assessoria de imprensa você vai remunerar a agência para que ela tenha profissionais que farão o relacionamento da sua marca com os jornalistas, formadores e opinião, além de influenciadores digitais.
É o assessor de imprensa que é o responsável por elaborar os conteúdos sobre sua marca, transformá-los em notícias e apresentar os temas para a imprensa. Caso o jornalista se interesse pelo tema, é possível realizar uma entrevista ou mesmo ter um espaço para que a notícia em questão seja publicada.
Desta forma, a assessoria de imprensa trabalhará para conquistar estes espaços espontâneos para sua marca e todos os resultados obtidos, sejam em mídias digitais, impressas, em rádio ou TV, serão gratuitos. Sendo assim, você não vai pagar pelas matérias na imprensa.
Como conquistar mídia espontânea
1. A primeira etapa do trabalho da assessoria de imprensa é identificar seu potencial em gerar notícia e valor para a mídia. Com um briefing detalhado, o assessor de imprensa conseguirá entender o perfil da empresa ou do profissional para traçar as estratégias iniciais de comunicação.
2. Planejamento de pautas é a segunda etapa para transformar os assuntos da sua empresa, sejam eles institucionais ou comerciais, em notícias. E quando assuntos comerciais estão no jogo, uma boa assessoria de imprensa conseguirá extrair o tema para deixá-lo atrativo para a mídia.
3. Redação de conteúdo é a terceira etapa da estratégia de assessoria de imprensa. É neste momento que o assessor de imprensa vai elaborar o release, artigo ou nota, para apresentar o conteúdo ao jornalista.
4. Divulgar as pautas na imprensa é uma das etapas mais importantes do trabalho da assessoria de imprensa. É neste momento que o material é divulgado aos jornalistas, que são previamente selecionados para receberem os conteúdos. É preciso ter sinergia entre o tema da sua empresa e a editoria do veículo de comunicação.
5. Havendo interesse pelos conteúdos da sua empresa, os jornalistas podem retornar ao assessor de imprensa, que irá atendê-lo para esclarecer dúvidas ou agendar uma entrevista. Também é comum que o material esteja completo e a imprensa o utilize na íntegra.
6. Para não perder nenhum resultado, a assessoria de imprensa dá início a clipagem de notícias, que nada mais é do que monitorar o nome da sua marca na mídia para captar cada menção feita pela imprensa. Em um relatório diário, você terá acesso as principais notícias publicadas sobre a sua empresa.
7. Para reforçar ainda mais o relacionamento da sua marca com os jornalistas, a assessoria de imprensa faz follow-up com a mídia, de modo que consiga apresentar mais detalhes sobre as pautas e, quem sabe, emplacar sua marca e seus porta-vozes como especialistas em matérias e reportagens.
8. Por fim, num relatório de clipping mensal, você terá todas as informações que precisa sobre o desempenho da sua marca ou porta-vozes na imprensa. É por meio destas métricas que você conseguirá avaliar o que foi publicado, assim como quem publicou as notícias.
Confira estratégias de como conquistar mídia espontânea para sua marca
Com estratégias mensais, a assessoria de imprensa tem potencial de conquistas inúmeras matérias espontâneas na mídia – desde que sua marca, profissional ou porta-vozes sejam capazes de agregar valor para a mídia, conquistando visibilidade, credibilidade e exposição positiva.
Você tem dúvidas sobre assessoria de imprensa e como conquistar mídia espontânea? Faça contato pelo formulário abaixo!